Vereador de cidade do Vale do Piancó denuncia desperdício d’água e quer que Aesa feche comportas de açude
Com as chuvas, o rio Santana encheu, garantindo água aos agricultores que vivem e criam às suas margens e alimentando o poço de onde a Cagepa capta a água que é distribuída à população urbana. “Enquanto tiver água no rio, as comportas do açude devem ficar fechadas, mas elas permanecem abertas desnecessariamente, desperdiçando nossa tão preciosa água”, lamentou o vereador.
A preocupação de Cion é de que a água desperdiçada agora possa fazer falta nos próximos meses e a comunidade urbana ficar prejudicada, como já ocorreu, segundo ele, este ano. “Antes dessas chuvas, o açude estava com um nível tão baixo que não havia mais como descer água. Com o rio seco, a população passou por momentos difíceis, e agora, que choveu, precisamos economizar água para mais tarde não faltar”, comentou o parlamentar mirim.
Cion apela à Aesa ( Agência Executiva de Gestão de Águas do Estado da Paraíba) para que feche as comportas do açude urgentemente e evite a perda de milhares de metros cúbicos d’água. Uma providência necessária diante do quadro climático duvidoso quanto a chuvas na região.