Jovens de Nova Olinda(PB) participam de Jornada Mundial da Juventude Rio 2013



Três jovens da cidade de Nova Olinda (PB) estão vivenciado desde a última Segunda-feira (22) a Jornada Mundial da Juventude 2013 no Rio de Janeiro. Eles integram uma caravana de 85 pessoas pessoas que foram enviados pela Diocese de Patos. Dentre eles estão Pe. Evandro Romero (Coordenador Diocesano do Setor de Juventude), Pe. Bento, Pe. Joácio  e Pe. Sebastião.

Na sua chegada eles já puderam ter um momento de interação entre peregrinos, mas foi de fato na Terça-feira (23) que houve a missa de Abertura do evento. Ela foi celebrada por Dom Orani João Tempesta, o mesmo colocou nas intenções toda a juventude, de modo especial aquela que sofre. Na solenidade de abertura encenações mostraram a diversidade das regiões do país.

No decorrer dos dias os jovens participaram de catequeses e interação entre os demais peregrinos. A Pastoral da Juventud de Nova Olinda foi representada.

Na Quinta-feira (25) foi um dos maiores momentos, pois se deu a acolhida ao Papa Francisco pelos jovens da Jornada (Ele  estava no Brasil desde Segunda-feira, mas não em programação da JMJ). A juventude chegou pela manhã às areias de Copacabana para que às 18 hs tivessem em um local melhor para verem o Santo Padre. O dia permaneceu nublado com pancadas de chuva. O Papa Francisco chegou e contagiou a todos, muitos se emocionaram chegando a chorar. O Papa percebeu a atitude e disse que sabia que o carioca não gosta de chuva, mas a fé é mais forte.
 
Na Sexta-feira se deu a Via-Sacra, a cada estação se refletia sua consonância com temas atuais.
No Sábado o Santo Padre expôs o Santíssimo Sacramento, realizou um momento de adoração e os jovens permaneceram a noite em oração, música, enfim na noite de Vigília.

Neste Domingo muitos jovens já continuavam desde a noite do sábado na praia, mas outros chegaram pela manhã e todos assistiram a missa (padres da Diocese de Patos concelebraram). Nela o Santo Padre dizia que a melhor forma de evangelizar o jovem é por meio de outro jovem. Ele anunciou o país sede da próxima JMJ: Polônia.

Esse evento mostra que a Igreja é jovem e se sente revigorada para a missão.

Zé Filho 
PASCOM
Tecnologia do Blogger.