Presidente estadual do PSB, Edvaldo Rosas anuncia adesão do prefeito de Pedra Branca a reeleição do governador RC

A lista de prefeitos que aderiram ao projeto de reeleição do governador Ricardo Coutinho (PSB) cresceu ainda mais nesta quinta-feira (28) e entre os novos aliados constam com prefeito do PR do Vale do Piancó. O anúncio foi feito pelo presidente estadual do PSB, Edvaldo Rosas, durante entrevista.
Edvaldo Rosas informou que o prefeito de Pedra Branca, Allan Feliphe Bastos, que é do PR e segundo Rosas a adesão foi anunciada nesta quinta-feira, 28.

EDITAL: Sindicato dos Funcionários em Educação do Município de Piancó e Região convoca associados para eleição


 

A Presidente do SINDIFEMP- Sindicato dos Funcionários em Educação do Município de Piancó e Região, Alcir Lacerda, convoca todos os associados para participar das eleições para renovação da Diretoria e do Conselho Fiscal, conforme determina o estatuto da entidade, no dia 31 de março de 2013, no horário das 08:00 às 17:00 horas, sendo colocada urna fixa na sede da entidade e urnas itinerantes nos municípios de Nova Olinda e Santana dos Garrotes.

Em Conceição: Mulher aborta em banheiro de hospital em seguida dar descarga e vai embora

Uma mulher identificada apenas por Jaqueline, moradora da comunidade rural do Vidéo, Município de Conceição, teria ido nesta quarta-feira ao Hospital Caçula Leite situado naquele Município, para fazer uma consulta médica.

De acordo com informações, Jaqueline teria passado mal onde abordou um feto no banheiro do hospital e sem seguida deu a descarga.

Segundo relatos, após cometer o crime, ele havia voltado ao banheiro para confirmar o fato e transpareceu estar tranquila.

Promotorias que atuam no Vale do Piancó passam a ter vigilância armada, eles ainda farão cursos de direção defensiva, tiro e primeiros-socorros avançados


Doze Promotorias de Justiça, a partir desta sexta-feira (1º), passam a ter vigilância armada durante o horário de expediente e o monitoramento eletrônico a partir das 13h.

A mudança faz parte do projeto 'Promotoria Segura', desenvolvido pelo Comitê de Políticas de Segurança Institucional (Comitê Gestor de Segurança – CGS) da instituição.

Na manhã desta quarta-feira (27), 34 promotores de Justiça das 12 promotorias contempladas foram reunidos no auditório da Sede das Promotorias Especializadas de João Pessoa, para conhecer detalhes do projeto e seu funcionamento, além de receberem informações sobre a operacionalização do novo esquema de segurança.

Homem acusado de pistolagem no Vale do Piancó foi preso em Brasília


João Pedro da Silva, conhecido como João de Pedrinho, que é do sítio Tabuleiro, município de Itaporanga, mas há alguns anos está fora da Paraíba, foi preso na tarde dessa terça-feira, 26, pela Polícia de Ceilândia, cidade satélite de Brasília.

Conforme o delegado regional, Glêberson Fernandes, o homem responde a oito processos na comarca de Itaporanga e tem três mandados de prisão em aberto, dois deles por homicídio e outro por tráfico de drogas.

Cabo deixa destacamento de Nova Olinda, onde fez um bom trabalho policial

O cabo Genário(foto), que comandou o destacamento de Nova Olinda por quase dois anos e meio, deixou o município e agora está atuando em Santana dos Garrotes, onde pretende continuar seu bom trabalho policial.

Durante o tempo que passou em Nova Olinda, o cabo fez diversas prisões e manteve a ordem no município. Uma de suas ações mais destacadas foi a prisão do cantor Vicente Nery, da banda Cheiro de Menina, por desacato, quando o artista fazia um show na cidade.

Três meses de atraso em Igaracy: Prefeitura arrebenta funcionários e quebra comércio

Com três meses de salários atrasados (outubro, novembro e dezembro), os funcionários da Prefeitura vivem momentos de dificuldades e aflição. Devendo no comércio e sem a expectativa de receberem seus salários, os servidores estão desesperados, e questionam: para onde foram os recursos destinados ao pagamento de um trimestre inteiro do funcionalismo municipal?

Todos sabem a resposta, mas preferem sofrer calados e acreditar que o sindicato que representa os trabalhadores municipais tenha força para conseguir alguma coisa e rápido em função das privações financeiras por que passam os servidores: sem pagar as contas, eles não têm o crédito renovado e não podem comprar.

Jornalista estreia programa de variedades neste domingo na rádio Correio de Itaporanga

Um programa diversificado, com foco para a informação, a cultura, a história, a realidade e os temas cotidianos de Itaporanga e região. Um programa plural e interativo, onde a participação do ouvinte pelo telefone e pela internet será fundamental na construção do debate sobre arte, cidadania, saúde, educação, direitos e deveres sociais.

Será um espaço para os mais importantes temas e assuntos que envolvem a sociedade: destaque para a voz do empreendedor, do líder comunitário, do artista, do professor e de todo e qualquer cidadão que possa contribuir para formar uma boa opinião pública.

O programa chama-se Depoimentos e estreia neste domingo, 3, às 9h na rádio Correio de Itaporanga. A apresentação e produção é do jornalista Sousa Neto (foto), que terá a colaboração de vários amigos, a exemplo do líder comunitário rural Manoel Osmindo, que falará diretamente do sítio Poço Redondo sobre temas do campo; do professor Flávio Alexandria, de João Pessoa, que abordará o assunto que mais repercutiu na capital durante a semana e também falará sobre o magistério; e do funcionário público Eriogenil Alves, além de outros colaboradores.

