Pinturas rupestres são descobertas na zona rural de Piancó

Um grupo de jovens descobriu um conjunto de pinturas rupestres na zona rural de Piancó, nas proximidades do Sítio Bom Jesus e Roça de Cima.

A descoberta deste novo conjunto pictórico, formado pelo menos por três painéis, resultou de um mero acaso, já que o grupo se deslocou ao local apenas para um simples passeio. Os desenhos intrigantes foram deixados possivelmente por índios que habitavam o sertão nordestino. "São pinturas esquemáticas, feitas a vermelho e negro, umas com figuras humanas, outras com aves, inclusive há uma pegada fossilizada no local", diz Pedro José, que aproveitou e fotografou tudo.



Figura representando um corpo humano

O local é de difícil acesso, mas a beleza encontrada e as pinturas valem a pena o sacrifício. O poderes públicos estadual e municipal poderiam atentar para este potencial, fato que poderia gerar o turismo econômico na região.


Pegada fossilizada na rocha


Grupo visitou o local e registrou o achado


Sítios nordestinos apresentam acervo variado

A arte rupestre encontrada em Piancó segue uma linha semelhante às encontradas em outros estados do Nordeste. Os pesquisadores costumam categorizar os tipos de desenhos através de tradições históricas que se repetem em uma região ou em uma época específica, com tamanhos, temas e cenários semelhantes. As figuras e gravuras registradas dividem-se entre a Tradição Nordeste, Tradição Agreste, Tradição São Francisco e Tradição Astronômica.

A Tradição Nordeste, como encontrrada recentemente em nossa cidade, consiste em uma série de cenas compostas por figuras de animais e de homens sempre interagindo na mesma cena, onde normalmente há algum movimento de capturas, caças, lutas, danças, rituais, com bastante dinamismo e traços finos e delicados, em desenhos bem definidos.
Já a Tradição Agreste, também composta por motivos de animais e homens, agrupa figuras mais rígidas, grandes, e sem compor uma cena de ação específica, em traços largos e contornados. Algumas imagens de ave com grandes asas, de até 1,5 metro de altura, de lagartos, tartarugas e palmas das mãos costumam ser recorrentes.

Uma terceira tradição, a São Francisco, encontrada na região do Vale do São Francisco, reúne desenhos geométricos e figuras em policromia. Representações de bastonetes, grades, pentes, lanças, cestas e outros artefatos, traços em ziguezagues e animais são comuns dentro desta linha.

A Tradição Astronômica, considerada por alguns pesquisadores, revela em desenhos de mapas astrais, sistemas de planetas e astros, além de calendários e fases da lua. As figuras geométricas dessa tradição repetem-se e são atribuídas a alguns conhecimentos astronômicos por parte das tribos indígenas que habitavam a região há milhares de anos.

SITE DE PIANCÓ COM BLOG PEDRO JOSÉ

Nenhum comentário:

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Tecnologia do Blogger.