Piancó faz saúde com ação e reconhecimento
Quando se fala em saúde com qualidade, logo podemos pensar, saúde com qualidade só nas grandes cidades, ou em clinicas particulares ou então planos de saúde cada vez mais distante da realidade da grande maioria da população. Pois bem, muito se fala que a saúde publica está pedindo socorro, hospitais cheios sem estrutura, sem médicos, sem equipamentos e assim vai. Acostumamos ver nos principais meios de comunicação a falta de gerencia na saúde publica em varias regiões do Brasil. Diariamente acompanhamos pela televisão a peregrinação que muitos pacientes tem que se submeter ate encontrar uma vaga ou ate mesmo ser atendido em um dos pontos de saúde país afora.
Diante da realidade cruel exposta pela grande mídia nacional, alguns podem ate deixar de acreditar que, saúde de qualidade não possa ser oferecida gratuitamente à população. As varias reportagens exibidas em telejornais sempre levaram a um fator comum, a má gerencia dos recursos, e também a falta de compromisso em proporcionar um bom serviço a população.

Partindo destas afirmações e conclusões, vamos destacar a verdadeira “revolução” que esta sendo construída na cidade de Piancó PB referente a rede municipal de saúde, que diga-se de passagem, não mais só municipal, pois, os serviços de saúde oferecidos no município atendem toda região do Vale do Piancó, e ate mesmo pacientes de regiões mais longínquas. Piancó é referencia em saúde, com seu Hospital Regional Wenceslau Lopes, seu Consorcio Intermunicipal de Saúde, seus Caps (AD, TM e infantil), seu Samu 192 Regional de Piancó, suas USF (unidades de Saúde da família) com bases na zona urbana como também na zona rural, e o recém inaugurado Hospital Infantil, destaca-se também a construção da UPA 24 horas (única unidade do Vale do Piancó). Podemos afirmar que está se formando um verdadeiro complexo de saúde no município de Piancó. A estrutura do Hospital Regional de Piancó vem ganhando formas e adquirindo robustez e qualidade. Destacamos os Leitos Psiquiátricos, Leitos de Desintoxicação, estes sendo os únicos Leitos que funcionam e são cadastrados no estado, e que trabalha com o novo modelo da Reforma Psiquiátrica.
O Hospital Wenceslau Lopes, vem se adequando e está criando a classificação de risco, ou seja, um tratamento humanizado dando prioridade a urgência e emergência. E no tocante aos atendimentos de Emergência, o Hospital conta com UTI, recém construída, e que aguarda a inauguração dos serviços. Esta UTI será a primeira de todo Vale do Piancó. A Maternidade, que faz parte do Complexo Hospitalar Wenceslau Lopes, está sendo estruturada e em breve ira atender gestantes ate mesmo aquelas com gestação de alto risco.

O Hospital Infantil “Ketlley Ayane” com atendimento exclusivo para as crianças, surge como importante unidade de saúde para o município. As doenças infantis, e pequenas cirurgias são disponibilizadas e tratadas nesta nova ferramenta de atendimento. São 30 leitos confortáveis disponíveis para atender crianças de todo Vale do Piancó. A equipe do Hospital Infantil é formada por profissionais especializados em pediatria, são psicólogos, fisioterapeutas, enfermeiros, psiquiatra, técnicos em enfermagem, recepcionistas, porteiros e copeiros, todos treinados e capacitados para atender o publico alvo, as crianças.

A Prefeitura Municipal de Piancó, vem trabalhando com o Governo do Estado, e esta parceria tem ocasionado varias conquistas para saúde do município que indiscutivelmente refletem em todo Vale do Piancó. A direção do Hospital Regional de Piancó na pessoa de Wanderlândia Tomaz, vem desempenhando um brilhante trabalho, e o reconhecimento popular é uma prova disso, a redação do Portal Piancó recebeu uma carta de um cidadão do Vale que necessitou dos atendimentos do Hospital Infantil, e nesta carta o mesmo relata sua gratidão e reconhecimento.

Diante de tudo que relatamos, podemos tirar uma conclusão: Verbas bem gerenciadas, administradores capacitados e com intenção de modificar a realidade, trabalho e seriedade são ingredientes capazes de fazer a diferença. As dificuldades existem, mais, com determinação e vontade de colocar em pratica as políticas públicas, estas dificuldades ficam em segundo plano, e a população só tem a ganhar. Piancó da exemplo de como se faz saúde pública de qualidade. Do Hospital Regional passando pelas USF dos bairros e zona rural, a população pode contar com atendimento digno e acima de tudo humanizado.
Fonte: Portal Piancó
Nenhum comentário:
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.