Hemocentro intensifica trabalho coleta de sangue para suprir necessidades no carnaval

Campina Grande/PB - O Hemocentro Campina Grande, na Paraíba, localizado no bairro do Catolé, está intensificando as campanhas em busca de doações de sangue para aumentar o seu estoque, no período do Carnaval, principalmente o fator RH “negativo”, raro de se encontrar doador, segundo a assistente social do órgão, Adnalva Barbosa Martins. O carnaval acontecerá na primeira semana de março de 2011.

De acordo com dados do Hemocentro Campina Grande, a média nacional de pessoas com o sangue tipo “O Positivo” é 36,%, enquanto “O Negativo” é encontrado em 9% da população brasileira. Já o “A Positivo” pode ser encontrado em 34% da população e o “A Negativo” em apenas 8%; 10% da população integram o Grupo B, sendo 8% “Positivo” e 2% “Negativo”. No Grupo AB estão 3% da população, sendo que 2,5% são do tipo “Positivo” e 0,5% “Negativo”.

Apesar da existência de poucos doadores deste tipo sanguino, o Hemocentro Campina Grande, que abastece todos os hospitais da cidade, não tem registro de casos de pacientes que morreram em função de não receber o sangue. “Mesmo com o número de bolsas reduzidas do tipo de sangue negativo, a exemplo do AB, o Hemocentro tem atendido a todos os pedidos”, afirmou a assistente social, explicando que, quando necessário usa o serviço de convocação via telefone, para solicitar o sangue aos doadores do tipo negativo já cadastrados no órgão, além do Exército.

Conforme a assistente social, existe necessidade de realização cada vez maior, de campanhas de conscientização sobre a importância de doar sangue. “Não existe sangue melhor do que outro, todos têm a mesma importância”, explica Adnalva, lembrando que no caso do tipo de sangue negativo existe um contingente menor de doadores.

secom


Nenhum comentário:

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Tecnologia do Blogger.