Sindicalista de Piancó é morto a tiros em Princesa Isabel nessa terça, 26




Ex-policial militar e sindicalista, José Ferreira Martins, de 54 anos, foi morto com vários tiros por volta das 15h20 dessa terça-feira, 26, na Rua Cícero Bezerra, em Princesa Isabel.

Ele foi morto na própria rua onde residia, mas sua família, esposa e filhos, mora em Piancó, cidade onde ele mantinha a base dos seus negócios. De acordo com a Polícia Militar de Princesa Isabel, a autoria do homicídio é desconhecida.

Depois do trabalho pericial no local do crime, o corpo do homem foi encaminhado ao IML de Patos para exame cadavérico e, depois, será entregue à família para o sepultamento, que deve ocorrer em Piancó.

Carro é incendiado durante a madrugada a um metro de depósito de gás na cidade de Itaporanga no Vale do Piancó

O negociante Antônio Faustino da Silva, conhecido como Neto Xanha, de 52 anos, morador da Rua Santo Antônio, em Itaporanga, acordou na madrugada desta terça-feira, 26, com seu carro tomado por chamas. Ele foi despertado por uma vizinha, mas já não havia o que fazer.

Em seu depoimento na delegacia de Itaporanga, o homem disse que estacionou o carro nas proximidades de sua residência há um mês, e, conforme ele, nunca tinha havido qualquer problema, mas nessa madrugada pessoas ainda não identificadas atearam fogo no veículo (um Fiesta placa MOH-0400), que ficou imprestável.

Paróquia de São Sebastião de Catingueira realiza Ação Social

A Paróquia São Sebastião em Catingueira foi contemplada neste mês de fevereiro com a doação de mais de 100 cestas básicas envidas pela Paróquia Cristo Rei em Mangabeira, João Pessoa, com o objetivo de colaborar com as famílias carentes do Município.

Segundo o Padre Bento Oliveira a Campanha foi realizada na Paróquia Cristo Rei, onde, quando era seminarista atuava pastoralmente. Ao encontrar-se com o Monsenhor Neuredo, administrador daquela Paróquia, ele perguntou como estava a realidade do Município neste tempo de seca. 

Como o “contrário do contrário” seria bom? Por: Heládio Costa



Segundo a CONSTITUIÇÃO a República Federativa do Brasil constitui-se em Estado Democrático de Direito e tem como alguns fundamentos: a cidadania; todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade etc... 

Digo que somos uma mistura de Feudalismo, praticado por aqueles que tem o poder na mão. E uma democracia Liberal pelo resto da população que sofre e ainda confia.

Assassinato em Igaracy foi motivado por discussão por causa de 4 quilos de carne

O marchante e ex-vereador José Correia de Araújo, de 52 anos, apresentou-se ao delegado José Pereira na tarde dessa segunda-feira, 25, e revelou as razões que o motivaram a atirar quatro vezes contra o guarda municipal Francieudo Militão da Silva, de 29 anos, na noite da última sexta-feira, 22, em um bar no centro de Igaracy.

A vítima, que era casada e pai de dois filhos, ainda foi socorrida com vida, mas morreu antes de chegar ao hospital de Piancó, enquanto o acusado do crime fugiu do local, mas apresentou-se à delegacia piancoense na tarde dessa segunda-feira, 25, acompanhado de um advogado.

DEU NO OBLOGDEPIANCÓ: Ambulância denunciada por vereador que estava a serviço da coleta de lixo na gestão Flávia Galdino, continua sendo usada na atual gestão, Sales Lima com o mesmo objetivo


Foto do facebook de Ana Paula Brunett/Blog do Pádua leite
O vereador Pádua Leite (PT), na quinta-feira, 22 de novembro de 2012, postou em seu blog (Blog do Pádua Leite) uma matéria onde denunciava o uso de um carro UTI Móvel, adquirido na gestão do então prefeito Edvaldo Leite de Caldas (hoje vice-prefeito), que estava sendo usado para o transporte e coleta de lixo na cidade. 

Na luta pela sobrevivência, caçador mata tamanduá para o próprio sustento no Vale do Piancó

Uma cena chocante foi registrada pelo Padre Djacy Brasileiro, militante árduo pelo combate a seca na Paraíba, na manhã desta segunda-feira (25), enquanto realizava suas caminhadas diárias em torno das áreas atingidas pela escassez de água no Sertão do Estado.

O pároco flagrou no Sítio Pé de Serra, localizado no município de Pedra Branca, o momento em que um jovem de uma família, matou um tamanduá (adulto) e arrancou sua pele.

Quando perguntado pelo padre o motivo de sua atitude, o caçador lhe informou: “É para comer padre”.

Segunda sessão da Câmara de Santana dos Garrotes foi marcado por aprovação de vários requerimentos


A Câmara Municipal de Santana dos Garrotes realizou no último sábado, dia 23, às 10hs, a segunda sessão ordinária. Após constatar a existência de quórum regulamentar, o Presidente Rênio Macedo(PMDB), declarou aberto a Sessão que contou com a presença dos 09 (nove) vereadores: Maria do Socorro Feitoza(PMDB), Dida Oliveira(PT), Jaelson Araujo(PT), Judivan Passos(PSDB), Marcelino Inácio(PSDB), Neto Pinto(DEM), Lucrecio Bezerra(PP) e Augusto Antas(PMDB). 

