Procurador diz que a maioria das candidaturas tem problemas

O procurador regional eleitoral, Werton Magalhães, declarou na tarde desta terça-feira (13) que a “grande maioria” dos pedidos de registros de candidaturas já analisados por ele possui falhas ou documentos faltantes. Ele tem até esta quarta para dar entrada junto ao Tribunal Regional Eleitoral com pedidos de inelegibilidade e avisa que muitos dos pretensos candidatos poderão ter problemas.

Werton destaca, contudo, que corre contra o tempo para vencer as dificuldades e cumprir o prazo determinado pela justiça eleitoral, que segundo ele é pequeno demais. “Enquanto todos os partidos têm 20 dias para realizar suas convenções e registrar as respectivas candidaturas, o Ministério Público Eleitoral tem apenas cinco dias para analisar a documentação de cada um”, reclamou.

Ele pondera que a maioria dos pedidos de candidaturas vieram com documentos faltando, mas ele evitou falar sobre um caso específico. “Alguns poderão ser convocados para trazer os documentos faltantes, porque se não eles terão problemas em permanecerem candidatos”, enfatiza.

Um dos exemplos citados por ele é no que diz respeito a candidatos que não têm certidão criminal negativa. Nestes casos, os candidatos têm que enviar uma certidão integral informando que tipo de crime e de penalidade sofrida. “Este documento é importante porque dependendo do crime, o político fica inelegível. Mas a maioria não enviou nada disto para nós”.

Já sobre a Lei da Ficha Limpa, Werton Magalhães minimiza as críticas de quem acha que a lei não está sendo cumprida e diz que tudo corre dentro do previsto. “Ninguém pode ser impedido de a priori registrar sua candidatura. É neste segundo momento que cada caso será analisado e os eventuais fichas-sujas podem se tornar inelegíveis”, conclui.

Phelipe Caldas

Nenhum comentário:

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Tecnologia do Blogger.