Paredões de som, porte ilegal de arma e uso de drogas serão combatidos durante o carnaval de 2015 no Vale do Piancó

Representantes da justiça, ministério público, e diversos órgãos tais como Samu, Corpo de Bombeiros, Polícias Civil e Militar, além de um prefeito, e secretários, todos da microrregião do Vale do Piancó, estiveram reunidos no final da tarde desta quinta-feira (05) para traçar as principais metas a serem cumpridas no que se refere à segurança do carnaval de 2015.

Para o Promotor de justiça, Dr. Reinaldo Serpa, o Ministério Público de Itaporanga estará de olhos abertos e atentos para os acontecimentos que poderão ocorrer, ele participou da reunião ao lado do Juiz Antônio Eugênio que mencionou o momento como um marco na história da Segurança Pública da região, quebrando paradigmas ao juntar todos estes representantes em um só lugar, no intuito de combater a violência e ao mesmo tempo, garantir um período festivo com segurança e tranquilidade.

(Reunião para tratar sobre segurança no Vale)

Na ocasião, foi discutido diversos pontos de relevante importância, e um deles foram a precisão do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) em eventuais casos de acidentes, garantido médicos plantonistas para casos de alta complexidade, já que hoje a classe está com grande déficit e poderia neste período, não estar disponível para os atendimentos.
Durante a reunião, foi anunciado que as festividades em praça pública, custeadas pelas prefeituras no Vale do Piancó, somente acontecerão em Coremas, Piancó, Ibiara e Conceição, porém o período é de alerta nos 20 municípios da Área Integrada de Segurança, pelo fato das realizações de festas privadas que acontecem por toda a região.

Um dos participantes da reunião, o Delegado geral da 17ª Seccional Delegacia de Polícia Civil, Joáis Marques, falou sobre que durante o carnaval haverá um plantão centralizado na cidade de Itaporanga, porém toda a região estará coberta pelos serviços da Polícia Civil e que os mesmos farão um esforço concentrado focando a segurança neste período.

Por incrível que pareça, o único prefeito que esteve presente na reunião foi, Audiberg Alves, de Itaporanga.

Ele adiantou que a Prefeitura não realizará carnaval este ano, mais sabe que a cidade dispõe de vários blocos tradicionais, e os mesmos “brincam” os quatro dias, assim fazendo maior o seu interesse de estar presente na reunião, para tratar do assunto, segurança.

O Major Guedes, comandante do 13º Batalhão da Polícia Militar, inicialmente lamentou a ausência dos representantes das cidades de Coremas e Piancó na reunião. Ele disse que a Polícia Militar fará um trabalho árduo na escala 24 por 24 e que o maior problema será com paredões de som, já que durante o período é constante a perturbação de sossego com este tipo de equipamento.

O juiz Antônio Eugênio comentou sobre uma portaria existente na cidade de Conceição, que ao ligar paredões de som em vias públicas, os proprietários serão autuados e terão os equipamentos recolhidos. “Devemos criar um parâmetro em toda a região, para que esta cobrança seja realizada em todas as cidades, isso evitará muitos problemas”, pontuou o Eugênio. Ele ainda alertou sobre a questão do porte ilegal de armas, o uso de drogas e entorpecentes, além do consumismo do álcool pelos menores de idade. 

Usando a palavra, o promotor Reinaldo Serpa disse que os equipamentos de som deverão ter autorizações da Sudema, e que os mesmos também devem atender as normas legais. Questionado sobre os animais soltos em rodovias nesta região, o promotor disse que entrará em contato com a Polícia Rodoviária Federal para tentar fazer o recolhimento dos mesmos, “só assim os riscos de acidentes serão minimizados, porém o consumo do Álcool é o maior causador destes eventos”.    

Também estiveram presentes, representantes do 4º Batalhão de Bombeiros Militar de Patos, bem como os Secretários de Eventos das cidades de Conceição e Ibiara, além do Gerente do Sistema Correio do Vale do Piancó, Arliston Jerônimo e Joaquim Franklin Diretor Executivo do Portal Vale News PB, o qual reproduziu as três ultimas imagens desta reportagem. 


DiamanteOnline
Tecnologia do Blogger.