Dando início aos trabalhos, o Presidente entregou aos vereadores cópias do ‘Regimento Interno e da lei Orgânica do Município e determinou a leitura da ata da sessão anterior, logo após, foi colocado para deliberação do plenário, tendo sido aprovada sem nenhuma restrição. Rênio passou a palavra a 1ª Secretária, vereadora Maria do Socorro Feitoza, que procedeu com a leitura das matérias da pauta da sessão. Três requerimentos estiveram na pauta dia, os autores foram Neto Pinto, Dida Oliveira e Augusto Antas.

SANTANA DOS GARROTES: Vice- presidente do PMDB e candidato a vereador em 2012 renuncia cargo por insatisfação partidária



Após vários anos de militância peemedebista, o advogado José Bezerra ‘Dr. Segundo’ como é chamado, candidato a vereador pelo o PMDB no último pleito, obteve 98 votos e não chegou à câmara municipal, anunciou em sua página do Facebook (José Bezerra), no último dia 09 deste mês sua desfiliação dos quadros do partido.

Dr. Segundo tomou essa decisão juntamente com seus familiares após analisar os acontecimentos do último pleito e várias reuniões com amigos, simpatizantes e principalmente, sua família. O advogado desde 2004 que pertencia ao PMDB onde foi candidato a primeira vez e não obteve êxito. O candidato a vereador nas últimas eleições, apoiou o prefeito, Élio Ribeiro(PT). O PMDB tem o advogado José Paulo Filho como vice-prefeito.

Prefeito de Pedra Branca vem comendo o pão que o diabo amassou com minoria na Câmara de Vereadores


O prefeito de Pedra Branca, Allan Feliphe vem comendo o “pão que o diabo amassou”, para aprovar até mesmo projetos básicos, como o aumento do número de garis para melhoria da limpeza urbana, naquela cidade. 

Na base da Câmara Legislativa, que é composta por nove vereadores, o prefeito só conta em sua base com quatro parlamentares mirins. Com isso, as sessões que, geralmente, terminam empatadas na hora dos votos para os projetos, até o momento foram decididas pelo voto do presidente, Geneton de caldas, que sempre vem acompanhando os votos da sua bancada de oposição.


Vereadores de Piancó visitam as instalações da UTI do Hospital Regional Wenceslau Lopes


Os vereadores da Câmara Municipal de Piancó, oposição e situação, acompanhados do vice-prefeito Edvaldo Leite de Caldas, visitaram na manhã da sexta-feira (22) o Hospital Regional Wenceslau Lopes para constatar o andamento das melhorias na Unidade de Terapia Intensiva – UTI, que irá beneficiar toda a população da Região do Vale do Piancó.

Serão atendidos mais de 20 municípios, que abrange cerca de 180 mil habitantes na região. A UTI é destinada ao acolhimento de pacientes em estado grave, com chances de sobrevida, que requerem monitoramento constante (24 horas) e cuidados muito mais complexos que o de outros pacientes.

Após reforma, Fórum de Itaporanga volta a funcionar na Sede de origem nesta segunda-feira, 25

Após um bom tempo em reforma, a Sede oficial da justiça comum de Itaporanga, volta a funcionar nesta segunda-feira (25).

O prédio que abriga o Fórum Juiz João Espínola Neto, havia entrado em reforma ainda no ano de 2012, onde foi instalado provisoriamente no salão paroquial, na praça do centenário no centro da cidade.

Cruzeiro de Itaporanga é derrotado e está rebaixado

O Cruzeiro voltou ao estádio da Graça, em João Pessoa, na tarde deste domingo, 24, desta vez para enfrentar o Auto Esporte, que venceu a partida por 1x0, decretando o rebaixamento do time de Itaporanga para a segunda divisão do futebol paraibano.

O Auto abriu o placar logo no primeiro tempo, e o Cruzeiro, apesar de aguerrido em campo, não teve força para reverter o resultado e sofreu mais uma derrota na penúltima rodada do campeonato paraibano. Em toda a competição até agora, o time venceu apenas uma vez e sofreu 36 gols, totalizando apenas 7 pontos.

Paróquia de Nova Olinda realiza abertura da Campanha da Fraternidade 2013: VEJA FOTOS



A Paróquia de Nova Olinda realizou na manhã deste Domingo (24) a Abertura Paroquial da Campanha da Fraternidade 2013. Pela manhã toda a comunidade já era convidada a se dirigir ao local do evento. Às 7:30 hs da manhã reunidos na ‘Praça do Povo’ a celebração se iniciou com a leitura da apresentação da CF que relatava a força e a missão jovem, suas dificuldades e o olhar da Igreja sobre. 

O Pe. João Romão apresentou o tema ‘Fraternidade e Juventude’ e o lema ‘Eis-me aqui, envia-me (Is. 6,8)’; após todos cantarem o hino, a comunidade seguiu em procissão até a Igreja Matriz em louvor e oração quaresmais. O padre falou ainda sobre o papel do jovem no trabalho, ajudando à sociedade no Ministério Público etc. 

Piancoense capota D-20 na BR-361, entre as cidade de Itaporanga e Piancó

O comerciante piancoense Ronaldo José da Silva capotou no início da noite deste sábado (23), por volta das 19:00h, seu veículo D-20, de cor vermelha, Placa MMU-9334/Sousa-PB.  
 
