CRAS está funcionando em Santana dos Garrotes
O CRAS (Centro de Referência de Assistência Social)
A Prefeitura de Santana dos Garrotes, através da Secretaria Municipal de Ação Social, garantiu recentemente a sua habilitação em Gestão Básica do Sistema Único de Assistência Social, o SUAS. Com isso, o município assume a responsabilidade de organizar a proteção básica e proteção social especial. Assim, é possível ofertar novos programas, projetos e serviços sócio-assistenciais que fortalecem os vínculos familiares e promovem usuários da assistência social.
Segundo a assistente social, Adelaide Clementino Leite, atualmente o CRAS atende 100 famílias cadastradas. O cadastro das famílias é de forma continuada, por mês, são feitos 35 atendimentos individuais, 15 visitas domiciliares e institucionais. Lembrando que o CRAS está em funcionamento apenas 4 meses. O CRAS é financiado pelo Governo Federal e o município, até agora os recursos federais ainda não entrou e o município está gerenciando com recursos próprios.
Os serviços de proteção social básica são executados de forma direta no CRAS. Também são executados de forma indireta nas organizações de assistência nas áreas de abrangência do Centro, que conta com equipe multidisciplinar composta por uma psicóloga e uma assistente social.
O CRAS é uma unidade pública atuante no convívio familiar de pessoas de baixa renda e com acesso restrito de serviços públicos. Tem como objetivos: promover o acompanhamento sócio-assistencial de famílias, contribuir para o processo de autonomia e emancipação social, atuar de forma preventiva, evitando que as famílias tenham seus direitos violados, entre outros direitos que serão assegurados pelo CRAS.
Dilma Gomes de Sousa a Coordenadora do CRAS, apresentou a equipe que conta com: uma assistente social, uma psicóloga, e toda a equipe do Programa Bolsa Família, que também funciona no mesmo prédio.
O prefeito Doutor Zé Alencar explica que o CRAS já existia no papel e que torná-lo ativo foi um passo muito importante e reafirmou o compromisso assistencial dos projetos “não adianta resolver os problemas sim dar diretrizes para as pessoas”. Ressalta Alencar.
Localizado no bairro planalto, rua João Mártires, próximo a torre da TIM, atenderá todo o município. Segunda à sexta, horário 08hs às 11hs e 14hs às 17hs.
Entenda o que é o CRAS:
O que é o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS)?
É uma unidade pública estatal descentralizada da Política Nacional de Assistência Social (PNAS). O Cras atua como a principal porta de entrada do Sistema Único de Assistência Social (Suas), é responsável pela organização e oferta de serviços da Proteção Social Básica nas áreas de vulnerabilidade e risco social. O principal serviço ofertado pelo Cras é o Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (Paif). Este consiste em um trabalho de caráter continuado que visa fortalecer a função protetiva das famílias, a prevenção da ruptura dos vínculos familiares e comunitários, a promoção de ganhos sociais e materiais às famílias, a promoção do acesso a benefícios, programas de transferência de renda e serviços socioassistenciais; e o apoio a famílias que possuem, dentre seus membros, indivíduos que necessitam de cuidados, por meio da promoção de espaços coletivos de escuta e troca de vivências familiares.
O público alvo do Cras?
São às famílias e indivíduos que apresentam situações de vulnerabilidades que requerem a proteção de assistência social para garantia de seus direitos socioassistenciais, acesso aos direitos sociais e ampliação de sua capacidade protetiva, demandando, para isso, uma atenção diferenciada, um olhar mais atento dos profissionais do CRAS, pois essas situações vivenciadas, caso não sofram rápida intervenção profissional e acesso a serviços, podem tornar-se risco social e, ou violação de direitos.
Situações que devem ser priorizadas no acompanhamento do PAIF pela equipe do CRAS?
Famílias cujo descumprimento de condicionalidades do Programa Bolsa Família (PBF) decorre de situações de vulnerabilidade social;
Famílias do Plano Brasil sem Miséria (famílias com renda mensal per capita inferior a R$70,00);
Famílias que têm criança e/ou adolescente retirado do trabalho infantil e que estão inserida no Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI);
Famílias com beneficiários do Benefício de Prestação Continuada (BPC) de até 18 anos, fora da escola;
Famílias contrarreferenciadas ao CRAS, pelo Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), após trabalho realizado pelo PAEFI (Serviço de Proteção e Acompanhamento Especializado de Famílias e Indivíduos, da Proteção Social Especial);
Gestantes;
Pessoa com deficiência,
Pessoa idosa; e,
Demais famílias que, segundo avaliação dos profissionais, requerem processo de acompanhamento familiar para desenvolvimento de capacidades, acesso a direitos, proteção de um ou mais de seus membros, bem como superação das situações de vulnerabilidade vivenciadas.
Atividades desenvolvidas no CRAS?
Atendimento individual e em grupo; Escuta Psicológica; Informações sobre os serviços, programas, projetos e benefícios socioassistenciais; Visita domiciliar as famílias; Elaboração de relatórios sociais, pareceres e estudo social; Encaminhamento para os serviços de socioassistenciais, como: Programa Bolsa família, PETI, Benefício de Prestação Continuada (PBC), dentre outros; Acompanhamento as famílias da Creche, PETI e em situação de vulnerabilidade e risco social; Palestras educativas; Reuniões com as famílias; Informações sobre a carteira dos idosos; Acompanhamento prioritário das famílias em descumprimento de condicionalidades do Programa Bolsa Família (PBF); Encaminhamento para inserção de famílias no Cadastro Único de Programas Sociais – CadÚnico - Cadastramento no PAIF/CRAS; Acompanhamento prioritário a famílias com beneficiários do BPC e benefícios eventuais; Realizar busca ativa; Visita institucional às escolas, serviços de saúde, creche, pastorais, comunidades, associações, dentre outros; Orientação/acompanhamento para inserção no BPC; articulando a rede de Proteção Social do município governamental e não-governamental; cadastramento das instituições, entidades, comunidades e associações governamental e não-governamental;
articulação com as várias políticas públicas, como: saúde, educação, agricultura, etc. cursos, como: pintura, corte e costura, bordado com pedras, etc. Além dessas atividades brevemente estaremos organizados os grupos de idosos, gestantes, crianças, adolescentes e jovens.
Quem compõe o CRAS?
Um coordenador;
Uma equipe técnica, composta pelo assistente social e psicólogo;
Recepcionista;
Auxiliar de serviço.
Funcionamento do CRAS?
Assessoria
Nenhum comentário:
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.