De uns anos para cá, tem sido comum a incidência de câncer em políticos da América Latina. Em abril de 2009, a então ministra da Casa Civil, Dilma Roussef, revelou que estava tratando um câncer no sistema linfático, descoberto em razão de um nódulo na axila esquerda. Em setembro daquele, a hoje presidente da República disse ter sido curada.

Em agosto de 2010, o presidente paraguaio Fernando Lugo veio ao Brasil para se tratar de um linfoma, câncer maligno detectado através de um nódulo na virilha. Segundo o Sírio-Libânes, hospital onde Lugo se tratou, o presidente está curado.

O presidente da Venezuela, Hugo Chavez, também é vítima da doença. Há poucos meses, os médicos retiraram um tumor da região pélvica dele. Em setembro, Chavez afirmou que estava recuperado do câncer. Segundo ele, exames não detectaram mais a presença de células malignas.

Neste ano, depois de mais de uma década lutando contra o câncer, o ex-vice-presidente José Alencar faleceu. Agora, o presidente Lula inicia tratamento contra a doença, descoberta sábado passado.


Blog do Célio Alves