Segundo informações do Cabo PM Brasil e o Cabo PM Silvestre, ambos da 3ª Cia/Piancó-13ª BPM, o veículo capotou várias vezes na BR-361, na altura do km 10, entre Itaporanga e Piancó, deixando ferido tanto Ronaldo quanto seu funcionário, o jovem José Cirilo Lopes, de 35 anos, solteiro, residente no Conjunto Felizardo Leite, em Piancó.  
 

I Simpósio Potiguar de Epilepsia e Saúde Mental será realizado na cidade de Pau dos Ferros: Veja Programação




O  I Simpósio Potiguar de Epilepsia e Saúde Mental promovido pela a ASPEPB(Associção dos Portadores de Epilepsia do Estado da Paraíba-PB). O evento terá início na próxima segunda-feira, 25, na cidade de Pau dos Ferros\RN.

Vários profissionais de saúde, portadores de Epilepsia estarão ao simpósio. Todos os participantes irão participar entre os dias 25 e 28 deste mês.
 

Deputado Branco Mendes está com reeleição ameaçada

Observadores políticos garantem que o deputado Branco Mendes (PEN) está com a reeleição ameaçada, pois perdeu vários redutos eleitorais depois que trocou o DEM pelo PEN. Branco é natual da cidade de Aguiar no Vale do Piancó.

Além do mais, a derrota da esposa para prefeita de Alhandra (PB) significou uma perda irreparável para sua campanha, em 2014.

Por tudo isso, Branco está se realinhando com o bloco político do governador Ricardo Coutinho, a fim de recuperar terrenos perdidos.

Caldeirão do Chico

Vereador de cidade do Vale do Piancó denuncia desperdício d’água e quer que Aesa feche comportas de açude

O vereador Cion Ferreira, do PSDB, de Santana de Mangueira, denuncia que está havendo desperdício d’água no açude Poço Redondo, que abastece a cidade. Conforme o parlamentar mirim, as comportas do reservatório estão abertas sem necessidade, depois das últimas chuvas caídas no município.

Com as chuvas, o rio Santana encheu, garantindo água aos agricultores que vivem e criam às suas margens e alimentando o poço de onde a Cagepa capta a água que é distribuída à população urbana. “Enquanto tiver água no rio, as comportas do açude devem ficar fechadas, mas elas permanecem abertas desnecessariamente, desperdiçando nossa tão preciosa água”, lamentou o vereador.

Vale do Piancó: Ex-vereador mata guarda municipal a tiros na noite desta sexta-feira, 22

O guarda municipal Francieudo Militão da Silva, de 29 anos, foi morto a tiros na noite desta sexta-feira, 22, em um bar localizado na Rua Padre Manoel Otaviano, centro de Igaracy.

Casado e pai de dois filhos, o homem ainda foi socorrido com vida para o hospital de Piancó, mas já chegou sem vida.

A vítima residia nas proximidades do local onde foi morta. Algumas pessoas presenciaram o crime, inclusive, possivelmente, sua própria mãe, que mora em frente ao bar onde o seu filho estava na companhia de um amigo no momento do fato.


As primeiras informações indicam que o acusado do homicídio chegou ao local em uma moto e, da calçada do prédio, disparou várias vezes contra o rapaz. Ele se encontrava no interior do estabelecimento, que funciona como sorveteria e bar.

Presidente da Câmara Municipal de Santana dos Garrotes assina contrato de empréstimo consignado com Banco do Brasil

O Presidente da Câmara Municipal de Santana dos Garrotes, Vereador Rênio Macedo, assinou na manhã da última quinta-feira, dia 21, contrato com o Banco do Brasil para empréstimo consignado para os Vereadores e funcionários do Legislativo. 

A partir desta assinatura, os vereadores e servidores da Câmara, que quiserem, poderão migrar para o Banco do Brasil e aproveitar as pequenas taxas de empréstimo oferecidas pelo banco no contrato firmado com o Legislativo.

Orçamento Democrático Estadual capacita conselheiros do Vale do Piancó

Aconteceu durante toda esta quinta-feira (21), no auditório da 7ª Gerência Regional de Educação em Itaporanga, o Curso de Formação para Conselheiros do Orçamento Democrático Estadual (ODE) de toda a região do Vale do Piancó.

O primeiro curso do ODE possibilitou o nivelamento sobre a intervenção qualificada de conselheiros e equipe técnica da Subsecretaria do ODE na formulação e definição de políticas públicas, através da participação cidadã no orçamento público.

Nessa formação os conselheiros e técnicos do ODE tiveram a oportunidade de aprofundar seus conhecimentos acerca dos princípios da democracia participativa e sobre a elaboração das peças orçamentárias.

ARTIGO: Se eu fosse "RICO"

Compraria uma casa ou terreno na Rua Osório Pinto Ramalho, e construía um Centro Cultural na cidade de Ibiara-PB, e batizava de ESPAÇO CULTURAL POETA JORGE DE SOUSA ROLIM, uma homenagem mais que justa ao maior poeta de todos os tempos que Ibiara já conhecera, isso na minha humilde opinião, por sua ampla contribuição literária, nos proporcionando conhecimentos históricos, voltados a cultura local, ademais em âmbito nacional e científico, não quero eu aqui desprezar outros conterrâneos que muito contribuíram para minha formação e também para de outros admiradores desta arte, seria uma desonra de minha parte não citá-los, mormente importante também será lembrar os seus feitos para que o nobre leitor ou leitora entenda porque criaria eu um espaço cultural em Ibiara, se eu fosse rico.

