Morre Salvadora Mendes enfermeira do Hospital de Piancó

As vezes nós pensamos que somos eternos e usamos os prazeres da vida para nos satisfazer. Fumamos, bebemos, passamos noites acordados em festas, e tudo isso nos consome a cada dia um pouco mais.
A saúde vai indo embora conforme a idade vem chegando. Mas sempre temos alguém para nos confortar quando necessitamos de um apoio hospitalar.

Salvadora, o seu nome já bem diz: salvava-nos. Ela foi enfermeira durante muitos anos no Hospital Wenceslau Lopes, na cidade de Piancó. Seu esposo Bosco nos deixou a pouco tempo... E agora Salvadora foi ao seu encontro!

OBlogdePiancó

Prefeitura de Santana dos Garrotes paga salários dos servidores amanhã, dia 01

O salário dos servidores públicos da Prefeitura de Santana dos Garrotes referente ao mês de janeiro estará em suas contas bancárias nesta quarta-feira, 01 de fevereiro. Os servidores já terão o dinheiro à disposição logo nas primeiras horas de amanhã, dia 01.

O pagamento foi anunciado na manhã de hoje, terça-feira, 31, pelo prefeito Doutor Zé Alencar (PSDB), que mais uma vez libera a folha dentro do quinto dia útil do mês.

“Desde que assumimos a administração municipal, em janeiro de 2009, temos realizado o pagamento da folha do funcionalismo municipal dentro do quinto dia útil do mês. Essa é uma determinação do prefeito Doutor Zé Alencar como forma de incentivar o servidor a prestar serviço de melhor qualidade para a população”, disse a Secretária de Finanças do Município, ao relembrar que pela legislação trabalhista, os empregadores têm até o quinto dia útil do mês seguinte para pagar a folha, como determina a lei, e nós sempre cumprimos essa determinação, assegura a Secretária.

“Além de valorizar o importante trabalho desempenhado pelos nossos servidores, com o pagamento em dias estamos injetando recursos na economia do município e fomentando o consumo no comércio local, ajudando a gerar emprego e renda para a população”, disse o prefeito Doutor Alencar.

Assessoria.

Medicamentos vencidos são encontrados próximo a cidade de Igaracy


Um dos funcionários da empresa que realiza as obras do asfalto que liga Aguiar/Igaracy a Piancó procurou o blog para denunciar um possível desperdício de medicamentos aqui em Igaracy.

O funcionário que preferiu não se identificar, tirou fotos de centenas de medicamentos vencidos que foram descartados próximo ao triangulo, fato que preocupa tanto pelos medicamentos jogados fora, quanto pelo risco a saúde, já que é impróprio o descarte de medicamentos em vias públicas, podendo trazer até riscos a saúde da população.

O que mais deixa dúvidas sobre o caso é que o funcionário se mostrou preocupado por não saber onde e a quem denunciar.

Hugo Igaracy

MAIS INFORMAÇÕES: Jovem agricultor é assassinado dentro de seu próprio carro quando tentava entrar em motel

Às 10h deste dia 3o, uma guarnição do 13º BPM foi deslocada à PB 361, saída para a cidade de Boa Ventura, com a finalidade de averiguar um possível acidente de trânsito.

No local, os militares constataram um veículo corsa, placa MNW 1214/PB, cujo condutor teria perdido o controle da direção e caído no declive do acostamento.

Ao se aproximarem notaram um jovem ao volante e logo perceberam que o mesmo não mais apresentava os sinais vitais; os plantonistas do serviço médico de urgência também foram acionados para o socorro, porém nada mais podia ser feito. O jovem foi identificado como sendo CÍCERO DAMIÃO SALES LUIZ DA SILVA, agricultor, 26 anos de idade, residente na fazenda Diamantina, município de Diamante.


Marcas de tiros logo foram vistas na lataria e para-brisas do veículo, disparos esses que provavelmente teriam sido a causa do óbito, pois na vítima se podia ver ferimentos superficiais semelhantes à perfurações originadas por projéteis de arma de fogo.

