Ibiara e Emas podem receber recursos do governo para implantação de bibliotecas

O Ministério da Cultura divulgou ontem a lista dos municípios habilitados e inabilitados para modernizar as bibliotecas públicas em cidades com até 20 mil habitantes. Na Paraíba, 13 municípios foram habilitados e poderão receber do governo federal R$ 442 mil para equipar as unidades. Do total de propostas inscritas, 453 foram habilitadas e apenas 100 serão selecionadas em todo o país. A seleção final está prevista para o próximo mês.

Caso as cidades habilitadas na Paraíba forem selecionadas, elas vão receber o prêmio pela Fundação Biblioteca Nacional (FBN). Os inabilitados no Estado, que foram 16 municípios, têm um prazo de cinco dias para encaminhar recurso para o Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas da FBN. As propostas encaminhadas foram voltadas para o aprimoramento da gestão das bibliotecas e dos eixos do Plano Nacional do Livro e Leitura, com o objetivo de fortalecer o estímulo e o fomento à leitura no Brasil.

Da relação dos municípios habilitados na Paraíba estão Brejo dos Santos, Cachoeira dos Índios, Emas, Gado Bravo, Ibiara, Monte Horebe, Nova Floresta, Pedra Lavrada, Poço de José de Moura, São Miguel de Taipu, Sumé, Taperoá e Umbuzeiro. Os selecionados vão poder modernizar as bibliotecas com a premiação de um kit, no valor de R$ 34 mil, composto por um acervo de no mínimo mil exemplares; estantes, prateleiras, cadeiras, mesas, circuladores de ar, pufes e quadro de aviso.

Já Aguiar, Araçagi, Bonito de Santa Fé, Boqueirão, Borborema, Cabaceiras, Condado, Curral de Cima, Marizópolis, Nazarezinho, Remígio, Santana de Mangueira, Santana dos Garrotes, São José de Piranhas, São Mamede e Sertãozinho não foram habilitados para modernizar as bibliotecas municipais.

A falta de documentos necessários no ato da inscrição comprometeram as cidades a não receber o kit de modernização.

Fonte: Jornal da Paraiba

Nenhum comentário:

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Tecnologia do Blogger.