Vereador denuncia que Prefeitura de Pedra Branca no Vale do Piancó repassou duodécimo fora do prazo legal

O vereador Divanildo Paz de Sousa (foto), do PSB, líder da oposição na Câmara Municipal, procurou a editor do site(www.folhadovali.com.br) nessa quinta-feira, 21, para denunciar que a Prefeitura de Pedra Branca repassou o duodécimo do legislativo fora do prazo legal, que é até o dia 20 de cada mês, constituindo-se em crime de responsabilidade do atual gestor, conforme Divanildo.

O vereador informa que até esse dia 20 último, a conta da Câmara permanecia sem o repasse financeiro da Prefeitura, o que, conforme ele, é um desrespeito à Constituição Federal e à Lei Orgânica do município.

Ex-prefeito de Olho D'água no Vale do Piancó terá que devolver R$ 240 mil

O ex-prefeito do município paraibano de Olho D'Água no Vale do Piancó, Júlio Lopes Cavalcanti, terá de ressarcir aos cofres púbicos da União a importância de R$ 240 mil, concernente ao prejuízo causado quando da execução do convênio nº. 367/2003, firmado com a Fundação Nacional de Saúde (FUNASA), destinado a melhorias habitacionais para o controle da doença de Chagas.

O valor total do convênio foi da ordem de R$ 304.560,91.

A condenação foi imposta pelo juiz Rosmar Antonni Rodrigues Cavalcanti de Alencar, titular da 14ª Vara Federal, que julgou procedente a ação civil pública de improbidade administrativa proposta pelo Ministério Público Federal (MPF).

Beneficiários de cisternas em Santana de Mangueira no Vale do Piancó denunciam construtora por irregularidade

Não são poucas as queixas de moradores de comunidades rurais de Santana de Mangueira contemplados com cisternas contra a construtora que está executando a obra, que é resultado do convênio Pac 0332/2012 celebrado entre a Prefeitura e a Fundação Nacional da Saúde (Funasa).

O projeto, orçamento em quase 1 milhão de reais, destina-se a construção de 144 cisternas em treze comunidades rurais, entre as quis Laje, Umbuzeiro, Coruja, Pau Ferro e Malhada Grande. O problema é que apesar da planilha financeira da obra prevê recursos suficientes para todas as fases da construção, do alicerce aos últimos retoques para o perfeito funcionamento da cisterna, alguns beneficiários denunciam que estão sendo obrigados a escavar por conta própria os buracos para a implantação das cisternas, um trabalho difícil e custoso para as famílias pobres e já castigadas pela estiagem. No entanto, ameaçadas de ficarem sem o benefício, muitas submetem-se à imposição da construtora: sacrificam-se financeiramente para pagar mão de obra ou botam literalmente a mão na massa, conforme as denúncias.

Câmara Municipal de Santana dos Garrotes iniciou os trabalhos legislativo de 2013: FOTOS

Ocorreu no último sábado (16), a primeira Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Santana dos Garrotes do ano de 2013, com a presença de todos os vereadores o vice-prefeito, José Paulo Filho(PMDB) que representou o prefeito, Élio Ribeiro(PT) trazendo a mensagem do executivo.

A primeira sessão teve o comando do presidente da Câmara Municipal, Rênio Macedo (PMDB), que vai ficar dois anos, biênio 2013\2014. O presidente usou a tribuna e deu boas vindas aos presentes e agradeceu a ‘DEUS’ por mais um mandato que vai ser determinado na busca da valorização dos vereadores. 

Cassação de vereador decidida pelo TSE pode fortalecer oposição em Boa Ventura no Vale do Piancó

A decisão por maioria de votos do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), proferida na noite dessa terça-feira, 19, de cassar o registro da candidatura do vereador Clério Alves de Carvalho (PP - foto), pode fortalecer a oposição na Câmara de Boa Ventura, que passaria a ocupar cinco das nove cadeiras legislativas, ficando com a maioria dos votos, mas isso na hipótese da vaga ser ocupada pelo suplente Zé Neném (DEM), que é oposionista.

Mas há também a possibilidade de um suplente ligado à situação assumir a vaga, no caso Raimundo Celestino (PSDB). Nese caso, o prefeito pernaceria com maoria simples no legislativo. No entanto, somente quando o Acordão do TSE for publicado é que o sistema eleitoral mostrará quem ocupará o cargo.

Clério Alves, que é ligado ao prefeito Miguelzinho Estanislau (PMDB), teve seu registro cassado em função de rejeição de contas administrativas quando presidiu a Câmara de Boa Ventura. O problema foi o não recolhimento de contribuições patronais ao INSS.

Diamante sediou Fórum Regional do PCdoB do Vale do Piancó; membro do partido conseguiu internet de fibra ótica para a cidade

Mais um Fórum Regional do partido PCdoB, com os membros do Vale do Piancó, foi realizado no último final de semana na cidade de Diamante.

O Fórum foi bastante proveitoso, conforme Manoel Miguel que é presidente do partido na cidade. A direção do partido, em nível estadual esteve presente para debater diversos assuntos com os membros regionais.

O presidente da Associação Nacional para Inclusão Digital (ANID) esteve na cidade e disse que incluiu Diamante na lista das que vão receber Internet via Fibra Ótica, que até então não constava na lista.

