Mais de 10 mil trabalhadores paraibanos ainda não sacaram abono do PIS

Exatos 10.598 trabalhadores paraibanos ainda não sacaram o Programa de Integração Social (PIS), segundo dados da Caixa Econômica Federal (CEF) atualizados até o dia 16 de junho, e podem ficar sem o benefício. O número de pessoas que ainda não receberam o abonono no valor de um salário mínimo (R$ 545,00) representa 5,5% do total de beneficiários do Estado, que é de 189.934. O valor global a ser pago é de 90,5 milhões, mas 6,2 milhões ainda estão em caixa.

Os trabalhadores têm até o dia 30 deste mês para retirar o dinheiro nas lotéricas ou nas agências da Caixa. Caso contrário, o valor será retido pelo governo e não mais poderá ser sacado. O abono salarial é um benefício constitucional, pago anualmente àqueles empregados cadastrados no PIS/Pasep (Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público) e que preechem as condições legais para o recebimento.

É exigido que o trabalhador esteja cadastrado no PIS há pelo menos cinco anos; tenha renda de até dois salários mínimos médios durante o ano base que for considerado para a atribuição do benefício; tenha exercido atividade remunerada, durante pelo menos 30 dias, consecutivos ou não, no ano base considerado para apuração; além de ter os dados nformados corretamente na Relação Anual de Informações Sociais (Rais).

Quem ainda estiver em dúvida se tem direito ao valor pode se dirigir a qualquer agência da Caixa munido de Identidade e o número do PIS, ou, caso tenha o Cartão Cidadão, verificar em casas lotéricas, nos terminais de autoatendimento da Caixa ou nos correspondentes Caixa Aqui. No sítio da CEF (www.caixa.gov.br) também está disponível o calendário de pagamento, que teve início em agosto do ano passado.

Paraiba1

Nenhum comentário:

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Tecnologia do Blogger.