Campina Grande mais uma vez irá decidir quem será o futuro governador da Paraíba


Nestas eleições a cidade de Campina Grande, como bem lembra o conterrâneo jornalista Chico Pinto, mais uma vez irá decidir quem será o futuro governador da Paraíba, a partir de 2011. Os números é que mostram isso. Quem duvidar basta tão somente dá uma verificada nos resultados das últimas cinco eleições para governador - de 1990 até 2006 -, para observar que todos os governadores eleitos ganharam em Campina Grande com expressiva votação.

Quando Campina pende para um lado o rejeitado deve ficar atento e apreensivo, pois, de antemão, sabe que a luta é causticante e inglória. Outro fato positivo que somente Campina Grande detém: ela jamais deixa de votar nos candidatos da terra, nascidos ou identificados com o cheiro da Borborema.

Quando o pleito é local a luta é acirrado. A briga é feia e, quem se elege, ganha por pouco. Ela se divide quando a briga é entre os seus, mas, quando se trata de uma disputa entre um campinense e um candidato de fora, de imediato, ela se une e o resultados todos já conhecem.
O governador José Maranhão (PMDB) não esconde de ninguém que desejava ter o prefeito Veneziano ou o deputado Vitalzinho, como vice. Maranhão sabe que os "irmãos coragem" pouco podem fazer quando está um candidato de fora na urna para mostrar ao campinense.

O próprio Maranhão ganhou em 1998, quando ainda tinha, não os líderes, mas alguns "braços" dos Cunha Lima no PMDB. Depois da "separação", Maranhão mesmo contando com o apoio de Veneziano contabiliza grandes derrotas em Campina Grande.

E, por isso, Ricardo Coutinho (PSB) festejou quando o ex-governador Cássio Cunha Lima (PSDB) lhe disse que o deputado federal Rômulo Gouveia (PSDB) seria indicado como vice. De quebra, ainda conseguiu manter na oposição as famílias Ribeiro e Feliciano, leia-se Damião e Enivaldo.
Confira, abaixo, quem ganhou em Campina Grande nas últimas cinco eleições para o Governo do Estado. De acordo com o resultado oficial, extraído com todo o cuidado no sitio do TRE-PB (http://www.tre-pb.gov.br/resultados_eleicoes/online.htm):

Para Governador em Campina Grande:

Eleição de 1990
Ronaldo Cunha Lima - 106.735 (Eleito)
Wilson Leite Braga - 22.116
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>
Eleição de 1994
Antônio Mariz - 92.582 (Eleito)
Lúcia Braga - 29.292
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>
Eleição de 1998
José Maranhão - 81.936 (Eleito)
Gilvan Freire - 26.901
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>
Eleição de 2002
Cássio Cunha Lima - 138.799 (Eleito)
Roberto Paulino - 48.156
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>
Eleição de 2006
Cássio Cunha Lima - 143.112 (Eleito)
José Maranhão - 63.562
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>

Nenhum comentário:

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Tecnologia do Blogger.