Chuvas caida em Santana dos Garrotes na noite dessa segunda-feira causa pânico na população

OBlogdePiancó

A chuva que caiu sobre a cidade de Santana dos Garrotes, Vale do Piancó, na noite dessa segunda-feira (27), veio acompanhada de raios e trovões e muito vento. Uma chuva atípica que causou pânico em toda a população. Populares que se encontravam na praça principal fazendo a festa do carnaval se recolheram, bem como os demais cidadãos, em busca de abrigo e com medo da intensidade de raios que clareavam a cidade.
 
A nossa Redação buscou saber quantos milímetros choveu na cidade, mas até o momento não foi possível obter esses resultados.

As informações dão conta de que em todo o Vale do Piancó, choveu. Em algumas cidades chuvas suaves e em outras, chuvas com grande intensidade de ventos, raios e trovões.

Segundo o Inpe cerca de 70 milhões de raios atingem o País todos os anos, com uma média de duas ou três descargas elétricas por segundo.

Zonas rurais 

No Brasil, a maior parte dos acidentes com vítimas ocorre em zonas rurais, quando os raios atingem pessoas que estão em áreas descampadas.

Cuidados

Segundo o Inpe, cobrir espelhos quando começa a trovejar é um mito que tem origem muito antiga, mas sem fundamento. No Império, os espelhos eram grandes, os raios refletiam e tinha-se a impressão que vinham do espelho. Quanto o falar ao celular ou telefone, segundo o meteorologista Osmar Pinto Júnior, quando fora de casa não representa perigo.

Agora, dentro de casa, não se deve falar ao celular ligado no carregador. Em dias de muita chuva, deve-se falar com telefone sem fio ou celular desligado da tomada. No telefone fixo, com fio, ligado a rede elétrica, o raio que cai aumenta a corrente nos fios da rede elétrica e essa corrente chega na tomada da sua casa, vai pelos fios do telefone e pode chegar no usuário.

População pede Corpo de Bombeiros e Defesa Civil para a cidade de Piancó


OBlogdePiancó

A população do Município de Piancó, no Alto Sertão, pede há vários anos, a instalação de uma Companhia do Corpo de Bombeiros Militar na cidade. Além dos Bombeiros a população também faz ver a necessidade de uma Equipe preparada para as situações de desastres ambientais (Defesa Civil Municipal).

Contar com a sorte pra apagar incêndios é comum na Brasil. Segundo um estudo do Ministério da Ciência e Tecnologia, em parceria com o Instituto de Pesquisas Tecnológicas de São Paulo (IPT), apenas 14% dos 5570 municípios do país têm bombeiros. “Nós temos aproximadamente 4,8 mil cidades sem bombeiros. A situação é muito, muito crítica”, afirma o pesquisador do IPT José Carlos Tomina.

Segundo o estudo do governo federal, acontecem, em média, 200 mil incêndios por ano no Brasil. São mais de 500 por dia. Na Paraíba, são poucas as  cidades do estado, que têm bombeiros. E se acontecer um incêndio em um prédio, vai faltar um equipamento importante: a Corporação.

A Defesa Civil faz o monitoramento nas áreas de risco.  Na Paraíba, o Governo estadual tem a Defesa civil, que através de um sistema integrado  realiza o monitoramento de todas as localidades do Estado,  para acompanhar as precipitações climáticas  e as áreas que apresentam maiores riscos de eventos adversos.

A Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil vem incentivando, em parceria com os Estados, a implantação de órgãos municipais de proteção e defesa civil responsáveis pela execução, coordenação e mobilização de todas as ações de proteção e defesa civil no município.

É de grande importância a criação de um órgão municipal específico que trate da gestão de risco e da gestão do desastre, porque é no município que os desastres acontecem e a ajuda externa normalmente demora a chegar.

É necessário que a população esteja organizada, preparada e orientada sobre o que fazer e como fazer.