Informações repassadas às autoridades deram conta de que o jovem mantinha um romance clandestino e o crime teria sido motivado por ciúmes, e possivelmente perpetrado pelo marido traído. Quando periciado, no carro foram encontrados os calçados de uma jovem mulher, telefone celular e a chave de um apartamento de um dos motéis da cidade.

O corpo do jovem, além dos tiros também apresentava perfurações produzidas por objeto cortante, possivelmente faca; e, foi removido no turno da tarde para a Unidade de medicina legal na cidade de Patos, para a autopsia; devendo ser entregue à família nesta terça-feira quando certamente será sepultado.

Foto: Paulo Rainério
13º BPM

Diamantense é morto a tiros dentro do próprio carro quando se dirigia para Itaporanga

O agricultor Cícero Damião Sales Luiz da Silva, de 26 anos, que dirigia um Corsa Wind, placa MNW-1214, de Diamante, foi morto com, ao menos, três tiros, por volta das 10h30 da manhã desta segunda-feira 30, quando trafegava em direção a Itaporanga, trecho da BR-361, próximo ao Campestre Clube local, a um quilômetro da cidade.

Conforme os primeiros levantamentos policiais, dois homens em uma moto atiraram contra o carro em movimento, atingindo o motorista, que era solterio e estava sozinho no momento dos disparos. Ele perdeu o controle do veículo, que saiu da pista. A vítima, que residia no sítio Diamantina, município de Diamante, morreu em função dos tiros. Uma equipe do SAMU ainda tentou reanimá-lo, mas não houve jeito.

A Polícia Militar cercou o local e, depois da perícia, o corpo será encaminhado ao IML de Patos para exame cadavérico.

A PM acredita que pode se tratar de uma questão amorosa, mas o delegado Cristiano Santana, que vai investigar o caso, não deverá descartar nenhuma possibilidade. É o 5º assassinato neste primeiro mês do ano no Vale, que está tendo um começo de 2012 violento.

Foto: DiamanteOnline
Folha do Vali

Agência dos correios de Emas é assalta e bandidos fazem refém

Dois homens acabaram de assaltar a agência dos correios da cidade de Emas, localizada no Vale do Piancó.

Segundo informações, os assaltantes chegaram a cidade por volta das 14h:40 em uma moto preta, na tarde de hoje, anunciaram o assalto e levaram duas pessoas como reféns.

Ao sair da agência, os homens pararam um ônibus de lotação, seqüestraram o mesmo e fugiram com destino ao sítio Jardim, município de Emas. Várias viaturas da policia militar se dirigiram até a cidade para tentar capturar os assaltantes.

As últimas informações chegadas ao CatingueiraOnline dão conta que o ônibus e os refens já teriam sido abandonados pelos dois homens próximo ao local.

Fonte: catingueiraonline

EDUCAÇÃO: Matrículas escolares da rede municipal de Santana dos Garrotes seguem abertas até o dia 03 de fevereiro

O objetivo da Secretaria Municipal de Educação é ampliar cada vez mais o número de vagas nas escolas. A meta é atingir mais de 1.400 alunos.

A Secretaria Municipal de Educação informou que as matriculas para a rede municipal em 2012 se estenderão até o dia 03 de fevereiro. As matrículas tiveram início no dia 02 de janeiro.

A determinação do Secretário Municipal de Educação, Luis Leite de Almeida, é para que todas as escolas cumpram o calendário de matrículas até o dia 03 de fevereiro, sem deixar de matricular nenhum aluno.

Para se matricular o aluno deve apresentar os documentos necessários. Tem vaga para todos que procurar a rede municipal. "Muitas famílias deixam para matricular seus filhos nos últimos dias, e a nossa orientação é que procure o quanto antes para garantir", disse o Secretário de Educação.

