CONCEIÇÃO: Caminhada do projeto “Paz no trânsito” culmina com enterro de jovem morta em acidente no último final de semana

Caminhada do projeto “Paz no trânsito” culmina com enterro de jovem morta em acidente no último final de semana

O projeto "Paz no trânsito", idealizado pelas professoras Alba Holanda e Francisca Xavier, além de participação de várias outras professoras do Colégio Maestro José Siqueira, como Luzinete Pessoa e Lucinha Leite, levou centenas de jovens de diversas escolas do município, para as ruas da cidade, na tarde desta terça-feira(17), na cidade de Conceição. O auge do projeto acabou culminando com o enterro de uma jovem, que foi vítima da violência no trânsito, no último domingo(15), na estradas que a liga a cidade de Conceição a Ibiara.




O objetivo das professoras, em lutar contra a violência no trânsito, nasceu no ano de 2003, quando, na ocasião, muitos estudantes, coincidentemente, sofreram acidentes e foram vítimas fatais, engrossando a estatística, que aponta o trânsito como maior causador de mortes no Brasil.

Os alunos saíram, com faixas e cartazes, do colégio Maestro José Siqueira e percorrem a avenida Solon de Lucena, indo em seguida para a igreja matriz da cidade de Conceição. Na chegada, por mera coincidência, o projeto acabou culminando com o horário do enterro, que teve sua programação marcada para as 4 horas da tarde desta terça. O encontro deu uma sobrevida ao projeto, que tem como objetivo a orientação, na tentativa de despertar na juventude para essa problemática, com índices alarmantes de mortes, diárias, nas estradas e ruas de todo país.


No Brasil, uma preocupação renovada: o número de acidentes de trânsito não para de subir. Um problema que também atinge a economia do país: são milhões de reais em impostos gastos, todos os anos, com tratamento das vítimas de acidentes.

Sem falar na dor das famílias que perderam parentes. E nas vítimas que ficaram com sequelas. São 43 mil mortos por ano, o que nos coloca em quarto lugar no mundo nesse ranking terrível. Por isso, essa semana é dedicada a combater o excesso de velocidade e o excesso de violência dos motoristas.


“O acidente de motocicleta por si, acima de uma determinada velocidade, acaba gerando uma lesão grave e uma lesão com múltiplo comprometimento, com várias fraturas”, conta Júlia Maria Greve, médica.
A gravidade dos traumas também vem aumentando nos últimos anos. Para tratar vítimas graves, o SUS gasta - só no estado de São Paulo - cerca de R$ 57 milhões por ano.


“Um paciente ficando internado, fazendo várias cirurgias em seis meses, ele pode gastar até R$ 300 mil. E isso é o sistema único que paga. Porque a imensa maioria, 90% desses indivíduos, são atendidos no Sistema Único de Saúde”, explica a médica.

“Nós temos como 43 mil mortes no ano. Isso são como 215 aeronaves caindo no Brasil todos os anos. A maioria das mortes que acontecem no trânsito elas são causadas por falha humana. A pessoa que dirige com sono, a pessoa que muda de pista sem avisar os demais, o que ela vai fazer, o procedimento. Tudo isso é a falta de consciência da pessoa que está conduzindo”, explica Vera Viviane Schmidt, coordenadora adjunta do Detran-SP.

O Brasil fez um pacto com a Organização das Nações Unidas para reduzir em 50% o número de mortes no trânsito até 2020.

www.valedopianconoticias.com.br
Tecnologia do Blogger.