Secretário de Educação admite ampliar mandato de diretores da rede estadual

O secretário de Educação do Estado, Sales Gaudêncio, se reuniu com o deputado estadual Trocolli Júnior (PMDB) e representantes dos diretores de escolas da rede estadual na última sexta-feira, 23, para discutir o pedido da categoria para ampliar os mandatos dos diretores de dois para quatro anos, renováveis. No encontro, Sales afirmou que precisa estudar melhor a proposta, mas admitiu que, em face do período eleitoral, o perído de gestão dos atuais diretores deve ser ampliado em mais seis meses. As eleições, previstas para acontecer em novembro deste ano, seriam, portanto, adiadas para maio.

O deputado Trocolli Júnior, contudo, insistiu na necessidade de discutir a reivindicação da categoria, encaminhada a ele em um abaixo assinado organizado pelo Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado da Paraíba (Sintep). Ele pediu ao secretário que promova uma discussão com os diretores de escola a fim de avaliar melhor a possibilidade de modificar a lei estadual 7.983, de 10 de abril de 2006, que dispõe sobre o processo para provimento dos cargos de diretor e vice das escolas da rede estadual de ensino. Segundo ele, uma rodada final de conversações poderia acontecer em junho de 2011, após ouvidas as representações do segmento em todo o Estado.

Atualmente, os diretores de escolas são escolhidos por eleição direta para um mandato de dois anos, com apenas uma recondução. Os diretores e vices querem ampliar esse direito para "quantas vezes a comunidade escolar achar conveniente, por eleição direta".

"Esperamos contar com a sensibilidade do secretário Sales Gaudêncio e do governador José Maranhão para atender a esse pedido dos diretores de escolas. Nós acreditamos firmemente que o pleito é justo. O diretor com boa gestão será reconduzido, de acordo com a vontade da comunidade escolar. Aquele que não tiver um bom trabalho será afastado, através do voto. Não há porque interromper projetos educacionais que dependem de mais prazo. Acredito que dois anos é um período curto para que um diretor possa por em prática as ideias que tem para melhorar a educação e a administração das escolas", declarou Trocolli Júnior.

Eleitorado - Os eleitores na escolha de diretores e vices são os professores, especialistas em educação, servidores da escola ou de outras áreas à disposição da escola, com pelo menos seis meses de trabalho efetivo, independente do tipo de contrato, pai, mãe ou responsável por aluno, alunos com idade mínima de 12 anos, regularmente matriculados. Cada pessoa da comunidade escolar apta a votar terá direito a um voto, mesmo que represente mais de um segmento da comunidade escolar.

Assessoria

Nenhum comentário:

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Tecnologia do Blogger.