Vereadores de Diamante querem cumprimento de leis que lhes garantem contratação de assessores

Cada vereador de Diamante poderá ter um assessor parlamentar. Duas leis municipais garantem isso, mas não vinham sendo cumpridas por falta de dinheiro na Câmara.

Mas dinheiro agora não é problema, já que o repasse da Câmara foi aumentado este ano graças à luta dos próprios vereadores junto à Prefeitura na produção do orçamento municipal. Com as leis e uma calculadora nas mãos, o parlamentar Paulo Brito fez as contas e provou que é possível as novas contratações. Segundo ele, a Câmara de Diamante tem atualmente uma receita mensal de 38,6 mil reais, dos quais 70% podem ser gastos com o pagamento de funcionários e vereadores.

A contratação de novos nove assessores, um para cada vereador, é financeiramente possível, conforme Paulo Brito, que apresentou requerimento na sessão desse sábado, 14, pedindo à presidente da Câmara, Maria do Socorro, o cumprimento das leis municipais.

O requerimento teve apoio unânime dos vereadores, que também falaram em defesa do cumprimento das leis: Edivan Bezerra, Clarice Pereira, Nego Santana, Edval Ângelo e o próprio autor da solicitação pronunciaram-se a favor das contratações.

A presidente Maria do Socorro, que foi elogiada pelos seus colegas pela forma responsável e transparente como conduz a gestão da Câmara, prometeu a contratação dos assessores assim que o setor contábil do legislativo apresentar um relatório sobre as novas despesas.

As contratações de assessores parlamentares, profissionais que vão auxiliar os vereadores em suas atividades legislativas, deverão elevar a folha de pessoal da Câmara dos atuais 18 mil para 24,2 mil reais mensalmente, mas é um recurso que já se encontra disponível e que se não for gasto pelo legislativo terá que ser devolvido à Prefeitura no final do ano.

Folha do Vali

Nenhum comentário:

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Tecnologia do Blogger.