Prefeito de Santana dos Garrotes foi o único do Vale do Piancó que não renovou convênio para transporte de estudantes

Com uma extensa e bem habitada área rural, inclusive com povoações e distritos, o município de Santana dos Garrotes tem centenas de estudantes da rede estadual de ensino que moram distantes da cidade, ou seja, residem a quilômetros da sala de aula.
                
No entanto, o prefeito Élio Ribeiro (PT) não renovou o convênio com o Governo do Estado para que a Prefeitura transportasse os alunos da rede estadual, que terminaram penalizados. Ele foi o único gestor municipal do Vale que não celebrou a parceria, conforme informações da gestão escolar do estado.

                
O recurso repassado pelo estado ao município para o transporte escolar seria de 141 mil reais para todo o ano letivo, mas o gestor alegou que o dinheiro era insuficiente e não aderiu ao convênio, prejudicando centenas de jovens, muitos dos quais estão perdendo aulas e outros se arriscando nas estradas de motos, bicicletas ou transporte pago.
                
Com a recusa do prefeito ao convênio, o governo estadual poderia ter buscado alternativa para transportar seus estudantes rurais, a exemplo de fechar uma parceria com os conselhos escolares dos próprios estabelecimentos de ensino para a contratação do carros, o que já começou a ser feito, conforme o governo, mas houve um atraso na solução do problema, porque, segundo fontes do governo, o prefeito demorou a dizer que não queria o convênio.
                
No ano passado, o gestor municipal chegou a firmar a parceria, mas só realizou o transporte dos alunos depois que o estado repassou o recurso, e, como houve atraso no repasse, os estudantes só começaram a ser transportados no segundo semestre. “No ano letivo de 2015, os estudantes do distrito de Pitombeira de Dentro só começaram a ser transportados em julho, perderam um semestre inteiro e certamente tiveram defasagem na aprendizagem, e este ano o problema se repete, já estamos em abril e nada de transporte”, lamentou o vereador Neto Pinto.

www.folhadovali.com.br
Tecnologia do Blogger.