HOMENAGEM: Dr. Vitório e Drª Vanilda Cazé deixam saudades ao povo de Conceição: Mais que médicos, foram grandes amigos




Na história recente da medicina do município de Conceição, dois médicos se destacaram, não só pelos seus serviços prestados como profissionais, mas também pela capacidade de transformarem a profissão na arte de fazer amigos e de fazer o “bem sem saber a quem”.

O destaque primeiro é para o Dr. Vitório, que em sua passagem por Conceição, destacou-se pela maneira simples e acolhedora de receber os pacientes, indistintamente, nos postos de saúde e hospital do município.


Dr. Vitório tinha uma particularidade. Conversava com seus pacientes em qualquer lugar e em qualquer situação, usando da sua psicologia e, sobretudo, da sua forma meiga de tratar a todos, de maneira simples. Não a é toa que recebeu, da própria população de Conceição, o apelido de “médico do povo”.

Outro destaque foi a passagem, por nossa cidade, da médica psiquiatra, Drª Vanilda Cazé. O seu jeito alvoroçado e brincalhão, continha em sua essência a mais verdadeira preocupação com o ser humano que a ela procura e dela precisa.


Vanilda e Vitório, como assim os chamavam seus pacientes, tinham algo incomum e divino: A capacidade de enxergar nas pessoas que entravam nos seus consultórios, mais do que suas dores corporais. Eles também exerciam os papeis de doutores da alma. Não permitiam que alguém saísse das suas presenças sem se sentir melhor e mais feliz. Pra eles, o importante não era o amor que davam, mas o amor com que davam.


A semelhança entre as histórias de Dr. Vitório e Drª Vanilda Cazé, nas suas passagens por Conceição, vai além dos enigmas da história terráquea. Como se soubessem que suas passagens aqui na terra fossem breves, eles aproveitaram seus tempos de vidas, com atitudes altruístas, para exercerem a medicina do bem.

Ambos deixaram no povo de Conceição uma imagem moldada em cada mente, a simbologia de uma saudade imorredoura, pois quis o destino que os dois, em um espaço de tempo, não tão distante um do outro, nos deixassem.


Hoje, num cenário imaginário, enxergamos os dois, de mãos dadas, consultando os anjos do céu.
Como já dizia a crônica de Pedro Bial: "Sentir saudade não é ruim. Ruim mesmo é não ter saudades pra sentir". E Conceição sente saudades de Dr. Vitório e Drª Vanilda Cazé.


FONTE:www.valedopianconoticias.com.br
Tecnologia do Blogger.