De acordo com Luis Leite, o objetivo da Secretaria Municipal de Educação de Santana dos Garrotes é ampliar cada vez mais o número de vagas nas escolas para que todos aqueles que queiram estudar na rede municipal não fiquem de fora. Segundo ele, a determinação do Prefeito Doutor Zé Alencar é para que nenhuma criança fique fora da sala de aula. O ano letivo nas escolas da rede municipal iniciará no dia 13 de fevereiro. “A meta da Secretaria é atingir 1.400 alunos, hoje tem mais de 1.000 alunos matriculados”, disse o Secretário Luís Leite.

REUNIÃO:

No dia 08 de fevereiro, às 8hs da manhã na Escola Municipal de Ensino Infantil, Fundamental e Médio Normal, Maria Sinharinha de Azevedo, haverá uma reunião com todos os diretores das escolas municipais, e às 14hs com todos os professores e diretores da rede municipal.

CAPACITAÇÃO:

Visando melhorar a qualidade de ensino no município, a secretaria de educação convida todos os professores e diretores da rede municipal para participarem de um curso de capacitação que será realizado nos dias 09 e 10 de fevereiro, a partir das 7:30hs na Escola Maria Sinharinha de Azevedo.

Assessoria

Diamante: Grupos oposicionistas reuniram-se em busca de definições para as eleições deste ano

Já em clima de pré-convenção, os principais grupos oposicionistas do Município de Diamante, sertão da Paraíba, reuniram-se novamente na manhã deste domingo 29, precisamente na fazenda Vitória, propriedade do sindicalista Afonso Lucas do PTN.

Na oportunidade foi concedida a palavra aos que pretendem pleitear uma campanha ainda este ano, também aos lideres de diversos partidos, para debater a conjuntura política local.

Todos que falaram foram muito breves em seus discursos, “estamos unidos em um só grupo, sendo este fortalecido por nossas alianças” disse Idelfonso Lucas do PTN. Vários temas também foram discutidos, a exemplo de varias estratégias de campanha, os grupos voltaram a abordar a criação de um Conselho Político com membros de outros partidos.

No local vários representantes de diversos partidos estiveram a prestigiar o evento, a exemplo de: Neudo, Allan e Piu Sabino, do PT, Zé de Procídia e Luiza, do PPS, Edmaldo e Expedito Galdino, do PDT, Iolanda, Mancha e sua comitiva do DEM, Idelfonso Lucas e Alfonso Lucas, do PTN, Odoniel e filhos representando o PSDB, Detinho do PSB além das presenças de Reginaldo Basílio, Oliveira Sabino, Teinha Alexandrino, Cícero Venâncio, entre outros. Presentes também os vereadores Paulo Brito e Edivan.

Ao final Afonso Lucas agradeceu a presença de todos que ali puderam comparecer, e ofereceu um verdadeiro banquete, com muita bebida e comida pra ninguém colocar defeito.

Confira algumas imagens:





DiamanteOnline

Prefeito do Vale do Piancó contraria seus aliados e vai apoiar ex-gestor

O prefeito de Serra Grande no vale do Piancó, Bosco Cavalcanti (PSDB), ignora a maioria a preferência de seus aliados e impõe em apoiar a pré-candidatura do ex-prefeito Vidal Antonio para prefeito nas eleições de outubro.

A maioria dos aliados de Bosco prefere o empresário João Paulo a Vidal, mas o gestor serragrandense ignora o gosto dos seus amigos e pode enfrentar uma debandada em sua base política, fato que deve fortalecer o bloco das oposições locais.

O apoio do prefeito João Bosco ao ex-prefeito Vidal Antonio já pode ser constatado em eventos políticos. Nessa sexta-feira (26), os dois foram vistos no palanque do governador, Ricardo Coutinho (PSB), durante inauguração de obras do estado em Bonito de Santa Fé.

Fonte: Radar Sertanejo

Major Jurandy Monteiro entregou na manhã deste domingo viatura à população de Pedra Branca


O Prefeito Anchieta Nóia conseguiu com o Governador Ricardo Coutinho, uma viatura (fotos) para o destacamento da Polícia Militar do Município de Pedra Branca.

