Falta de chuva deixa 25 municípios do Estado da Paraíba em situação de emergência

A seca deixa 25 municípios do Estado da Paraíba em situação de emergência. A falta de chuva já causa prejuízos da agricultura e traz sofrimento para a população, principalmente do sertão paraibano. Em junho deste ano, o excesso de chuvas arrasou Alagoas e Pernambuco, provocando 57 mortes nos dois Estados e mais de 200 mil desabrigados.

Na Paraíba a vegetação ainda está verde, mas como as chuvas foram abaixo da média – a chamada seca verde – as lavouras de milho e feijão já registram perdas. Os animais também não resistem à falta dágua.

O agricultor José Benival de Sousa foi um dos produtores que já sentiu os efeitos da estiagem.

- Perdi tudo. Plantei mais não choveu no tempo certo.

Em Barra de São Miguel, a 216 km de João Pessoa, o açude que abastece a cidade, que tem 9.000 habitantes, está com menos de 20% da sua capacidade, o suficiente somente para mais três meses. A água encanada ainda não é potável, o que piora a situação.

A dona de casa Josefa Emilia da Silva tem de escolher entre cozinhar e fazer outras atividades da casa. Com pouca água, não dá para fazer tudo.

-A água é grossa só presta para tomar banho, lavar roupa e tem racionar porque é pouca.

Os moradores da cidade fazem fila para encher as latas na cisterna abastecida por carros-pipa, que viajam mais de 100 km para pegar água em um único grande reservatório da região.

Na zona rural a situação é pior. Sem água nas torneiras, os moradores dependem do carro-pipa para encherem as cisternas. Quando o fornecimento é interrompido, eles são obrigados a comprar água para beber.
A agricultora Marizalva de Sousa compra água até para o gado, já que sua cisterna está vazia.

- É o jeito, a gente não tem outra água.. tem de comprar para tudo, para beber, para os animais.

R7

Nenhum comentário:

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Tecnologia do Blogger.