CÂNCER DE PRÓSTATA: Vereador Rênio Macedo apresenta projeto que cria o Movimento Azul em Santana dos Garrotes

O vereador e presidente da câmara municipal de Santana dos Garrotes, Rênio Macedo (PMDB) é o proponente de um projeto de lei aprovado na última reunião ordinária do Legislativo, no último sábado(26).

O Projeto de Lei Legislativo “Institui a Semana de Luta Contra o Câncer de Próstata” o mês 'Novembro Azul', dedicando às ações educativas para prevenção da saúde do homem no município. A proposta apresentada com o apoio dos vereadores e a sugestão elogiada pelos demais vereadores da Casa. Ficando a segunda semana do mês de Novembro a ser realizados eventos sobre a próstata todos os anos.


O município poderá realizar parcerias com órgãos públicos ou privados, para realização de eventos educativos, exames, divulgação nos meios de comunicação, e outras ações que visem á redução dos índices de mortalidades em razão do câncer de próstata.

Ao defender o projeto, Rênio Macedo relatou em tribuna que o câncer de próstata é uma das principais causas de mortes entre os homens, sendo o sexto tipo mais comum da doença no mundo e o câncer com maior incidência entre os homens. “Este projeto visa instituir o mês de novembro dedicado à orientação, conscientização, combate, e prevenção do câncer de próstata e da saúde geral do homem”, ressaltou Rênio.

“Homens a partir dos 50 anos devem procurar assistência médica para realizar exames de rotina. Por isso, essa Casa, em parceria com a Secretaria Municipal da Saúde e Poder Público Municipal, tem o dever de realizar ações educativas para o combate de doenças, priorizando a prevenção e o tratamento de doenças do homem,” justificou o vereador proponente do projeto.

Ainda de acordo com Rênio, os homens fazem pouca prevenção. “O Novembro Azul tem a finalidade de incentivar os homens sobre a importância e a necessidade de realizar a prevenção do câncer de próstata, além de alertar que tem a doença tem 100% de chances de cura desde que seja diagnosticada precocemente”, ressalta ele.

O projeto deve ser sancionado nos próximos dias pelo o prefeito.


FONTE: www.ARYRAMALHO.com
Tecnologia do Blogger.