PSDB e DEM querem Chapão na proporcional com o PP e PSB. Socialistas reagem a proposta

Deputados do DEM e PSDB forçam a barra para fazer uma coligação geral com o PP e PSB, mas os candidatos socialistas reagem a proposta e querem uma coligação com partidos menores. Eles temem ser "engolidos" pelos partidos maiores

O deputado Zenóbio Toscano (PSDB) anunciou na manhã desta terça-feira (27) que o PSDB, DEM, PP e PSB formação uma grande coligação, tanto na majoritária como na chapa proporcional para deputado federal e estadual, nas eleições deste ano.

Segundo ele, se for feita a coligação desses quatro partidos, a oposição sai fortalecida e poderá aumentar no número de deputados na Câmara Federal e na Assembléia Legislativa.

“A coligação na proporcional é vantajosa para todos esses partidos, principalmente para PP e PSB. Eu acredito que, com a formação desse chapão, as chances de Aguinaldo Ribeiro, do PP, e Edvaldo Rosas, do PSB, se elegerem para a Câmara Federal aumentam em muito”, diz ele.

O problema é que os candidatos a deputado estadual pelo PSB tendem a não aceitar a formação do chapão, pois acham que suas chances diminuíram muito no meio dos candidatos de partidos maiores, como o PSDB e DEM.

Segundo alguns candidatos a deputado estadual pelo PSB, nessa coligação apenas Léa Toscano e Edmilson Soares teriam chances de vitória. “Mas isso é apenas uma avaliação. Acho que esse assunto precisa ser melhor discutido”, avalia Zenóbio.

Os deputados estaduais do PSDB e DEM pressionam para concretizar a formação do chapão. Para o deputado Assis Quintans (DEM), por exemplo, os candidatos do PP e PSB não devem ter receio do chapão.

Ele cita o exemplo da eleição de 2006, quando o senador Efraim Morais, presidente estadual do DEM, tentou convencer os deputados a entrarem numa grande coligação com o PSDB. Os deputados não toparam. “Assim nós perdemos duas vagas na Assembléia Legislativa. Era para ter eleito sete deputados e elegemos apenas cinco”, relembra Quintans.

Giropb

Nenhum comentário:

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Tecnologia do Blogger.