Ministério da Saúde capacita secretários de Saúde do Vale do Piancó: Santana dos Garrotes teve representação
A palestrante Marta Roseane Cordeiro informou que modelo servirá como informativo para alimentação de cadastro e acompanhamento das gestantes no pré natal até a consulta puerpéria: Consulta após o parto. O secretário de Saúde do Município de Santana dos Garrotes, Antonio Marcos Martires-foto-, compareceu a reunião e ressaltou que foi muito importante.
A gestante recebe atendimento no local de saúde como PSFs, Unidade de Saúde ou Centro de Saúde, preenche os dados da gestante e é encaminhada para a consulta com todos os exames necessários. Após isso ela é atendida pelo profissional de saúde enfermeiro com especialização obstetrícia além do médico. Após o atendimento a ficha da gestante será encaminhada pelo através de um sistema informatizado até o Ministério da Saúde.
No entanto, durante a reunião o Secretário de Saúde Antonio Marcos da cidade de Santana dos Garrotes levantou uma questão que ia passar desabercepida pelos presentes no local. O Secretário chamou a atenção acerca de uma Nota Técnica do Ministério da Saúde que cancela o custeio do deslocamento das gestantes.
Os presentes ficaram revoltados com a notícia surpresa do Ministério da Saúde cortando as verbas que foram anunciadas pelo próprio Ministério há pouco tempo e agora sem nenhuma explicação o Ministério emite uma Nota que não viabilizará mais essa ajuda de deslocamento as gestantes do Brasil. Segundo o Secretário de Saúde da cidade de Santana dos Garrotes as gestantes das pequenas cidades não vão entender o assunto.
Diante do questionamento os presentes na reunião informaram que o Ministério da Saúde deveria voltar a custear a ajuda as gestantes ou no mínimo o Ministério da Saúde usar a mídia para esclarecer o cancelamento das verbas.
Informações de Joaquim Franklin