Empresário Piancoense radicado em Brasília quer criar pólo têxtil na cidade de Piancó

O empresário Francisco Freitas (Tico da Real Maia) lançou oficialmente em seu Facebook uma pesquisa para a escolha de um nome para uma possível empresa no setor do Pólo Têxtil na cidade de Piancó. O número de participantes foi enorme e o incetivo ainda maior, pela ousadia do empresário em querer investir na cidade piancoense.

Segundo o empresário, o terreno para construção da empresa/fábrica já foi doado, como incentivo ao crescimento econômico da cidade. A doação está sob sigilo e, tenham certeza, não foi o Município.

Alguns nomes indicados pelos piancoenses para a nova empresa são os seguintes (no Facebook):

Cruzeiro vai a João Pessoa e é goleado pelo Botafogo na noite desta quarta-feira, 20

Jogando no estádio da Graça, em João pessoa, na noite desta quarta-feira, 20, o Cruzeiro sofreu mais um vexame em campo: o time de Itaporanga foi goleado por 9x0 pelo Botafogo, que é o líder do campeonato paraibano.

O Cruzeiro fez um bom primeiro tempo e chegou a igualar o placar em 2x2 com gols de Pablo e Rodrigo Calmon, mas, no segundo tempo, o time se perdeu em campo, principalmente depois da expulsão de Anderson Torres. Um outro atleta cruzeirense também recebeu cartão vermelho: a saída de Totó aumentou o desespero e o desmantelo em campo.

ARTIGO: Uma sociedade de sociopatas: você pode conhecer um, fique atento! Por Edlene Bezerra - Jornalista



Frios, calculistas, insensíveis, inescrupulosos, transgressores de regras sociais e absolutamente livres de constrangimentos ou julgamentos morais internos. Nas diversas esferas do relacionamento humano, eles são capazes de passar por cima de qualquer pessoa, apenas para satisfazer seus próprios interesses. Mas ao contrario do que pensamos, não são considerados loucos, nem mesmo apresentam qualquer tipo de desorientação, eles sabem exatamente o que estão fazendo e não sofrem nem um pouco com isso. 


Posso dizer que são verdadeiros “predadores sociais”, e às vezes seus atos são chocantes que nos recusamos instintivamente a reconhecer sua existência. 


São essas pessoas, que estão por ai, ao nosso lado e que desafiam a própria natureza humana. São os chamados psicopatas ou sociopatas. 

Prefeitura de Ibiara no Vale do Piancó convoca 34 aprovados em concurso público para tomarem posse: VEJA RELAÇÃO



A Prefeitura Municipal de Ibiara está convocando 34 dos 78 candidatos aprovados e classificados no concurso público realizado no segundo semestre do ano passado. O Edital de Convocação, assinado pelo prefeito Pedro Feitoza, foi publicado nessa segunda-feira, 18.

De acordo com o documento, todos os 34 convocados devem comparecer, munidos de todos os documentos exigidos no edital do concurso, à Secretaria de Administração, que funciona no prédio da Prefeitura Municipal, dentro de 15 dias úteis, das 7h às 13h, para se cadastrarem e tomarem posse em seus respectivos cargos.

TSE acata recurso contra vereador de Boa Ventura no Vale do Piancó


TSE deu provimento a um recurso contra a candidatura do vereador Clério Alves.

O vereador de Boa Ventura, Clério Aves de Carvalho (PP), eleito em 2012 com 204 votos, teve a candidatura barrada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que na noite desta terça-feira (19) deu provimento a um recurso da Coligação "Boa Ventura de Todos Nós".

Segundo consta no processo, ele estaria inelegível para o pleito de 2012 devido a problemas com o repasse das contribuições previdenciárias. Na Paraíba, a candidatura dele foi deferida no Tribunal Regional Eleitoral.

Em Santana dos Garrotes antena de rádio e de internet foram destruídas pelo vendaval[FOTOS]




Na última sexta-feira, 15, na cidade de Santana dos Garrotes no Vale do Piancó, um forte vento(vendaval) derrubou e destruiu a antena da rádio local(Santana-FM-87.9) deixando os moradores sem ouvir as a programação local. Também existia na antena uma outra antena da internet que distribui o sinal(Polyclar) para todo o município, como também para a zona rural e distritos.

Renio Macedo(Santana dos Garrotes) e Jacklino Porcino(Itaporanga) são escolhidos para membros do conselho deliberativo da UVC-PB


Os vereadores e presidente das câmaras, Rênio Macedo(Santana dos Garrotes) e Jacklino Porcino(Itaporanga) foram escolhidos na manhã desta segunda-feira(18/02), em João Pessoa pelo Presidente Lucas de Brito (UVC-PB), como membros do conselho deliberativo da União dos Vereadores e Câmaras do Estado da Paraíba (UVC-PB). 
A entidade foi fundada com intuito de fortalecer o poder legislativo municipal em todo o estado e servirá de base para os vereadores que viajam do interior para a capital.

Câmara Municpal de Nova Olinda iniciou os trabalhos legislativo de 2013



PRIMEIRA SESSÃO: 
 
A Câmara Municipal de Nova Olinda “Casa Marçal Henrique de Lima” teve início as atividades legislativa deste ano, no dia 26 de janeiro, tendo como Presidente José Raimundo Neto-PP, Vice-Presidente Sebastião Braz da Silva-PTB, 1º Secretário José David dos Santos-PSDB, 2º Secretário Luis Leite de Sousa Júnior-PSB, com as presenças dos vereadores Clementino de Sousa Neto-DEM, Valter Gonzaga de Souza-PMDB, Gilson Getúlio da Silva-PSDB, Francisco Aguiar da Silva-PSDB, Manoel Expedito da Silva-PSDB.

