RETORNO: STF volta aos trabalhos e a PB espera a ação de Cássio

O Supremo Tribunal Federal retoma suas atividades na próxima terça-feira (1º) e com isto a Paraíba volta a viver a expectativa com relação ao julgamento do recurso do ex-governador Cássio Cunha Lima (PSDB), julgado inelegível pelo Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba e depois pelo Tribunal Superior Eleitoral e que tenta reverter esta situação na corte suprema da justiça brasileira.

Vencedor do pleito de 2010 para o Senado Federal, quando conquistou mais de um milhão de votos, o tucano terá que esperar o julgamento no STF para saber se poderá ou não ser empossado. Até lá quem será empossado e permanecerá no cargo é o deputado federal Wilson Santiago (PMDB), terceiro lugar na disputa que conquistou menos de 800 mil votos.

Depois de uma complexa e tumultuada votação, o STF aprovou em 2010 a validade da Ficha Limpa para as eleições gerais, mas ponderou que as particularidades de cada caso teriam que ser analisados individualmente.

O relator do caso de Cássio é o ministro Celso de Mello, que não tem um prazo para pedir pauta para o julgamento. A qualquer momento ele pode fazer isto.

Cássio só será empossado se conseguir um resultado favorável no STF. Se isto acontecer, ele é empossado imediatamente e Wilson perde o mandato. Se Cássio também perder no Supremo, o adversário peemedebista fica definitivamente com o mandato de senador.

MaisPB

Nenhum comentário:

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Tecnologia do Blogger.