Festa do Arroz Vermelho acontece no dia 3 de junho em Santana dos Garrotes

Click na Imagem para ampliar


FAEPA promove evento técnico cultural em Santana dos Garrotes sobre a importância do Arroz Vermelho na PB

Com o objetivo de mostrar para a sociedade a importância cultural e econômica do arroz vermelho, acontece, no dia 03/06, em Santana dos Garrotes, o 1° Seminário e Festa do Arroz Vermelho na Paraíba.

O evento, que deverá reunir cerca de 800 pessoas, envolverá toda a região do Vale do Piancó, especialmente os municípios de Santa dos Garrotes, Nova Olinda, Piancó, Itaporanga e Pedra Branca. A iniciativa para a realização do evento é da FAEPA e do Sindicato dos Produtores Rurais do município, com o apoio do SENAR-PB, Prefeituras municipais e outras instituições.

A programação tem início pela manhã, no Salão da Casa Paroquial de Santana dos Garrotes, com o Seminário sobre a produção de arroz vermelho do Vale do Piancó, com palestras do Sistema FAEPA/SENAR-PB, SFA, IBAMA e SUDEMA, voltadas para os produtores rurais. No período da tarde, os produtores poderão apresentar suas principais preocupações sobre o produto e levantar questões sobre a implantação da Indicação Geográfica (IG), selo de reconhecimento concedido pelo INPI à uma região ou produto, pela relevância histórica, cultural e econômica.

À noite, acontece o evento cultural com shows, festival de gastronomia, artesanato e o concurso para escolha da Rainha e da Princesa do Arroz Vermelho reunirão os moradores do Vale do Piancó no Clube Santana Show da região.

O diretor financeiro da FAEPA e produtor na região do Piancó, Clementino Teotônio dos Santos, afirmou que a Festa e o Seminário do Arroz Vermelho serão de grande importância para a divulgação do Arroz Vermelho produzido no Vale do Piancó. “Com o evento, poderemos mostrar para as pessoas, a importância do arroz vermelho, ainda pouco conhecido no Brasil, para que ele possa ser mais valorizado e aproveitado”.

As inscrições para o evento devem ser feitas no Sindicato dos Produtores Rurais de Santana dos Garrotes até o dia 27/05. A taxa para participação na festa é de R$ 5,00, já para o seminário, a inscrição é gratuita.

São parceiros para a realização do evento, o SENAR-PB, Sebrae, BNB e as prefeituras municipais.

O Arroz Vermelho

O Arroz Vermelho constitui um dos principais ingredientes da culinária regional do nordeste É na Paraíba, mais especificamente no Vale do Piancó, onde se concentra a sua maior produção.

O arroz vermelho e o branco são variedades diferentes da mesma espécie e seus grãos são muito parecidos. Antes do beneficiamento nem dá para distinguir um do outro. A cor vermelha surge com a retirada da casca. Está na película que envolve o grão.

Desde 2008, o SENAR-PB vem desenvolvendo ações voltadas para o fortalecimento e formação de empreendimentos rurais através o projeto “Arroz Vermelho do Vale do Piancó”, trabalhando com capacitações específicas para o aprimoramento em Gestão, Produção e Comercialização.

Assessoria de Comunicação Social
FAEPA/SENAR-PB

Nenhum comentário:

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Tecnologia do Blogger.