Pesquisa Vox Populi confirma vantagem de Maranhão e, claro, o desejo do Correio em atestá-la

Pesquisa Vox Populi, publicada no Jornal Correio da Paraíba (edição de domingo), traz o governador José Maranhão (PMDB) com 44% da intenção de votos contra 32% dados ao prefeito Ricardo Coutinho (PSB). O senador Cícero Lucena (PSDB) aparece com 8%. Brancos e nulos somam 7% e indecisos 9%.

Maranhão é o único que cresce quatro pontos em relação à pesquisa Consult, publicada pelo próprio Correio há apenas dez dias.

Colhida entre os dias 5 e 8 de março, a pesquisa Vox Populi foi realizada cinco dias depois da pesquisa Consult, realizada entre os dias 25 e 28 de fevereiro. São cinco dias de diferença entre o último dia da Consult, onde Maranhão aparece com 40%, com o primeiro dia Vox Populi. A diferença de publicação de uma para outra é de uma semana e três dias.
É a primeira vez que um Sistema de Comunicação na Paraíba recorre, fora do período eleitoral, a dois institutos em menos de uma semana para divulgar pesquisa sobre a mesma coisa. O que revela, nada sutilmente, o desejo do Correio em reafirmar essa vantagem.

Especialmente, antes que o prefeito Ricardo Coutinho (PSB) deixe o cargo.

Porque no caso da Consult a liderança de Maranhão ficou, digamos assim, anuviada. Primeiro porque houve confusão com vazamento de números por apresentadores da própria Correio, dando liderança a Ricardo Coutinho. Mas depois, e principalmente, porque, no caso da Consult, a soma do voto das oposições ultrapassava o índice do governador.

Mas a Vox Populi derruba essa tese: Maranhão é líder de todo jeito. É o que Correio da Paraíba que quer assim.

Luís Tôrres

Nenhum comentário:

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Tecnologia do Blogger.