ALERTA!!! Açude de Coremas em estado crítico

A situação agora é realmente preocupante, a seca que afeta a região Nordeste desde 2011 poderá chegar a uma situação extrema caso o inverno não se configure este ano.
 
Na Paraíba, por exemplo, quase todos os reservatórios estão secos, quando não, somente com 30% da capacidade de armazenamento de água.
 
Um exemplo claro constatado pela equipe do www.marcelinoneto.com no último domingo (25), em visita a cidade de Coremas foi a realidade atual do Açude Estevão Marinho, principal responsável pelo abastecimento de Pombal e outros municípios da região.

 
Pelos dados oficiais repassados com exclusividade a nossa reportagem o manancial hídrico mais importante do Sertão conta com apenas 20% de sua capacidade máxima, ou seja, um quinto de água disponível.
 
Segundo informações da batimetria, só temos mais 7,00m para atingir a cota do volume morto, que é aquele abaixo do volume útil e não é usado para consumo. 
 
A realidade torna-se muito preocupante para todos que dependem da água do açude.
 
Se não chover este ano para amenizar os efeitos cíclicos que se abate sobre a região como a pior seca dos últimos 30 anos, entre janeiro a maio, a situação ficará gravíssima.
 
A última vez que o importante açude sangrou foi no ano de 2008.
 
 
Marcelino Neto
Fechar [x]