INSS de Itaporanga está sem perito há 3 anos, acarretando grandes prejuízos aos segurados do Vale do Piancó

Há, pelo menos, três anos, a agência regional do INSS de Itaporanga, que serve a 15 municípios do Vale e atende cerca de 170 pessoas diariamente, sofre com a falta de um profissional imprescindível para o deferimento de vários tipos de benefícios previdenciários: o perito médico.

Mas nenhuma mobilização de nossos agentes públicos foi feita para cobrar a solução do problema às instituições superiores.

Sem esse profissional, responsável pelo laudo que atesta a incapacidade ou não para o trabalho, em caso de doença ou acidente, os segurados da região são encaminhados para fazer perícias médicas na cidade de Patos, tendo que viajar mais de 100 km distância, gastando com passagens caras e alimentação.

O Sintraf (Sindicato Regional dos Trabalhadores da Agricultura Familiar) de Itaporanga tem acompanhado de perto o sofrimento dos segurados da região pela falta de perito médico na agência local e lutado para que um profissional seja designado para atuar exclusivamente na cidade. Mas, até agora, a luta tem sido em vão.

Em 2010, quando ocorreu a primeira solicitação à Gerência Executiva do INSS de Campina Grande, à qual está vinculada a agência de Itaporanga, “fomos contemplados com dois peritos para atender por mês toda a demanda, depois diminuiu em um por dois meses e já faz anos que relaxou e não vem mais nenhum”, disse Manoel Osmindo, que é vice-presidente do Sintraf.

O próprio sindicalista, que recebe um benefício previdenciário por conta de um acidente de moto que sofreu no final do ano passado, está sentindo na pele as consequências da falta de um perito médico na agência itaporanguense. “Fui fazer a perícia para renovar o benefício, mas, pela falta de perito, terei que ir a Patos novamente”, lamenta.

Cansado de tanto solicitar, sem êxito, à Gerência de Campina um perito para Itaporanga, o Sintraf afirma que vai continuar na luta, mas desta vez a cobrança será feita ao Ministério da Previdência Nacional, em Brasília.

Folha do Vali
Tecnologia do Blogger.