ADVERTÊNCIA: Drogas estão invadindo as pequenas cidades, Piancó já sofre com essa problemática

A dura realidade enfrentada por muitas famílias no Vale do Piancó vem chamando atenção da sociedade de uns tempos para cá. A Problemática do consumo de drogas, que deixou de ser algo que só atingia os grandes centros, e hoje, alem de ter ultrapassado os limites das grandes cidades, vem fazendo dos adolescentes e jovens suas maiores vitimas.

A paz o sossego, que em outros tempos eram um dos maiores trunfos da nossa cidade, hoje só é lembrado com muita nostalgia. Foi-se o tempos que se podia deixar as portas e janelas de casa abertas para refrescar a casa em noites quentes, quando se podia sentar-se nas calçadas e bater papo com os vizinhos sem preocupação alguma. A violência vem atingindo com frequência nossa região, e não precisa ir fundo no assunto para se chegar a uma triste constatação do que vem motivando esta crescente violência. O maior fator gerador desta violência é o consumo de drogas, em especial a maconha e o crack que invadiram não só a área urbana das cidades, como também a zona rural.

É preocupante sob todos os aspectos esta proliferação de entorpecente na cidade, é publico e notório que Piancó hoje faz parte da rota do trafico no sertão paraibano. E não é apenas rota, em Piancó boa parte desta droga fica para ser vendida aos usuários esporádicos e principalmente para os usuários já viciados. Algumas pessoas podem ate falar que Piancó ainda não enfrenta grandes problemas por conta dos usuários de drogas, mas, é fácil fazer estas mesmas pessoas enxergarem que o problema esta presente e existe, e já vem causando prejuízos e principalmente causando a perda de valores familiares entre pais e filhos.

Vou aqui relatar uma história real, mas vou mudar os nomes do protagonista envolvido. Mauricio (nome fictício) é um adolescente de 14 anos, ate os seus 13 anos era um garoto que não dava nenhum trabalho para seus pais. Estudava em escola particular, praticava esportes tinha um ciclo de amizade sadio e costumava frequentar os grupos jovens da Igreja. Nos últimos meses a mãe de Mauricio começou a estranhar as atitudes do filho, pois ele, começou a tirar notas baixas na escola, deixou de frequentar a escolinha de futebol e se tornou um garoto agressivo. A mãe de Mauricio mesmo sendo presente na educação do adolescente, acreditava que era uma fase de transição que o garoto vinha passado. Ate que um dia, sentiu falta de uma de suas jóias, uma corrente de ouro, e lembrou que Mauricio numa noite tinha perguntado a ela onde ela guardava aquela corrente. A mãe de Mauricio foi ao quarto do rapaz e abriu o guarda roupa dele e notou que o mesmo estava praticamente vazio, só lhe restava poucas roupas do uso diário, e olhando as gavetas encontrou um cachimbo feito com pedaços de antena de radio e durepox. A principio ela não entendeu o que era aquilo, mas depois veio em sua mente a triste constatação, que seu filho estava envolvido no mundo das drogas, e que aquele cachimbo servia para consumir o maldito crack. E que aquele guarda roupa quase vazio era por que ele estava trocando seus objetos por drogas. A dor desta mãe foi infinita pois ela um dia chegou a suspeitar que seu filho poderia estar envolvido com o consumo de drogas, mais preferiu fechar os olhos.

A história de Mauricio é uma pequena ponta de uma realidade que avança a passos largos e silenciosamente nas cidades do Vale do Piancó. Crack, maconha, cocaína já fazem parte da vida de muitos meninos e meninas como vicio ou como experimento. Cabe a sociedade abrir os olhos, e tratar este problema como uma epidemia capaz de destruir, mutilar famílias, ceifar sonhos, e chegar ao extremo, matar. Vamos cobrar da policia ações de combate, dos governantes atenção e investimentos para prevenir e combater o uso de drogas, e vamos cuidar dos nossos filhos e amigos, pois só assim, com cuidado esse mal vai ficar distante da nossa sociedade, ainda há tempo.

portalpiancó

Nenhum comentário:

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Tecnologia do Blogger.