Prefeitura de Piancó retira toneladas de entulho


Prefeitura de Piancó retira toneladas de entulho
ValeNewsPB

O secretário de Infraestrutura de Piancó Sergio Lacerda, informou que, continua retirando toneladas de entulhos das ruas da cidade. Segundo Lacerda, o serviço ocorre desde os primeiros dias de janeiro. “É um esforço grande que estamos fazendo, já retiramos entulho de praticamente todos os bairros, em quase todas as vendidas e ruas da cidade, haviam enormes quantidades de entulhos e o pior nas calçadas”. Disse Sergio.

Outro grave problema, é que a frota de carros da secretaria praticamente não existe. Todos os veículos estavam em péssimas condições de uso. Assim mesmo, encontramos uma maneira de trabalhar, já que, o prefeito Daniel determinou o máximo empenho possível no setor.

Ainda temos muito que fazer e mesmo durante o carnaval, estamos trabalhando. Nossa meta é deixar as proximidades das casas e repartições públicas em condições de construir calçadas. “Estamos fazendo nossa parte” finalizou Sergio Lacerda.


Imagem Peregrina de Nossa Senhora Aparecida está em Nova Olinda

PASCOM Paroquial - Zé Filho

A Paróquia de Nova Olinda acolhe a imagem peregrina de Nossa Senhora Aparecida dentro da programação do Projeto Rota 300 anos. A recepção na cidade se deu às 10:30 horas da manhã deste Domingo (26) no Posto na entrada da cidade. A imagem veio da cidade de Manaíra e foi entregue pelo Frei Celso e centenas de paroquianos que adentraram Nova Olinda em uma grande e bela carreata.

A emoção tomou conta dos fiéis devotos ao receberem a imagem da Padroeira do Brasil. O Pe. João Romão (Pároco local) saudou a todos os presentes, realizou aspersão e motivou todos a seguirem em caminhada que percorreu algumas ruas da cidade chegando à Igreja Matriz momento em que foi celebrada Santa Missa de abertura da Semana de peregrinação na Paróquia.

A Santa Missa foi presidida pelo Pe. João Romão e concelebrada pelo Frei Celso. O mesmo ao realizar a pregação enfatizou que Deus nunca esquece de nenhum dos seus filhos, tendo amor incondicional e tendo realizado a libertação dos oprimidos bem como a missão de Nossa Senhora como Mãe de Jesus. O mesmo ao comentar o Evangelho próprio do dia disse que não podemos servir a dois senhores, devemos sim, termos Deus como o maior objetivo do nosso coração e admiração.








































Ao final os visitantes foram acolhidos com um almoço oferecido pela Paróquia Nossa Senhora dos Remédios.


A imagem permanecerá durante uma semana visitando as diversas comunidades que compõem a Paróquia.

Chuvas tiram açudes da região de Coremas do volume morto após anos de seca extrema

Diário do Sertão

As chuvas continuam banhando o Sertão paraibano. Em algumas áreas com mais intensidade e frequência. Em outras, menos. Mas suficientes para amenizar os impactos da seca, principalmente quando os reservatórios que estavam quase secos tomam essa água e saem da situação crítica.


Foi o que aconteceu com o açude Estevam Marinho, em Coremas, que já saiu do volume morto. Entre os dias 11 e 25 de fevereiro, o manancial teve recarga de mais de dois milhões de metros cúbicos de água. Hoje o seu volume é de 16.171 017,00 m³.
A barragem do açude Capivara, na cidade de Uiraúna, também começou a receber sua primeira recarga de água com as chuvas que caíram na região de Cajazeiras. Segundo informações da Cagepa, a barragem conseguiu acumular 49 centímetros em seu volume total. 

Sousa – As chuvas registradas nos primeiros dois meses de 2017 na cidade de Sousa já superam os índices pluviométricos do mesmo período no ano passado. O panorama positivo para as chuvas tem motivado agricultores a prepararem os roçados confiantes numa quadra invernosa mais regular, principalmente com a chegada das águas de março, historicamente o mês com maior pluviosidade na região. Mas apesar dos bons índices pluviométricos registrados em Sousa, persiste a preocupação com a recuperação hídrica dos açudes responsáveis pelo abastecimento de água de várias cidades da região.

