Único Posto médico de Santana dos Garrotes é interditado por falta de enfermeiro


O único posto médico da cidade deixa de atender várias pessoas nos fins de semana, feriados e à noite.

No fim da tarde do último sábado, 27, o COREN-PB(Conselho Regional de Enfermagem da Paraíba) realizou uma fiscalização através de denuncia no único posto médico de Santana dos Garrotes, ‘Maria Ana de Jesus’.

O presidente através de um contato via celular com o editor deste blog(www.ARYRAMALHO.com) afirmou que não tinha enfermeiro atendendo nos finais de semanas, feriados e à noite.


Segundo o presidente do COREN-PB, Ronaldo Miguel, o posto médico não poderá ficar sem um enfermeiro(supervisionando) o técnico de enfermagem. “Pela a legislação do COREN-PB em nem um momento o técnico de enfermagem pode exerce sua atividade sem a presença de um enfermeiro(Superior), só pode funcionar nesses horários com um enfermeiro e técnico”, disse Ronaldo Miguel.

Foi constatada só a presença de um técnico. Conforme determinação, todas as unidades de saúde não podem funcionar sem a presença de um enfermeiro.

Ainda de acordo com presidente do COREN-PB, durante a semana, como existe um PSF(Programa Saúde da Família) o atendimento está normal, porque tem um enfermeiro chefe responsável, mas às 17h, o posto fica fechado sem atendimento só com a presença do vigia. Foi pedida a documentação necessária, mas até o fechamento desta matéria a documentação não teria sido entregue ao órgão responsável. 

Já a situação do SAMU(Serviço Atendimento Móvel de Urgência) também só poderá funcionar, com a presença de um enfermeiro(o prazo já vale para este mês de maio), como afirmou o presidente do COREN-PB. “Conforme portaria do Ministério da Saúde, o técnico de enfermagem só pode trabalhar com a presença do enfermeiro, isso já valerá para este sem de maio” ressaltou o presidente do COREN-PB. O SAMU só poderá funcionar agora com enfermeiro caso contrario, poderá ser interditado.

Com essa irregularidade, o órgão pode proibir os profissionais de exercer suas funções. O funcionário da saúde que quiser continuar trabalhando poderá responder por um processo ético.

www.ARYRAMALHO.com
Tecnologia do Blogger.