Com menos de 20%, águas de Coremas estão sendo desviadas para irrigação no RN

As águas do açude de Coremas, que esta com pouco mais de 19% de capacidade de armazenamento, segundo o último levantamento da Agência Estadual de Gestão das Águas da Paraíba (Aesa), estão sendo utilizadas para irrigação em municípios do Rio Grande do Norte.

A constatação foi realizada pela Frente Parlamentar da Água durante uma audiência pública no sábado (28).

A audiência, realizada na Câmara Municipal de Pombal, levantou as preocupações da população e dos parlamentares com relação a utilização indevida da água para irrigações, já que o volume do açude é inferior a 20% e, mesmo com as chuvas, não tem recebido recarga.

O presidente da Frente Parlamentar, deputado Jeová Campos (PSB), informou ao Portal Correio que a situação é preocupante, já que a população vive dias de desabastecimento. O caso vai ser levado ao conhecimento da Agência Nacional das Águas (ANA), que gerencia a distribuição da água.

“Fizemos essa audiência e confirmamos a denúncia. Vários técnicos e lideranças falaram sobre a questão e ficamos preocupados com a situação, porque, se forem mantidos os níveis de hoje, vamos ter a necessidade de redefinir a distribuição da água para evitar uma calamidade nos municípios paraibanos que são abastecidos por Coremas”, afirmou Joevá Campos.

Segundo o deputado, uma audiência com a presença do diretor presidente da ANA, Vicente Andreu, esta marcada para o dia nove de abril, provavelmente no Plenário da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), onde a denúncia vai ser formalizada e será feito um pedido para que providências sejam tomadas.


Portal Correio
Tecnologia do Blogger.