Diamante sediou maior plenária sobre território rural do Vale do Piancó

A cidade de Diamante, sediou na terça-feira, 05/04, a plenária do Colegiado Territorial Rural do Vale do Piancó.
O evento, que aconteceu na sede da Secretaria de Educação do Município, foi coordenado pelo Núcleo de Extensão em Desenvolvimento Territorial (Nedet) da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), campus de Pombal, CODETER, CMDRS de Diamante e Agentes de Desenvolvimento Municipal de Diamante.




Segundo a Prefeita Marcília Mangueira, foi um evento de grande importância para o Município e para os 19 municípios do Vale do Piancó. No evento ela agradeceu ao empenho da equipe do CMDRS e Agentes de Desenvolvimento em está sempre buscando programas, projetos e ações para a melhoria de vida do povo da Zona Rural.
Jose Venâncio, presidente do CMDRS e Agente de Desenvolvimento, usando a palavra, agradeceu a presença de todos e anunciou que o município de Diamante firmou parceria com o SENAR e SEBRAE para oferecer as seguintes capacitações nas Comunidades Rurais:
1 - CURSO DE CAPACITAÇÃO EM ELABORAÇÃO DE PROJETOS PARA CAPTAÇÃO DE RECURSOS para os LIDERES COMUNITARIOS DO CMDRS E FUNCIONARIOS DA SECRETARIA DE AGRICULTRURA;
2 - CURSO DE CONSTRUÇÃO DE BARRAGEM SUBTERRANEA, JÁ TEMOS UMA TURMA FORMADA EM CAFUNDO PARA OS DIAS 15/16/ E 17 DE ABRIL, A PREFEITA AUTORIZOU A CONTRAPARTIDA DA PREFEITURA E UMA LONA E A RETRO ABASTECIDA COM O OPERADOR PRA PARTICIPAR DO CURSO;
3 – CULTIVO DE PALMA ADENSADA;
4 – CULTIVO DO ARROZ VERMELHO; - MATA DE OITIS.
5 – CULTIVO DO SORGO;
6 – ADMINISTRAÇÃO DE EMPREENDIMENTOS COMUNITARIOS;
7– INFORMATICA BASICA; NAS COMUNIDADES POLOS: PORÇOES, ENGENHO VELHO, QUILOMBOLA DE BARRA DE OITIS, MATA DE OITIS, VARZEA NOVA, VAZANTE, POMBINHO, CABANO, SABONETE E LAMPIAO.
8 – APLICAÇÃO DE VACINAS E MEDICAMENTOS INJETAVEIS EM BOVINOS;
9- CAPTURA E RELOCAÇÃO EDE ENXAMES;
10– CRIAÇÃO DE ABELHAS PARA A PRODUÇÃO DE MEL;
11 – CONSERVAÇÃO DE FORRAGEM PELO METO DE ENSILAGEM;
12 – ORDENHA MANUAL;
13 – PRODUÇÃO DE FRANGO E OVOS CAIPIRA;
14 – ARTE CULINARIA (DOCE E SALGADOS);
15 – PINTURA EM TECIDO;
16 – CURSO DE CORTE E COSTURA;
17 – CURSO DE BOVINOCULTURA DE LEITE;
18 – SANIDASDE E MANEJO REPRODUTIVO DE OVINOS E CAPRINOS.
19– ASSOCIATIVISMO RURAL.
20– OPERAÇÃO E MANUTENÇAO DE MAQUINAS AGRICOLAS
Aluízio Delfino, Secretario do CMDRS, da Associação Quilombola de Barra de Oitis e Diretor da Escola Quilombola de Barra de Oitis, destacou a importância do evento para o Vale e faz um apelo aos demais prefeitos e prefeitas do Vale que de condições para os 5 membros de cada Município que compõe o colegiado para que eles não faltem as reuniões, em especial a Juventude Rural tem que esta participando destas atividades para fortalecer cada vez mais as associações rurais e evitar o êxodo rural.
Francisco Limeira Agente de Desenvolvimento, anunciou que Dia 18 de Abril, a Prefeita Marcília estará inaugurando a Sala do Emprrendedor de Diamante, em parceria com o SEBRAE, esta sala será o local onde abrangera todas as ações para os Empreendedores Urbanos e Rurais, também funcionará nessa Sala, a Sede do CMDRSU e um ponto de apoio ao CODETER e NEDET.
Ronaldo Nunes, Secretario de Agricultura de Santana de Mangueira e Coordenador do CODETER, falou da sua alegria em ver a Plenária tendo um bom rendimento e destacou o apoio da Equipe da Prefeitura de Diamante nas pessoas de: Marcília Mangueira, Claudiana Diniz, Geraldo Mendes, José Venâncio, Aluizio Delfino e Limeira.
Claudiana Diniz, Assessora da Secretaria de Educação, fez um apelo às mulheres rurais que participem das discussões do Comite Setorial De Mulheres, pois no MDA existem muitos recursos destinados para as mulheres rurais, juventude rural, povos quilombolas e assentados e para os agricultores em geral, basta que estejamos organizados no CODETER e nos CMDRS para acessar esses projetos.
De acordo com o Nedet, a plenária foi um sucesso, “tivemos apenas a participação de 25 membros do CODETER e representação de 15 Municípios, faltaram a plenária os Municípios de: Santa Ines, Conceição, Igaracy e Serra Grande. Pedimos a esses municípios que voltem a participar das plenárias sob pena de serem prejudicados”, disse o coordenador do NEDET.
Foi apresentada propostas para projetos de infraestrutura e serviços em territórios rurais (Proinf) deste ano, voltadas, especialmente, para grupos produtivos de mulheres e foi aprovado por unanimidade um Projeto de 120.000,00 para esse seguimento rural envolvendo as mulheres dos 19 Municípios.
A próxima plenária acontecera no município de Boa Ventura no dia 14 de Junho. A Prefeita Leonice Lopes esteve presente no evento e confirmou o seu apoio e Compromisso com o Território.
Para o NEDET o evento foi um sucesso em participação de grande numero de Mulheres rurais.
O Território Rural do Vale compreende 19 municípios e cada uma deles tem cinco membros titulares no colegiado territorial, perfazendo um total de 95 membros com direito a voto.

Fonte Assessoria

Tecnologia do Blogger.