SANTANA DOS GARROTES: Cabo da PM é acusado de tortura; vítima está grave no Targino

O cabo da Polícia Militar Manoel Ferreira Dias, conhecido por “Manoelzinho” está sendo acusado de torturar um homem dentro da cadeia pública da cidade de Santana dos Garrotes, no Vale do Piancó. Adailton Cirino, de 34 anos está internado em estado grave no Hospital Antônio Targino, em Campina Grande, com a suspeita de ficar paraplégico.

No final da tarde de terça-feira, 12, o delegado Ivaldo Dias, da Gerência Regional de Itaporanga tomou conhecimento do fato, instaurou inquérito policial e ouviu a mãe de Adailton, Terezinha Vito Cirino que denunciou a tortura e testemunhas.

A instauração do procedimento policial foi possível após a denúncia de Terezinha ao ouvidor da Secretaria da Segurança e Defesa Social, Mário Júnior. Ela contou que na tarde de domingo, 10, seu filho se envolveu numa briga com outros rapazes no centro de Santana dos Garrotes sendo preso pelo cabo Manoelzinho. Revelou ainda que no dia seguinte foi à cadeia levar a comida para o filho, sendo impedida por “Manoelzinho” que derramou a comida.

Naquele momento, disse, Adailton começou a urinar sangue, sendo levado para o posto de saúde da cidade. O médico conhecido por Geneton que atendeu o jovem, teria dito “isso não se faz nem com um animal” e determinou a imediata transferência para o Hospital Antônio Targino.

Segundo a denúncia, Adailton teria sido levado para a cadeia pública pelo sargento Manoelzinho, amarrado numa grade da cela e espancado o jovem com um cacete. Tudo foi assistido pelo sargento Jean e um cabo conhecido por Calango.

Após tomar conhecimento da denúncia de Terezinha Cirino, o ouvidor da Secretaria da Segurança oficiou o caso, através de ofício ao secretário da Segurança e Defesa Social, Gustavo Gominho e também para o delegado regional de Polícia Civil, de Itaporanga, Ivaldo Dias.

Dias disse que vai enviar ofício a comandante da Companhia da PM de Itaporanga, capitão Kelma Simone, para ouvir o cabo “Manoelzinho”, acusado de tortura e ainda o sargento Antônio Gean de Araújo e o cabo José Ivanildo da Silva, conhecido por ‘Calango”, por omissão.

Enquanto isso, o tenente-coronel José Carlos, comandante do 3º Batalhão da PM, já determinou o imediato recolhimento do cabo e ainda que a capitão Kelma Simone tome todas as providências, inicialmente ouvindo a senhora Terezinha Cirino, as pessoas envolvidas na briga que culminou com a prisão de Adailton.

“A Polícia Militar não compactua com a violência e se a denúncia ficar comprovada o cabo será punido na forma da Lei”, salientou o tenente-coronel Carlos. Ele disse ainda que vai comunicar o caso ao comandante geral da PM.

Prova de que a indisciplina na PM é combatida em menos de uma semana dois militares, inclusive um deles pertencente ao 3º BPM foram expulsos dos quadros da Corporação.

Cardoso Filho
WSCOM Online

Nenhum comentário:

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Tecnologia do Blogger.