Nesta primeira sessão foram apresentado vários requerimentos, o vereador Luis Júnior-PSB apresentou requerimento de Nº 01/2013 que requer do Poder Executivo a apresentação do Plano de Cargo e Carreira dos Servidores da Saúde do Município de Nova Olinda, ainda apresentou outro Requerimento de Nº 02/2013 que requer do Poder executivo conserte o esgoto da Rua Jó de Sousa. 

Ex-vereadora de Catingueira deve acionar a justiça contra presidente da Câmara

O atual presidente da Câmara de Catingueira, José Leite de Lucena ‘Zezito’(DEM), deverá ser acionado judicialmente nos próximos dias por ter sustado o cheque-salário referente a dezembro de 2012 da ex-vereadora do município Maria Helena Gomes Fausto e Martins, que exerceu mandato de 2009 à 2012. 

Segundo Maria Helena, o cheque foi trocado no comércio local dia 28 de dezembro de 2012, data que o recebeu e logo nos primeiros dias de janeiro, empossada a atual gestão, fora dada uma contra ordem no seu pagamento. Tal fato provocou surpresa e constrangimento à mesma, visto que dos nove vereadores que faziam parte daquele Legislativo e que haviam recebido salários, inclusive o atual presidente, apenas o seu cheque fora sustado. 

Itaporanga ganhará Interposto para a produção e comercialização do mel de abelha



O Governo do Estado, através do projeto Cooperar, deu início a construção da sede de um Mini Interposto na comunidade de Cachoeira dos Alves, no município de Itaporanga. O Interposto possibilitará, entre outras coisas, facilitar a comercialização do mel de abelha produzido na região.

A Cooperativa dos Apicultores de Itaporanga – CAPI aguarda por alguns meses para a concretização do Projeto Casa do Mel, encaminhado pelo Cooperar, que viabilizará a construção, em uma área de 10.000 metros quadrados, da futura Sede da Casa do Mel.

Mais um suicídio na cidade de Piancó: é o segundo nesses primeiros 50 dias do ano

Este começo de ano tem sido marcado por tragédias pessoais em Piancó: nesses primeiros 50 dias de 2013 duas pessoas deram fim à própria vida motivadas por depressão.

Os dois casos envolvem idosas. O mais recente ocorreu no final da manhã dessa segunda-feira, 18, quando a aposentada Iraci Alves da Silva, de 70 anos, pôs fim à sua própria vida. Ela enforcou-se na cozinha de sua própria residência, localizada na Rua Nivaldo Amorim.

VAI FICAR PIOR: CRM da Paraíba interditou Hospital e Unidade de Saúde em Nova Olinda e Olho D'água no Vale do Piancó

O Conselho Regional de Medicina da Paraíba (CRM-PB) interditou na última sexta-feira, 15, o Hospital e Unidade Mista de Saúde João Moisés de Souza(foto), em Nova Olinda, e a Unidade Básica de Saúde da Família (UBSF) I de Olho D’água.

Em Nova Olinda, o hospital interditado era o único da cidade e de pequeno porte, mas prestava atendimentos de urgência e internamento em clínica médica, Pediatra e Obstetrícia.

No entanto, o hospital não contava com médico todos os dias, não possui laboratório de análises clínicas e radiológicas, as ambulâncias estavam quebradas, além de apresentar diversos problemas estruturais, que comprometem o atendimento à população e o trabalho dos profissionais.

Sindicato fecha as portas da Energisa em Itaporanga; funcionários cruzaram os braços em plena avenida

A greve iniciada nesta segunda-feira (18), pelos eletricitários da empresa Energisa, chegou a cidade de Itaporanga, no Vale do Piancó, na manhã desta terça-feira (19).

A tentativa de diálogo do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Urbanas da Paraíba (STIUPB) com a direção da Energisa Borborema não registrou qualquer avanço e, sendo assim, está mantida a deflagração da greve da classe em 222 dos 223 municípios do Estado.

Ao chegar ao local onde se encontram as viaturas, na Avenida Getúlio Vargas, centro da cidade, os funcionários encontraram as portas fechadas, lá, estavam representantes do sindicato, onde passaram todas as informações para os eletricitários, e o que puderam fazer foi cruzar os braços.

De acordo com o presidente do sindicato, Wilton Maia, na última quinta-feira, 14, houve uma audiência de instrução no Tribunal Regional do Trabalho, em João Pessoa, mas a Energisa manteve-se intransigente, repetindo as mesmas propostas que apresenta à categoria desde setembro do ano passado.

O sindicalista explica que as propostas não atendem às reivindicações da categoria, que cobra da Energisa um tratamento isonômico entre funcionários do interior e da capital, fim das terceirizações de serviços e das demissões em massa.

Segundo Wilton Maia, atividades como corte e religação de energia, inspeções em geral, instalações de medidores, atendimento comercial nas agências e serviços de manutenção da rede elétrica serão afetados pela paralisação dos trabalhadores.

Cruzarão os braços nesta terça-feira eletricistas, atendentes comerciais, leituristas, negociadores e pessoal do apoio administrativo da Energisa.


