Governo anuncia fim da greve do professores; volta as aulas acontece dia 5

Terminou na tarde desta terça-feira (30) a greve dos professores da rede estadual de ensino. A decisão foi tomada durante uma assembléia geral que ocorreu em João Pessoa. Após 30 dias de paralisação, a categoria encerrou o movimento e aceitou o reajuste de 7,86% concedido pelo Governo do Estado, através de medida provisória assinada pelo governador José Maranhão, a ser publicada no Diário Oficial do Estado.

Com o fim da greve, as escolas voltam a funcionar normalmente na próxima segunda-feira (5). O calendário de reposição das aulas será definido em comum acordo com o sindicato da categoria e a Secretaria de Estado da Educação e Cultura (SEEC).

O índice será retroativo a janeiro. Além disso, os professores irão receber 5% de aumento salarial a cada mudança de classe. Ou seja, o percentual será aplicado após a conclusão de cursos de licenciatura, especialização, mestrado e doutorado por parte do docente.

Além disso, o governo baixou duas portarias oferecendo cursos de qualificação para os profissionais através da rede estadual de ensino e outros benefícios aplicados de acordo com a carreira no magistério.

O secretário explicou que os docentes reivindicavam uma equiparação de salários com o piso nacional. No entanto, o Ministério da Educação ainda não havia definido o índice. Foi preciso que o MEC recorresse à Advocacia Geral da União (AGU), que indicou o percentual de 7,86%. Sales ressaltou ainda o interesse do governo em colocar um fim no movimento que estava prejudicando mais de 350 mil alunos.

Para Antonio Arruda, o reajuste de 7,86% concedido aos professores pelo Governo do Estado é visto pela categoria como uma conquista. “Avaliamos esse movimento como vitorioso”, enfatizou

Assessoria

Um comentário:

  1. Sempre que posso visito o seu blog e outros sites.
    Um que me deixa sempre atualizado é o http://www.obeabadosertao.com.br

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Tecnologia do Blogger.