TRISTEZA: Jumentos apreendidos em ruas de Santana dos Garrotes passam fome e sede

O Blog do Ary Ramalho – www.ARYRAMALHO.com - recebeu essa semana várias denuncias por parte de populares que trafegam nas imediações do antigo matadouro público de Santana dos Garrotes, segundo os populares e constatado pelo a redação do blog, os animais(jumentos) estão convivendo sem alimento e até sem água, isso segundo informações de moradores próximo, já faz mais de 10 dias que vive com essa situação. Como pode ver na foto, os jumentos são obrigados a comer folhas de figueiras jogadas por moradores ou pessoas que passam perto.


Um dos populares que entrou em contato com o blog, a situação é de cortar coração, pois além dos animais estarem presos não há pasto nem água para os mesmos, compadecido dessa situação um dos populares chegou a colocar água para os mesmo. Alguns moradores pede que a Prefeitura Municipal dê uma atenção maior aos animais(jumentos), não é só prender e tirar das ruas para morrerem a míngua, disse em tom de revolta.

 A maioria dos animais apreendidos pelos fiscais da Prefeitura são pegos à deriva, porque fogem de casa por falta de abrigo. Pedimos a atenção da Prefeitura ou da Secretaria para a gravidade de tal problema. Os  Jumentos além de abandonados pelos seus donos, ao serem  recolhidos pelos fiscais públicos ficam abandonados passando fome e sede. Várias pessoas acham que o prefeito deveria criar um lugar específico onde esses animais fossem bem tratados, recebesse alimento, água  e cuidados veterinários.

No local há vários jumentos que foram apreendidos em ruas da cidade, que é uma atitude correta, mais o poder público precisa se responsabilizar pelos mesmos até que os proprietários vêm busca-los.

Jumento nosso irmão:

O jumento é um dos animais mais sublimes que existe. Manso, pacato, pensativo e triste. Companheiro inseparável de toda a história do caboclo roceiro. Precursor do desenvolvimento e do progresso. Cargas e montarias são suas tarefas cotidianas. Nem sempre entendido, nem sempre respeitado. Hoje, com a tecnologia, está órfão. Leva a vida vagando - até nas cidades -, à procura de água e comida. Considerado intruso na vida doméstica e sem valor econômico, procura abrigo nas estradas, causando acidentes. Por isso é assassinado a tiros por motoristas, é jogado em currais das Prefeituras das cidades, principalmente do Nordeste.

Assim como a flor-de-lótus, o jumento hoje nasce de forma não condizente com seu valor, pois vive abandonado nas estradas, reproduzindo-se, morrendo de fome e sede. Também tem sua história, pois carregou o Menino Jesus na fuga para o Egito e é símbolo de pureza. Porém, ao contrário da flor-de-lótus que emergindo de águas nodosas, ao brotar é venerada, o jumento nasce e cresce - quando cresce -, em locais imundos, sobre dejetos em currais inapropriados ou nas estradas, no mais completo abandono e desprezado permanece até o último dos seus dias. 

www.ARYRAMALHO.com





Tecnologia do Blogger.