Aesa participa de audiência pública em Catingueira e apresenta situação do açude Cachoeira dos Cegos


A Agência Executiva das Águas do Estado (Aesa) participa na noite desta terça-feira (15) de audiência pública na cidade de Catingueira onde apresenta a situação do açude Cachoeira dos Cegos. A reunião começa às 19h na Câmara Municipal com líderes comunitários, representantes da Prefeitura Municipal e usuários de água. A audiência foi solicitada pelo Ministério Público após a abertura da comporta do reservatório na sexta-feira (11).

Segundo o presidente da Aesa, João Vicente Machado Sobrinho, não há motivo para apreensão, já que o acionamento da comporta foi feito após estudo detalhado da situação. O açude tem capacidade para 71 milhões de metros cúbicos de água e atualmente está com estoque de13 milhões (19,4 %).

“Não há risco de colapso em Catingueira. A vazão para o suprimento da cidade é de seis mil litros por segundo. Desta forma, o abastecimento do município está garantido até 2015. Nossos engenheiros avaliaram o cenário previamente e abriram a comporta para garantir a segurança hídrica de comunidades rurais ribeirinhas. Esta água é destinada exclusivamente para dessedentação humana e animal”, informou João Vicente.

De acordo com o levantamento feito pela Agência Estadual, o volume liberado com a abertura da comporta é de 60 mil metros cúbicos por mês, valor considerado baixo se comparado com a média de evaporação em outubro, que chega a 724 mil.

“Está comprovado que o açude Cachoeira dos Cegos tem capacidade de atender a população de municípios vizinhos. O fato de ele estar em Catingueiras não significa que não possa auxiliar no abastecimento de Emas e Santa Terezinha. O reservatório foi construído pelo poder público para atender mais de uma cidade”, concluiu o presidente da Aesa.

Outras informações sobre nível dos principais reservatórios paraibanos estão disponíveis na internet, no site da Aesa (www.aesa.pb.gov.br).

Fonte: Secom 
Tecnologia do Blogger.