A entrega foi na manhã deste domingo, 29, pelo o novo comandante do 13º BPM/Itaporanga, Major Jurandy Pereira Monteiro. A entrega aconteceu em frente a Delegacia local.


Fonte: 87 Noticias



Rômulo diz que PSD vai disputar 90 Prefeituras na PB e pode ser a grande surpresa nestas eleições, inclusive em Piancó

O PSD, que é presidido na cidade de Piancó pelo médico Daniel Galdino, filho da prefeita Flávia Galdino (PSB) e que tem como líder na Paraíba o vice-governador Rômulo Gouveia, poderá ser a surpresa das eleições 2012 no Estado.

Com representação em mais de 200 municípios, inclusive na cidade de Piancó, o partido deverá disputar prefeituras com reais condições de vitória em pelo menos 90 cidades.

Mais de 500 filiados disputarão mandatos de vereador, ampliando a representatividade pessedista nas Câmaras Municipais.
“Estou extremamente otimista”, comenta o presidente estadual da legenda, que já nasceu forte no Estado, suplantando, inclusive, agremiações partidárias tradicionais.

O vice-governador Rômulo Gouveia é reconhecidamente um articulador. E ele não esconde de ninguém que quer ver o PSD em destaque nas eleições de outubro, até pela capilaridade do partido, que deverá ser considerada, inclusive, na hora das composições. " - Nós temos prefeitos, vice-prefeitos, vereadores, presidentes de Câmaras, bancada na Assembléia Legislativa, enfim, o partido tem uma capilaridade muito positiva. Então, estou extremamente otimista”, comentou Rômulo.

A perspectiva de Rômulo Gouveia é positiva e ele não tem dúvida de que o PSD “terá um grande desempenho em 2012, tanto no âmbito do Estado como a nível de país”. Segundo ele, o partido irá trabalhar o máximo que puder para se fortalecer e eleger bancadas fortes e representativas de vereadores em Campina Grande e João Pessoa. “Nossa perspectiva é ampliar as bancadas atuais nas duas cidades. Isso depende muito, obviamente, da população e nós vamos respeitar as decisões das urnas. Diante dessa perspectiva o PSD poderá ser o partido que iindicará um nome à Prefeitura de Piancó, já que é uma legenda forte e de sustentação da atual gestão, com quatro vereadores na Câmara Municipal.

Assessoria

Coluna "Destaque Piancó" do Jornal da Paraíba deste sábado, 28



PIANCÓ

A assessoria do Fórum Eleitoral de Piancó informa que o número de eleitores participando do recadastrando biométrico eleitoral está dentro das expectativas. Segundo informações caso a procura permaneça o recadastramento ocorrerá dentro do prazo.

PIANCÓ

A Secretária de Educação do município Rita Cavalcante informou que a procura pelas matriculas da rede municipal de ensino está superando as expectativas. Ela disse que os alunos estão recebendo orientações especiais por uma equipe treinada para o assunto.

PIANCÓ

O coordenador da Cagepa local Djalma Barros explicou os motivos da falta de água na cidade de Piancó. Entre eles a precariedade do sistema que é antigo desde 1985. O crescimento urbano da cidade em larga escala e falta de projetos nas construções dos condomínios.


UEPB

A Reitoria da UEPB Marlene Alves noticiou que a Universidade Estadual vai se expandir em 2012. O projeto já foi enviado para o aval do Governador. A cidade de Piancó será contemplada com dois cursos e será a primeira a receber o Campus.


PIANCÓ

Com a chegada das chuvas a Secretaria de Agricultura já iniciou o corte de terras, beneficiando todos os agricultores do município. O Secretário José Geraldo informou também o pagamento do seguro safra aos agricultores que aderiram ao programa. Piancó foi o único na região.

SANTANA DOS GARROTES

O prefeito José Alencar e a prefeita de Piancó Flávia Galdino participaram da solenidade de abertura do recadastramento biométrico eleitoral. O prefeito José Alencar durante sua fala enalteceu a justiça eleitoral pelo moderno modelo de votação nos dois municípios.

