Protesto de advogados contra descaso da Justiça de Itaporanga no Vale do Piancó


A dois dias da visita da presidente do Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB), desembargadora Fátima Cavalcanti, ao Vale do Piancó para inaugurar a nova sede do fórum de Piancó, advogados protestaram contra a falta de juízes e servidores na comarca de Itaporanga, onde milhares de processos estão encalhados.

O protesto foi na manhã desta quarta-feira, 10, dentro do próprio fórum de Itaporanga, onde os advogados exibiram processos atrasados e muita revolta. Em entrevista à imprensa, foram contundentes ao criticar o Tribunal de Justiça do Estado pela situação de descaso em que se encontra a Justiça de Itaporanga.

Atualmente, apenas uma juíza responde pelas três Varas locais e ainda pela comarca de Coremas, onde é titular. O resultado disso é o adiamanto seguido das audiências, o atraso no andamento processual e incontáveis processos concluso à espera de sentença. Tão grave quanto a falta de juízes é a falta de funcionários. "Aqui a expedição de um simples ofício, de uma simples intimação leva meses", lamentou o advogado Carlinhos Ferreira. 

Hoje também quem esteve no fórum, mas permaneceu silencioso, mas não menos revoltado, foi o idoso José Camilo da Silva, morador da Rua da Várzea, centro de Itaporanga. Estava aguardando a primeira audiência de um processo de aposentadoria que já dura quatro anos, mas, outra vez, a audiência foi adiada e ele voltou para casa sem a certeza de que vai conseguir, em vida, o direito à aposentadoria. Mas não são apenas seus constituintes que estão prejudicados: os próprios advogados, que tiram o sustento das causas que ganham, também acumulam prejuízos.

A vinda da presidente do TJ-PB à região está programada para esta sexta-feira, 12, quando vai inaugurar as novas instalações da Justiça de Piancó.


Folha do Vali
Tecnologia do Blogger.