Fechamento da Conab em Itaporanga: vereadores de Conceição e Piancó lamentam
Há dez dias, a representação regional da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) fechou as portas. O fechamento do órgão, que funcionava em Itaporanga, acarretou um grande prejuízo aos criadores regionais, principalmente os pequenos, que agora dependem de Patos para ter acesso ao milho e demais produtos que são distribuídos pelo governo para alimentar o rebanho castigado pela seca.
“Não compensa o pequeno criador, que já vive tão sacrificado, sair daqui para ir buscar esse produto em Patos”, comentou o lider comunitário de Itaporanga, Manoel Osmindo, um dos primeiros a se manifestar na imprensa contra o fechamento da companhia.
Nesta segunda-feira, 16, vereadores da Câmara de Conceição, durante sessão legislativa, também se manifestaram contra o fechamento. O vereador Vicente Ramos criticou duramente a decisão do órgão de encerrar suas atividades na região, principalmente agora quando a dependência do criador pela ração aumenta em face do agravamento da estiagem.
A desativação da Conab em Itaporanga também pautou a Câmara de Piancó. Na última sessão do parlamento mirim, o vereador Neguinho Marinheiro apresentou requerimento dirigido à presidência estadual da companhia lamentando o fechamento e pedindo sua reabertura.
A Conab funcionava em Itaporanga há cerca de um ano e se instalou na região como meio de facilitar o acesso dos criadores de todo o Vale à ração subsidiada pelo Governo Federal. Apesar do funcionamento precário, com pouca gente e uma estrutura limitada, a companhia cumpria uma função importante para a pecuária regional. Fechar suas portas objetivou supostamente reduzir gastos, o que vai custar caro ao homem do campo regional.
www.folhadovali.com.br