SANTANA DOS GARROTES

O município não para de Receber recursos federais. Com os salários do funcionalismo rigorosamente em dia. O prefeito foi informado da liberação de verbas para implantação na saúde das crianças do município. Há quinze dias atrás a cidade recebeu um ônibus escolar.

EMAS

A oposição se reuniu durante a semana para tratar das estratégias de quem poderá ser o nome que concorrerá com a prefeita Fernanda Loureiro. Sem revelar nomes integrantes de partidos oposicionistas devem anunciar mais adesões de peso ao bloco oposicionista.

CATINGUEIRA

O Blog Catingueira On Line é um dos sites mais visitados da região. Com cobertura jornalística de primeira com fatos recentes, imparcial e atualizados. Além de cobrir vários eventos nos mais diversos segmentos. “O Catingueira on line” se consolida a cada dia que passa.


IBIARA

O prefeito Pedro Feitoza já anunciou que sua cidade vai realizar o carnaval de rua. Ele disse que a cidade vai se preparar a altura para receber turistas e foliões. O carnaval é tradição no município. Todas as atrações musicais e orquestras de frevos já foram contratadas.

PEDRA BRANCA

A popularidade do prefeito Anchieta Noia permanece em alta. Convidado a participar de vários encontros no município e praticamente de agenda lotada. Além de exercer suas funções de executivo. O prefeito participa de reuniões e sempre recebe convites para almoços.

VESTIBULAR

A acadêmica Raíssa Pacífico Palito Remígio que já cursava o nono período de direito na Unipê conseguiu uma grande façanha. Raíssa que estagiava pela manhã requereu a Faculdade transferência do seu curso para o turno diurno. Porém, lhe foi negado o pedido.

VESTIBULAR II

Diante da situação e provando ser dedicada aos estudos. Raíssa resolveu prestar outro vestibular na mesma Faculdade para o mesmo curso. Essa semana ao ser divulgado o resultado do vestibular. A acadêmica obteve o primeiro lugar geral de todos os cursos da Faculdade. Atualmente ela é concluinte do curso de direito 2012.1, neta do saudoso Antonio Remígio e já estudou no Colégio Compacto de Piancó.

Novo comandante do 13º Batalhão diz que vai sequenciar trabalho do seu antecessor

Nomeado na quarta e empossado na quinta, o major Jurandy Pereira Monteiro teve nesta sexta-feira, 27, seu primeiro dia de trabalho no comando do 13º Batalhão de Itaporanga, que abrange três companhias, um pilotão e 14 destacamentos, totalizando 18 municípios.

O novo comandante, que substitui o major Francisco Campos, nomeado para o batalhão de Catolé do Rocha, diz que dará sequência ao trabalho desenvolvido pelo seu antecessor. “Ainda estou me inteirando de todas as questões que envolvem a segurança pública regional, mas a intenção é dar continuidade ao trabalho que já vinha sendo feito”, disse o major Jurandy, cuja preocupação momentânea é com a segurança do carnaval, principalmente nos municípios que promovem a festa, a exemplo de Ibiara, Coremas, Piancó, Aguiar e Conceição. Mas um plano de ação policial será elaborado, segundo ele, para garantir a tranquilidade da folia momesca na região.

Natural de Teixeira, o major comandou as companhias de Princesa Isabel e Patos e foi subcomandante do batalhão de Cajazeiras. Em Itaporanga, suas primeiras impressões sobre a cidade são positivas: “É uma cidade de aspecto moderno e agradável”, comentou o major durante contato com a Folha (www.folhadovali.com.br).

Ele recebeu o comando do capitão Wendel Kléber, que estava interinamente na função. “Quero agradecer aos comandados e a sociedade pelo apoio que recebi durante essa minha passagem interina pelo comando do batalhão”, comentou Kléber.

