Enfermeira do CAPS da cidade de Itaporanga explica o que realmente aconteceu com jovem diamantense que tomou cachaça

Em contato com o Portal DiamanteOnline na manhã desta sexta-feira (08), uma das enfermeiras responsáveis pelo CAPS da cidade de Itaporanga, explicou realmente o que pode ter acontecido com José Nildo Rodrigues, que era depressivo e até então voltou a ter uma vida normal a partir do momento que ingeriu bebida alcoólica.
Bom dia a todos que fazem parte deste portal de grandioso nome, sou Enfermeira do CAPS da cidade de Itaporanga, desde o meu ingresso na Instituição no ano de 2008, convivo com o caso de José Nildo JR. O mesmo é portador de um TM que sabemos existir e, dentre os muitos avanços da medicina no sec. XXI, não existe cura e apenas podemos ter controle para tal patologia.
Seria bastante pretensioso da nossa parte, enquanto profissionais de saúde, assegurar que o mesmo possa obter A CURA de tal enfermidade. Em toda a minha trajetória profissional - 25 anos - nunca ouvi falar que a cachaça pudesse "curar" uma mera dor de dente, quiçá um transtorno que tem como sintomas, dentre outros, a alucinação auditiva e visual, bem como, pensamentos e gestos de cunho sexual.
A matéria relacionada a este caso tem em seu título, um chamamento a outros portadores tentarem obter a possível cura de sua patologia ou transtorno mental. Sabemos o quanto essa realidade afeta o portador e familiares. Acho que houve equivoco por parte do editor em dizer que houve "CURA" do transtorno. Houve uma mudança no quadro clínico do paciente e, mediante avaliação clínica e com a continuidade do tratamento, poderemos obter um melhor "controle" dessa patologia. Tal evolução do quadro, coincidiu com ingestão da bebida alcoólica. Agradeço espaço concedido. Eliane Mangueira Pires - Enfermeira CAPS I Itaporanga-PB.
Editoria
Agradecemos a explicação da ilustríssima Sra. Eliane Mangueira que é esposa do Coronel Luciano Pires. Diante da situação, faço uso de suas palavras, onde fala que o editor exagerou em seu titulo, que na oportunidade o editor poderia explicar melhor a situação. Devido a falta de informações por parte do editor, que é leigo na área da saúde, foi possível o exagero em tal titulo, uma vez que despertou uma profissional da área, a explicar melhor tal situação, assim recheando cada vez mais nossos bancos de dados do Portal e clareando melhor as mentes dos leitores. Porém fico muito agradecido com a nobre enfermeira por ter tomado tal iniciativa. Sempre que puder disponha deste espaço assim como qualquer pessoa.
DiamanteOnline
Nenhum comentário:
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.