SENAR-PB realiza curso de beneficiamento de pescado
Treinamento visa agregar valor ao produto
Durante os dias 16 a 20 de fevereiro, o SENAR-PB esteve em Santa Luzia, onde realizou o Curso de Beneficiamento e Processamento de Pescado.
A ação atendeu a 16 produtores rurais, entre homens e mulheres, e foi realizado em parceria com o Sindicato dos Produtores Rurais de Santa Luzia, a Secretaria Municipal de Promoção Humana e a Colônia de Pescadores Z-34.
O curso, ministrado pela professora e pescadora Maria de Fátima Meira Barros Silva, visa agregar valor ao produto e o aproveitamento máximo do pescado. Além de técnicas de limpeza, corte e retirada do filé, os participantes também aprenderam a utilizar o pescado no preparo de diferentes pratos, como buchada de peixe, almôndegas, hambúrguer, linguiça e farinha. “O produto beneficiado tem valor maior no mercado do que o peixe in natura e o resultado é mais renda para o produtor”, afirmou a instrutora Maria de Fátima.
Além das técnicas de corte e produção de alimentos, os alunos também receberam informações sobre a utilização das vísceras na produção de ração e retirada da pele para posterior utilização no artesanato.
O curso foi realizado no Rancho São João, localizado na Comunidade Riacho do Fogo. Compareceram ao evento o presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Santa Luzia, Ricardo Amâncio; o secretário de Produção Rural, Milton Lino; a secretaria de Promoção Humana, Alessandra Morais e a mobilizadora Jucilandia Fernandes.
Assessoria de Comunicação Social
FAEPA/SENAR-PB
Nenhum comentário:
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.