Fonte: DiamanteOnline

Já começaram as inscrições para I Copa União de Futsal do Vale do Piancó promovida pela LID

A Liga Itaporanguense de Desporto (LID) estará realizando em Itaporanga, a partir do dia 25 de março, a I Copa União de Futsal do Vale do Piancó, com R$ 1.500 em premiação. As inscrições começaram nessa sexta-feira, 15, e se estenderão até o dia 28 deste mês. As equipes interessadas em participar da competição devem pagar uma taxa de R$ 250,00.

As informações sobre como fazer as inscrições são prestadas pelo presidente da LID e idealizador da Copa, o desportista Ivandeilton Frade, através dos celulares 9626-8376 (TIM) ou 9663-0604 (Claro).

Em sua quarta derrota dentro de casa, Cruzeiro de Itaporanga está praticamente rebaixado



Depois de ter conquistado um empate de 1 x 1 contra o Treze, em Campina Grande, o Cruzeiro voltou à campo na tarde deste domingo (17), no Estádio O Zezão.

Diante da sua torcida, que mesmo com a má campanha sempre está apoiando o time, mais uma vez decepcionou e sofreu a sua quarta derrota. Hoje o carrasco do Cruzeiro foi o Nacional de Patos que bateu o time do Vale do Piancó pelo placar de 3 x 1.

ADESE lança edital para selecionar mobilizadores para trabalharem no âmbito da Bacia Hidrográfica do Rio Piranhas-Açu


A Agência de Desenvolvimento Sustentável do Seridó (ADESE) torna público processo seletivo para contratação e seleção de 12 mobilizadores sociais para atuarem no âmbito da Bacia Hidrográfica do Rio Piranhas-Açu. Destes, dois são do Estado do Rio Grande do Norte, titulares, e quatro do Estado da Paraíba, também titulares, e estes contarão cada um com suplente.

No decorrer do ano de 2013 ocorrerá o processo eleitoral de renovação dos membros do Comitê Bacia Hidrográfica do Rio Piancó-Piranhas-Açu (CBH PPA), para isso é necessária a contratação destes mobilizadores sociais titulares, para trabalharem na mobilização junto aos Usuários de Água, Sociedade Civil Organizada e Poder Público.

Os contratados participarão de encontros regionais em várias cidades da Bacia Hidrográfica com o objetivo de informar a população sobre o processo de renovação dos membros do Comitê. Os encontros regionais serão abertos a qualquer cidadão interessado em participar.

VALE: Comerciante de Itaporanga é preso em Serra Grande com cocaína


Homens da Polícia Militar prenderam na última sexta-feira, 15, na Rua Ivo Pinto, centro da cidade de Serra Grande, o comerciante Sheldon Kristefferson da Silva Ferreira, de 34 anos, com quem foram encontrados dez papelotes de cocaína.

O comerciante, que reside em Itaporanga, onde cuida de um hotel, retornava de São José de Piranhas em uma moto alugada. O veículo, que também foi apreendio, pertence a um mototaxista, que confirmou ter repassado a motocicleta ao acusado, mas disse que não sabia de sua intenção.

PC do B estadual realiza reunião do fórum regional do Vale do Piancó na cidade de Diamante



O Comitê Estadual do PCdoB da Paraíba e a Comissão Politica Estadual com coordenação do Fórum Regional do Vale do Piancó vem convocar todos os Camaradas Presidentes Municipais do PCdoB, Vice-prefeitos/as, Vereadores e ocupantes de cargos de governo do Vale do Piancó para participarem do Fórum Regional do Vale do Piancó que será realizado no próximo dia 17/02 (domingo), às 10:00 horas, em Diamante/PB, na Câmara Municipal.

Convidamos os representantes do PCdoB dos Municípios abaixo relacionados: Aguiar, Boa Ventura, Conceição, Curral Velho, Diamante, Ibiara, Igaracy, Pedra Branca, Piancó e Serra Grande
Este ano de 2013 é ano do 13º Congresso Nacional do PCdoB. É momento mais alto da democracia partidária, quando todos seus membros debaterão e aprovarão as orientações futuras do Partido e elegerão as direções em todos os níveis, nos municípios, nos Estados e o Comitê Central.

Imprensa nacional destaca: Padre usa a internet para denunciar o sofrimento causado pela seca no Nordeste


“Quando o jumento e o mandacaru começam a morrer é sinal de que a coisa está feia." Para quem mora no Sul, como os nordestinos muitas vezes se referem ao Sudeste brasileiro, essa afirmação pode parecer um pouco sem sentido, mas quem vive no sertão sabe muito bem o que isso representa.

Caso do autor da frase, o padre Djacy Brasileiro, 47 anos, nascido e criado no Vale do Piancó, sertão da Paraíba, que vem denunciando a seca que se abate sobre o povo do Nordeste.

Ele não fala no púlpito da paróquia de Pedra Branca, cidade com pouco mais de 4 mil habitantes, localizada a 567 quilômetros da capital João Pessoa, onde é sacerdote.

Fortes chuvas atingem três municípios do Vale do Piancó na madrugada desta sexta-feira


Chuvas banharam todo o Vale entre a noite da quinta e a madrugada desta sexta-feira, 15, mas em alguns municípios as precipitações foram fortes, conforme dados da Emater.

Em Emas, por exemplo, choveu 101 milímetros, pondo fim a crise d’água em quase todas as comunidades rurais da localidade.

Chuva forte também em Catingueira, onde foi registrada uma precipitação de 93 milímetros, repondo boa parte da perda hídrica do município em função da estiagem dos últimos 16 meses.
Fechar [x]