Folha do Vali

Secretária de Educação de Igaracy morre vitima de infarto

A cidade de Igaracy amanheceu triste com a notícia do falecimento da Professora Corrinha Lacerda (Corrinha de Chico), que era a atual Secretária de Educação do município.

Segundo informações, a professora já sofria de problemas cardíacos, mais nada que fosse preciso cuidados especiais. Ainda segundo informações de visinhos, Corrinha ficou em um bom bate papo em sua calçada até quase 22:30, quando se recolheu com o esposo.

Por volta das 23:30 a professora teve um infarto fulminante que a levou a óbito ainda na cama.


Hugo Igaracy

Jornal diz que "Luiza" está cobrando R$ 15 mil para ficar duas horas em evento

Luiza, a famosa do Canadá, está cobrando R$ 15 mil de cachê, diz jornal.

Segundo a coluna Gente Boa, do jornal O Globo, a adolescente cobra o valor para ficar apenas duas horas nos eventos.

Luiza, que estava no Canadá, está cobrando R$ 15 mil de cachê de presença vip. A informação é da coluna Gente Boa, do jornal O Globo.

Segundo a publicação, a adolescente cobra o valor para ficar duas horas nos eventos. Nesta quarta-feira, 25, Luiza cobrou este preço para ir a uma festa em um hotel chique de São Paulo. A morena também vai gravar um comercial com Fernanda Lima na semana que vem.

"Estamos surfando nesta onda que surgiu por acaso", disse Gerardo Rabello, pai de Luiza, ao jornal.

Aliás, o pai de Luiza disse também que a filha não posará nua por dinheiro nenhum. A "Playboy" até pensou em convidá-la, mas menor de idade não pode posar para a revista.

"Somos equilibrados, não precisamos dessas coisas", afirmou Gerardo. Vale lembrar que em fevereiro, Luiza faz 18 anos. Será que ela vai desobedecer o pai? As informações são do Ego.

Portal Correio24horas

Carro de radialista e representante do Jornal A União em Itaporanga é atingido por coquetel molotov

Uma garrafa contendo gasolina, nos moldes de um coquetel molotov, foi arremessada contra o veículo de placa MOS/0834/PB, propriedade do radialista José Ailton Viriato de Sousa, conhecido popularmente como Júnior Viriato, apresentador de um programa radiofônico em uma emissora local [e representante da sucursal do Jornal A União em Itaporanga].

O fato aconteceu por volta das 2h da madrugada desta quinta-feira (26). Ao ser informado do fato, o Centro de Operações acionou uma guarnição de rádio patrulha do 13º BPM, sob o comando do Subtenente Edigley, o qual junto com seus comandados esmiuçou os prováveis locais de fuga dos perpetrantes do crime de dano.
Os infratores, segundo relatos de pessoas que já se encontravam nas ruas, fugiram em uma motocicleta; e ao arremessar a garrafa contra o veículo, a chama para combustão do líquido teria se apagado, não tendo sido concretizado a vontade do incendiário, apenas destruído o vidro.

Levantamentos acerca dos autores do fato estão em andamento e logo, a polícia revelará a identidade dos acusados. (com 13º BPM)

Ricardo Pereira

Vara do Trabalho de Itaporanga concilia 73% das ações

A Vara do Trabalho situada no Município de Itaporanga auto sertão paraibano, realizou entre os dias 10 e 12 do mês de Janeiro, 81 audiências de conciliação, resultando na homologação de cinqüenta e sete acordos, deste montante cinqüenta e dois processos foram conciliados pelo preposto Arliston Jerônimo acadêmico de Direito que representou diversas empresas do estado de São Paulo com o advogado das partes Vanderly Pinto. Ou seja, 70,37% dos processos incluídos na pauta de audiências, atingindo o valor de R$ 49 mil.

O trabalho está de acordo com o programa implementado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), de incentivo à autocomposição de litígios e à pacificação social por meio da conciliação e da mediação, como prevê a Resolução 125/2010.

As audiências foram realizadas pelo juiz titular, André Wilson Avellar de Aquino, com o apoio do diretor de Secretaria Substituto, Aloiso Félix de Oliveira.

