Pane no sistema do INSS de Itaporanga paralisa atendimento e causa transtornos a segurados

Desde essa segunda-feira, 7, a agência regional do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS), com sede em Itaporanga, esta com seus serviços de atendimento paralisados por conta de uma pane no seu sistema de internet local, que vinha caindo constantemente. O problema atrasou o atendimento no posto, que dá suporte a 15 municípios do Vale e recebe, em média, 170 pessoas por dia.

Com a pane, as centenas de segurados que procuraram a agência itaporanguense para requerer benefícios não conseguiram e tiveram que retornar para seus municípios sem atendimento, gastando com transporte e alimentação, além dos transtornos que passaram.


Após algumas reclamações de segurados que procuraram sem êxito o posto local. A Gerência Executiva do INSS em Campina Grande, à qual está vinculada à agência de Itaporanga, e a gerente-executiva substituta, Joana Valeriano, informou que, após contato que manteve com a Dataprev, o problema foi resolvido pela empresa por volta das 10h15 e agência voltou a funcionar normalmente.

Segundo Joana, o problema estava relacionamento com o circuito interno de comunicação de dados entre a agência e a Dataprev, que não estava funcionando em razão, possivelmente, da queda do sistema de internet do posto.

A Dataprev é a empresa responsável por toda a rede de telecomunicação das agências do INSS no País. Na Paraíba, a sede fica em João Pessoa.

O sistema do INSS é todo informatizado e, quando há qualquer problema, as agências param o atendimento quase que totalmente, gerando transtornos e apreensão às pessoas que o procuram. Um outro problema do posto previdenciário é a falta de peritos, o que obriga muita gente a se deslocar a Patos, uma viagem sacrificante e cara, em busca de auxílio doença ou aposentadoria por invalidez.


Folha do Vali
Tecnologia do Blogger.