Cajazeiras e Coremas – O volume atual de mananciais como Engenheiro Avidos (Boqueirão de Piranhas) e Lagoa do Arroz, em Cajazeiras, além de Coremas-Mãe D’água, em Coremas, ainda permanece praticamente nos mesmos patamares do início do ano.



Assaltantes abandonam moto, roupas, dinheiro e revolver após ação, em Santana dos Garrotes

Diamante Online
Uma ação rápida do Destacamento Policial de Santana dos Garrotes, resultou na apreensão de vários objetos abandonados por dois assaltantes, que haviam acabado de praticar uma ação criminosa contra um Posto de Combustível, no centro daquela cidade.
De acordo com o Sargento Passos, que comanda o DP local, a dupla foi perseguida por vários quilômetros após terem efetuado um assalto a mão armada na cidade, e quando os meliantes não encontraram saída, e resolveram abandonar tudo, para não serem pegos. “Encontramos a motocicleta, que por sinal tem placa da cidade de São José de Caiana, roupas, luvas, celulares, além do dinheiro e a arma utilizada no assalto”, comentou Passos.
Com a moto apreendida e todo o material recolhido à Delegacia de Polícia Civil da cidade de Itaporanga, foi possível chegar ao seu proprietário, já que a mesma não possui registro de roubo, porém, a pessoa identificada como dono da moto, informou que vendeu o veículo há mais de dois anos a um amigo e se comprometeu a prestar depoimento ao Delegado no início da semana.

A Guarnição santanense contou com o apoio dos policiais militares dos Destacamentos de Nova Olinda, Pedra Branca e Itaporanga.
Até o fechamento desta matéria, ninguém havia sido preso.


Padre Djacy Brasileiro visita presidente do TJPB e agradece adesão à Campanha Solidária

Assessoria 
Na manhã desta sexta-feira (24), o presidente do Tribunal de Justiça da Paraíba, desembargador Joás de Brito Pereira Filho, recebeu a visita de cortesia do padre Djacy Brasileiro, criador da Campanha Solidária, a qual o TJPB aderiu. O padre veio agradecer, pessoalmente, ao presidente pelo “Tribunal Solidário”, que disponibilizou nove pontos de arrecadação em Fóruns do Estado, para ajudar os habitantes do Vale do Piancó, vitimados pelos efeitos da seca.

Para o presidente, foi uma grande satisfação receber um homem que luta pelo povo. “Considero toda campanha de doação e amor ao próximo bem-vinda, e é gratificante engajar os servidores a esse propósito”, observou o desembargador.
“A campanha tem o objetivo de socorrer aos irmãos do Vale do Piancó. A maior parte da população vive do bolsa-família, que infelizmente, perdeu o poder de compra. São aproximadamente 100 mil habitantes vivendo sem dignidade, que precisamos amenizar a dor”, afirmou o padre Djacy.
Além do TJPB, o sacerdote buscou a adesão de outras instituições públicas e paróquias, e só no último final de semana foram arrecadadas 800 cestas, aproximadamente 8.000 quilos de alimentos.
O coordenador da campanha, juiz Ricardo Freitas, informou que os pontos de arrecadação estão localizados na sede do TJPB, Fóruns Cível, Criminal e Regional de Mangabeira (Capital), Bayeux, Santa Rita, Cabedelo, Campina Grande e Patos.
“Os servidores, magistrados, familiares e jurisdicionados que queiram contribuir é só deixar a doação em um desses pontos. No dia 15 de março vamos iniciar o recolhimento do material para entregar ao padre Djacy, responsável pela distribuição”, destacou o magistrado.
De acordo com o religioso, a previsão é que os itens arrecadados sejam distribuídos no final do mês de março.