TRT13

Artista Plástico aguiaense é destaque na alta sociedade Carioca

Quem entrou em contato com o blog, foi o artista plástico Geraldo Soares que atua e reside no Rio de Janeiro. Geraldo é filho da cidade de Aguiar, aqui no vale do Piancó e há tempos vem se destacando em meio à alta sociedade Carioca.

O paraibano trabalha como monitor artístico do Museu de Artes Modernas do Rio de Janeiro e atualmente está na produção de uma exposição de fotografias sobre o Câncer de Mama no Espaço Caixa Cultural Centro também no Rio.

Para os mais interessados pelo trabalho do nosso conterrâneo, é só entrar no site www.geraldosoares.arteblog.com.br, lá Geraldo expõe alguns dos seus trabalhos. Só para não esquecer, o artista é irmão do radialista Flávio José, que atua no Sistema Correio de comunicação.

Veja abaixo algumas imagens das obras do artista aguiaense:





Hugo Igaracy

Piancó terá graduações de Psicologia e Fonoaudiologia pela a UEPB

A Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) entregará na próxima semana um documento ao Governo do Estado com o projeto criando mais seis campi, com curso superior e técnico. Caso sejam aprovados, serão abertas cerca de 1,2 mil vagas. Para ser criado cada um necessitará de um investimento de mais de R$ 22 milhões.

Pelo projeto serão abertos novos campi em Sapé, Itabaiana, Piancó, Taperoá, Santa Luzia e Areia. “Teremos um encontro com o governador e queremos saber qual o potencial de financiamento do Estado para abertura desses campi, pois só queremos abri-los se tivermos a capacidade de oferecer um ensino com qualidade. Em um primeiro contato, o governador se mostrou empolgado com o projeto, que faria da Paraíba um dos maiores centros de ensino do país”, declarou a reitora Marlene Alves.

De acordo com o projeto, no campus de Santa Luzia, teria o curso de Odontologia, em Areia, Hotelaria, Piancó, as graduações de Psicologia e Fonoaudiologia. Já em Itabaiana, Engenharia de Energias Renováveis, em Sapé, o curso de Nutrição, e em Taperoá, Artes Visuais. Ela informou que a proposta inicial é que cada campus ofereça uma graduação e um curso técnico. “Assim como nos demais cursos da UEPB, eles terão 50 vagas diurno, e mais 50 noturno, para dar oportunidade aos que trabalham. Teremos ainda cerca de 100 vagas para os cursos técnico.

A Universidade, junto com o Governo do Estado, quer avançar muito nos técnicos”, frisou.
Caso o projeto de criação seja aprovado, a Universidade terá que contratar mais 240 professores, e mais 500 pessoas para o quadro de técnico administrativo.

MaisPatos

Presidente do TRE-PB concede 20% de aumento aos oficiais de justiça

O vice-presidente do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) no exercício da presidência, desembargador José Di Lorenzo Serpa, assinou na tarde desta terça-feira (24) expediente administrativo determinando a majoração de reembolso para oficiais de justiça que cumprem diligências de mandados provenientes da Justiça Eleitoral da Paraíba.

A Portaria de nº36/2012, altera o art.6º da Portaria nº627/2006, que passa a ter o seguinte texto: “O reembolso dos oficiais de justiça será feito por mandado efetivamente cumprido, independente do número de diligência para seu efetivo cumprimento, e corresponderá ao valor de doze reais, limitado ao quantitativo , por oficial designado, de quarenta e oitenta e cinco mandados, respectivamente em período não eleitoral e eleitoral.”

Segundo o secretário de Gestão de Pessoas, Allan de Oliveira, o aumento foi de 20%: O desembargador Li Lorenzo Serpa, comentou o ato: “É com grande satisfação que estamos concedendo esta modalidade de pagamento aos oficiais de justiça, uma vez que eles nos prestam uma grande colaboração. Espero que sirva de estímulo, incentivo, para que eles continuem a trabalhar como veem trabalhando.

