Açougueiros denunciam que carne consumida por Itaporanga é transportada em caminhão de entulhos

Um caminhão a serviço da Prefeitura de Itaporanga, e que é utilizado no recolhimento de entulhos e lixo na cidade, está transportando a carne que o itaporanguense consome. A denúncia é de alguns dos 30 açougueiros locais.

Temendo perder consumidores e também preocupados com a saúde pública, eles estão revoltados com tanto descaso e descuido do poder público municipal para com um dos principais produtos alimentícios da população.

No final da tarde dessa sexta-feira, 23, o caminhão foi fotografado pela Folha descarregando a carne no açougue municipal, onde o produto é comercializado. Já o abatimento dos animais ocorre a 16 quilômetros dali: há quase um ano, os marchantes de Itaporanga utilizam o matadouro da vizinha Pedra Branca em função do fechamento do abatedouro local por determinação da Justiça em função de problemas de higiene e localização irregular.


O matadouro de Pedra Branca também não oferece condições sanitárias adequadas, e o transporte do produto também é irregular, comprometendo a qualidade da carne, um dos alimentos mais susceptíveis à contaminação.

Os marchantes de Itaporanga abatem em média 22 rezes no final de semana, e toda essa carne é distribuída no açougue e frigoríficos da cidade. Se as condições de higiene do produto bovino não são boas, o problema agrava-se ainda mais com relação à carne de porcos e bodes, animais que estão sendo abatidos clandestinamente e sem critérios sanitários mínimos, segundo os açougueiros. “O prefeito Djaci é médico, mas parece que não está preocupado com a saúde da população”, lamentou um deles.

O matadouro de Itaporanga foi fechado no dia 13 de abril de 2011 e, apesar de ter passado quase um ano, o novo abatedouro prometido pelo prefeito ainda não foi iniciado, conforme os comerciantes de carne.

Folha do Vali

Nenhum comentário:

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Tecnologia do Blogger.