Fim da Tradição: candidatos não prestigiam Santo Antonio

Ponto alto da Festa de Santo Antônio, padroeiro de Piancó, a missa celebrada no seu dia, 13 de junho, que por tradição sempre foi prestigiada por diversos políticos, em especial quando em ano de eleição, e pelos candidatos ao Governo do Estado da Paraíba, este ano de 2010 o comparecimento ficou abaixo do esperado.

Os dois mais importantes figurantes não estiveram presentes: O governador José Maranhão (PMDB) e seu ferrenho opositor o ex-Prefeito de João Pessoa, Ricardo Coutinho (PSB). Ambos se encontravam em Brasília, na Convenção Nacional do PT que homologou o nome da ex-ministra Dilma Rousseff como candidata do partido à Presidência da República.

O Senador Efraim Morais (DEM) compareceu acompanhado do Vice-Prefeito de Piancó Sales Lima. Da base aliada do governo estadual, estavam presentes alguns deputados e ex-prefeitos da região. Quem cumpriu a tradição e marcou presença, representando o governador José Maranhão, foi o Deputado Federal Wilson Leite Braga, acompanhado de sua esposa Lúcia Braga.

Tradição iniciada por Ruy Carneiro

A tradicional Missa de Santo Antonio em Piancó sempre foi um momento de reafirmação de fé, de convicção cristã, e também de confraternização da cidade que promove a missa. Era essa a oportunidade em que Ruy Carneiro se fortalecia espiritualmente e renovava forças e entusiasmo para o trabalho que desenvolveu pela Paraíba.

Homem sensível e obstinado para com os problemas nordestinos e particularmente paraibanos, católico praticante e devoto de Santo Antonio, Ruy Carneiro sempre lutou em busca de carrear recursos para o desenvolvimento do nosso Estado, sendo Senador pela Paraíba em 4 mandatos consecutivos, ou seja de 1950 a 1977, quando veio a falecer, em 20 de julho de 1977.

Como Senador, Ruy Carneiro pertenceu a diversas comissões do Senado Federal. Nesse sentido, participou de Conferencias realizadas em Londres, Washington, Belgrado e Copenhgague, como integrante da delegação brasileira.


Ruy Carneiro

Ao mesmo tempo, em virtude de integrar a Comissão das Secas, em 1961, atendendo a um convite do Governo dos Estados Unidos da América do Norte, em companhia de diversos outros parlamentares visitou o oeste americano, especialmente os Estados do Colorado, Arizona, Califórnia e Okahoma, oportunidade em que conheceu as grandes barragens e os projetos de irrigação ali existentes.

Outrossim, ainda naquele mesmo ano, designado pelo Presidente da República Jânio Quadros, integrou a Delegação Brasileira a 16ª Assembléia das Nações Unidas, na qualidade de representante da oposição, ato posteriormente ratificado pelo Presidente João Goulart.

Fica o registro para que futuras gerações saibam um pouco do que aconteceu em Piancó, sobre suas tradições e seus costumes.

DA REDAÇÃO

pianco.com.br

Nenhum comentário:

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Tecnologia do Blogger.