Ex-prefeitos de Catingueira e Olho D´Água são investigados pelo MPF

ClickPB
O Ministério Público Federal (MPF) abriu inquéritos civis contra dois prefeitos e oito ex-gestores em 10 municípios da Paraíba para apurar denúncias de irregularidades no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e desvios de verbas da Saúde, Educação, do Ministério do Turismo. Investigações acontecem em Maturéia, São José do Bonfim, Patos, Pilar, Catingueira, Nova Floresta, Cachoeira dos Índios, Olho D' água, São Vicente do Seridó e São José de Princesa.
De acordo com o MPF, os inquéritos civis envolvem os ex-prefeitos José Pereira de Freitas (Maturéia) e Rosalba Gomes (São José do Bonfim), bem como o ex-gestores dos demais municípios vão ser ainda notificados para apresentar defesas.
Olho Dagua
O MPF converteu a Notícia de Fato em Inquérito Civil com o objetivo de apurar possíveis irregularidades praticadas pela Prefeitura Municipal Olho Dágua, na aplicação dos recursos provenientes do Convênio N° 490/2009 (SIAFI N° 703738), celebrado entre o município e o Ministério do Turismo.
Catingueira
O procurador da República Tiago Misael abriu Inquérito Civil para apurar as denúncias de suposto desvio desvio de verbas públicas no Município de Catingueira, no Sertão. Recursos e objetos que deveriam ser destinados ao Samu estariam sendo utilizados na compra e reforma de um Sítio na comunidade de Torrões que seria de propriedade de um secretário municipal.

Presidente do TCE-PB aceita Convite de Professor de Direito do Vale do Piancó e profere Aula Magna no Auditório das FIP


Presidente do TCE-PB aceita Convite de Professor de Direito do Vale do Piancó e profere Aula Magna no Auditório das FIP
Fonte Ascom

Em noite bastante prestigiada pela comunidade acadêmica e por vários setores da sociedade civil ocorreu a Aula Magna ministrada pelo Presidente do Tribunal de Contas, Dr. André Carlo, cuja tradição ocorre no início das atividades.

No “site” oficial do TCE-PB consta a notifica informarmos que o Presidente aceitou convite do Professor Francisco de Assis de Remigio II, que, também, atua como advogado no Vale do Piancó e é Conselheiro Estadual pela OAB-PB.

O Presidente do TCE-PB abordou o tema “O papel dos Tribunais de Contas no Controle Social” para uma plateia de mais de 500 estudantes que lotaram os assentos do Ginásio e também estimulou a utilização de aplicativos de celular para aproximar o cidadão da Corte de Contas.

O convite formal para proferir a “Aula Magna” de abertura do semestre letivo das Faculdades FIP foi formulado pelo professor Francisco de Assis Remígio. Ele justificou que já é uma tradição da Faculdade a promoção dessa atividade acadêmica, que sempre acontece na terceira semana do mês de fevereiro, após a reunião do colegiado do curso. Para o professor André, essa será mais uma oportunidade para levar ao meio acadêmico a importância das cortes de contas, que representam o Estado na defesa dos recursos da sociedade.


Ventos fortes provocam prejuízos em Catingueira

CatingueiraOnline
A população na cidade de Catingueira foi surpreendida com uma forte ventania na noite desta sexta-feira, dia 24 de fevereiro.
O temporal chegou a cidade por volta das 19hs e durou pouco tempo mais foi suficiente para assustar muitas pessoas. Raios também foram vistos e trovões ouvidos.
Várias árvores foram derrubadas, casas destelhadas e um comerciante viu todas as cadeiras e mesas de seu bar serem levadas pelo vento. Parte da parede do estádio municipal de futebol não resistiu a força dos ventos e também foi ao chão.
Em alguns momentos, chegou a faltar energia na cidade e os prejuízos ainda estão sendo calculados. A chuva durou muitos minutos e logo deixou a cidade.

Banda Aí Pode, anima Bloco "Damassa", em Santana dos Garrotes

Fotos: Paulo fotos

Com muita animação, o bloco “Damassa” deu início a sua programação de carnaval na tarde deste sábado, 25. A concentração ocorreu no Mercado Público, no centro de Santana dos Garrotes.














Os foliões foram fantasiados e, claro, com muitos entusiasmos e animação.

O som foi por conta da banda “Aí Pode”.


O bloco irá realizar nesta segunda-feira, 27, outro evento que reunirá os foliões.

Fechar[x]