Malhação de Judas será a meia-noite em várias cidades da Paraíba


Em várias cidades da Paraíba já está tudo pronto para o rito da Malhação do Judas, tradicionalmente realizado aos Sábados de Aleluia, simbolizando o sacrifício de Judas Scariot, o apóstolo que traiu Jesus.

A brincadeira consiste em bater o quanto puder num boneco - de variado tamanho - geralmente feito com roupas velhas e recheado de pó de serra e pano.

Em João Pessoa, moradores do bairro da Torre participam da Malhação do Judas, que acontece num terreno baldio da Avenida Rui Barbosa. A expectativa é de que pelo menos três mil pessoas participem do evento, que começa às 19h, com a brincadeira do pau do sebo. O Judas desse ano será o ex-governador José Roberto Arruda, cassado e preso por envolvimento no esquema de propina do Distrito Federal.

“É um protesto contra essa política suja que estão fazendo no nosso país”, explicou um dos organizadores do evento, Carlos Arruda. Desde quarta-feira, o boneco em tamanho real está pendurado na Avenida Beira Rio, chamando atenção de quem passa pelo local. A funcionária pública Renata Correão, 25, estranhou o boneco quando passava pelo local. “Logo que vi o fiquei intrigada, depois lembrei que estamos na Semana Santa e imaginei que seria o Judas”, disse.

O ritual

Malhação de Judas ou Queima de Judas é uma tradição vigente em diversas comunidades católicas e ortodoxas que foi introduzida na América Latina pelos espanhóis e portugueses. É também realizada em diversos outros países, sempre no Sábado de Aleluia, simbolizando a morte de Judas Iscariotes.

Consiste em surrar um boneco do tamanho de um homem, forrado de serragem, trapos e jornal, pelas ruas de um bairro e atear fogo, normalmente ao meio dia.

Cada país realiza a tradição de um modo, alguns queimam os boneco em frente a cemitérios ou perto de igrejas. No Brasil é comum enfeitar o boneco com máscaras ou placas com o nome de políticos, técnicos de futebol ou mesmo personalidades não tão bem aceitas pelo povo.

Algumas cidades fazem da Malhação de Judas uma atração turística, como a cidade paulista de Itu. Famosa por seus objetos de tamanhos avantajados, os moradores da cidade aumentam o tamanho do boneco a cada ano, mas com um diferencial, no lugar de atearem fogo, é usando até mesmo dinamite, costuma-se chamar o Estouro de Judas.

Nenhum comentário:

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Tecnologia do Blogger.