Caravana do Coração chega a Itaporanga nesta segunda para uma missão importante no Vale do Piancó

caravana coração
O projeto médico é uma iniciativa do Governo do Estado e está percorrendo nove polos regionais com uma missão importante: o exame preventivo em crianças de 0 a 12 anos e nas que ainda nem nasceram para diagnosticar possíveis problemas cardíacos e encaminhá-las ao tratamento.

A Caravana do Coração, como é chamada, é composta por 30 profissionais, entre médicos, enfermeiros, assistentes sociais e psicólogos, e chegará na noite desta segunda-feira, 22, em Itaporanga, onde atenderá durante toda a terça-feira na escola modelo.



Wilka diretora hospita itaporang
Além dos profissionais, a caravana também traz equipamentos para os exames. Conforme a diretora do hospital de Itaporanga, Wilka Rodrigues (foto), que está apoiando o projeto junto com a Prefeitura, serão atendidas cerca de 50 crianças e 30 gestantes pré-selecionadas em toda a região a partir de perfis que indiquem a possibilidade de alguma doença cardíaca. “Todos os municípios regionais foram contemplados com vagas e selecionaram crianças e gestantes para serem atendidas pela caravana”, comentou a diretora durante contato com a Folha.

Conforme ainda Wilka, um projeto semelhante funciona na maternidade do hospital há quase dois anos. Nesse período, segundo ela, quatro casos de crianças cardiopatas foram diagnosticados e duas puderam ser salvas. Se não fosse o diagnóstico preventivo é provável que nenhuma tivesse sobrevivido. “E a Caravana do Coração chega para reforçar essa luta pela vida”, enfatizou a diretora, que prepara uma recepção calorosa aos visitantes.






www.folhadovali.com.br
Tecnologia do Blogger.