Casa do Estudante abre vagas para jovens do Vale do Piancó que desejam estudar em João Pessoa
Os estudantes de baixa renda da região que desejam cursar o ensino médio em escola pública de João Pessoa, mas não têm onde morar, poderão se isncrever a partir desta sexta-feira, 1º , na Fundação Casa do Estudante (Funecap - foto), caso queiram utilizá-la como residência.
As inscrições são feitas na própria Casa do Estudante, que fica localizada na Rua da Areia, nº 567, centro de João Pessoa, das 8h às 12h e 14h às 18h. Estão sendo oferecidas 40 vagas para todo o interior do estado. Os candidatos inscritos deverão passar por uma seleção.
As inscrições são feitas na própria Casa do Estudante, que fica localizada na Rua da Areia, nº 567, centro de João Pessoa, das 8h às 12h e 14h às 18h. Estão sendo oferecidas 40 vagas para todo o interior do estado. Os candidatos inscritos deverão passar por uma seleção.
De acordo com o Governo do Estado, “as vagas são destinadas a estudantes do sexo masculino, reconhecidamente carentes e comprovadamente matriculados na Rede Pública de Ensino Médio da cidade de João Pessoa, nos turnos da manhã e tarde, salvo quando estiver exercendo alguma atividade laboral nos referidos turnos; ter renda familiar mensal que não ultrapasse o valor de um salário mínimo e meio e apresente, no ato da inscrição, os documentos exigidos. No caso de exercer atividade empregatícia, mesmo que comprovada, o candidato não poderá ter o horário escolar comprometido, cabendo aprovação da direção da Casa”.
No ato de inscrição, o candidato deverá levar os seguintes documentos: cópia de RG e CPF; comprovante de rendimento (IR, INSS, contracheque, declaração do contador ou sindicato rural); cópia de comprovante de residência (água, luz, contrato ou recibo de aluguel); histórico escolar e comprovante de matrícula; uma foto 3×4; atestado de conduta; autorização dos pais ou responsável por menor de idade para residir na Casa do Estudante, com firma reconhecida em cartório.
Seleção e contatos - A seleção dos estudantes será feita por meio de avaliação e de entrevista com os candidatos. O resultado deverá ser divulgado ate o dia 7 de fevereiro e o período de recadastramentos dos residentes está previsto para os dias entre 7 e 15 de fevereiro, segundo o governo.
Mais informações poderão ser obtidas através dos telefones: (83) 3218-4252 e 3218-4253. A Funecap tem como diretor-executivo Othon Gama.
Histórico – A Funecap tem 76 anos de existência. Durante esse longo período, a Casa do Estudante foi morada de figuras ilustres do Vale, como o ex-governador e deputado estadual Wilson Braga; o engenheiro e ex-secretário estadual de Recursos Hídricos José Silvino; e o saudoso jornalista e ex-deputado estadual Soares Madruga.
O irmão de Madruga, o pediatra, escritor e também ex-deputado estadual Paulo Soares, também foi outra personalidade importante que morou na mais conhecida residência da Rua da Areia. Paulinho, como é mais conhecido no meio plítico e intelectual, publicou um livro de memórias (Nos Tempos do Pedro Américo), que, entre outros tópicos, relembra sua rica passagem pela Funecap na década de 50.
Folha do Vali