Pane no sistema do INSS de Itaporanga paralisa atendimento e causa transtornos a segurados

Com a pane, as centenas de segurados que procuraram a agência itaporanguense para requerer benefícios não conseguiram e tiveram que retornar para seus municípios sem atendimento, gastando com transporte e alimentação, além dos transtornos que passaram.
Após algumas reclamações de segurados que procuraram sem êxito o posto local. A Gerência Executiva do INSS em Campina Grande, à qual está vinculada à agência de Itaporanga, e a gerente-executiva substituta, Joana Valeriano, informou que, após contato que manteve com a Dataprev, o problema foi resolvido pela empresa por volta das 10h15 e agência voltou a funcionar normalmente.
Segundo Joana, o problema estava relacionamento com o circuito interno de comunicação de dados entre a agência e a Dataprev, que não estava funcionando em razão, possivelmente, da queda do sistema de internet do posto.
A Dataprev é a empresa responsável por toda a rede de telecomunicação das agências do INSS no País. Na Paraíba, a sede fica em João Pessoa.
O sistema do INSS é todo informatizado e, quando há qualquer problema, as agências param o atendimento quase que totalmente, gerando transtornos e apreensão às pessoas que o procuram. Um outro problema do posto previdenciário é a falta de peritos, o que obriga muita gente a se deslocar a Patos, uma viagem sacrificante e cara, em busca de auxílio doença ou aposentadoria por invalidez.
Folha do Vali