Agricultores da PB enviam 71 reivindicações ao governador

O governador Ricardo Coutinho (PSB) recebeu, nesta quarta-feira (2), um documento com 71 propostas para as principais demandas da população rural da Paraíba durante a primeira reunião ordinária do Conselho Deliberativo da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado da Paraíba (Fetag-PB).

Durante a reunião, o governador informou que irá estudar atentamente as propostas e despachar para o secretário estadual de Desenvolvimento da Agricultura Marenilson Batista tomar as providências para que viabilizar ações que são importantes para quem realmente trabalha no campo. Mais de 300 agricultores participaram da reunião na Fetag.

Dentre as reivindicações encaminhadas para o governador estão a inclusão do Programa de Garantia de Preços da Agricultura todas as operações de investimento agropecuário, implantação de programa de incentivo ao beneficiamento da produção e instalação de agroindústrias, criação de programa de incentivo à pesca com distribuição de alevinos e reativação do Programa Tarifa Verde para as comunidades rurais.

Ricardo garantiu que nesses dois primeiros meses o governo está priorizando a concessão de crédito para o agricultor, o escoamento da produção e a compra direta, que são questões importantes para o desenvolvimento da agricultura familiar. Ele garantiu interesse do Estado em implantar a Tarifa Verde dentro da lógica que quem tem menos recursos deve ter uma tarifa mais barata de energia elétrica no campo.

O governador destacou que nos projetos de incentivo como o Cooperar e o Empreender Paraíba o governo irá priorizar o atendimento coletivo que beneficie toda uma cadeia e não apenas interesses individuais. “A agricultura familiar parou no tempo. É preciso ter uma visão que permita agregar valor aos produtos e aumentar a receita das famílias. Quem planta não deve apenas alimentar sua família, mas fornecer para a região e ter condições de adquirir medicamentos, vestuário e investir na educação dos filhos. Isso movimenta a economia local”, explicou.

Segundo o presidente da Fetag, Liberalino Lucena, no documento estão os principais problemas enfrentados pela população rural da Paraíba nas áreas da educação, saúde, infraestrutura, reforma agrária, segurança pública, alimentar, e hídrica, entre outros. “Nossa expectativa é reforçar a parceria já existente com o Governo do Estado e contribuir, no sentido de melhorar, efetivamente, a vida destes homens e mulheres que vivem no e do campo”, destacou, acrescentando como muito importante a visita do governador na primeira reunião do Conselho Deliberativo da Fetag.

Da Secom-PB

Nenhum comentário:

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Tecnologia do Blogger.