O TRE-PB agradece e reconhece o trabalho desses servidores, e espera noutra oportunidade conceder outro aumento. A portaria retroage seus efeitos a 1º de janeiro do ano em curso.

Ascom

Município de Santana dos Garrotes está habilitado a receber recursos do PSE, (Programa Saúde na Escola)

Com 181 municípios habilitados a receber recursos financeiros do Ministério da Saúde (MS), o Programa Saúde na Escola (PSE) atinge, hoje, uma cobertura de 81,16% do Estado da Paraíba.

De acordo com a gerente operacional da Atenção Básica da Secretaria de Estado da Saúde, (SES), Suzyanne Araújo, esse índice pode aumentar ainda mais em fevereiro, quando o MS vai liberar portaria com a relação de novos municípios habilitados. O município de Santana dos Garrotes está habilitado à receber um valor que vai ser destinado a saúde nas escolas.

De acordo com Suzyanne, desde a criação do Programa, em2009, aadesão dos municípios tem sido gradativa. Até 2011, na Paraíba, foram computados 203 municípios desenvolvendo ações de saúde e cidadania nas escolas do Estado. De2009 a2010, um total de 122 municípios aderiram ao PSE, o que correspondia a 54,7%. E de2010 a2011, 204 municípios aderiram, totalizando 91,5%.

Suzyanne informou que o PSE é uma iniciativa dos ministérios da Saúde e da Educação, por meio de financiamento e fornecimento de materiais e equipamentos para as escolas e equipes de saúde. O programa também trabalha para integrar as redes de serviços da área da Educação e do Sistema Único de Saúde (SUS) nos territórios, com o fortalecimento e a sustentação da articulação entre as escolas públicas e as unidades básicas ou unidades de saúde da família, por meio da realização de ações dirigidas aos alunos.

Segundo ela, o PSE tem como objetivo contribuir para a formação integral dos estudantes, por meio de ações de promoção, prevenção e atenção à saúde. “O objetivo é o enfrentamento das vulnerabilidades que comprometem o pleno desenvolvimento de crianças e jovens da rede pública de ensino, além de construir uma cultura de paz nas escolas”, explicou.

Saúde e educação – O público beneficiário do PSE são os estudantes da Educação Básica, gestores e profissionais de educação e saúde, a comunidade escolar e, de forma mais ampliada, estudantes da rede federal de Educação Profissional e Tecnológica e da Educação de Jovens e Adultos (EJA). “A escola é a área institucional privilegiada deste encontro da educação e da saúde: espaço para a convivência social e para o estabelecimento de relações favoráveis à promoção da saúde pelo viés de uma educação integral”, esclareceu Suzyanne.

As ações previstas no PSE são acompanhadas por uma comissão intersetorial de educação e de saúde, formada por pais, professores e representantes da saúde, que poderão ser os integrantes da equipe de conselheiros locais.

Santana dos Garrotes - 2 - Valor: 20.100,00

Secom\PB

Eleitores de Santana dos Garrotes e Piancó farão recadastramento biométrico; Solenidade de Implantação do Projeto aconteceu ontem em Piancó

Com vistas às eleições municipais a serem realizadas este ano, o Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba promoveu na manhã desta segunda feira (23), a Solenidade de Implantação do Projeto Biométrico dos Municípios de Piancó e Santana dos Garrotes.

A solenidade aconteceu no CREAS – Centro de Referencia Especializado da Assistência Social que fica localizado na Rua Virgilio de Araujo Silva, s/n, no Jardim Ouro Branco (próximo ao Fórum Eleitoral). A Cerimônia teve início as 10hs da manhã e contou com a participação de várias autoridades dos dois municípios envolvidos côo também autoridades de cidades do Vale do Piancó.
A estimativa é que aproximadamente vinte mil eleitores se recadastrem nos dois municípios que tornam-se pioneiros com a implantação desta nova modalidade de se votar.

A Juíza da Sexagésima Sexta Zona Eleitoral, Doutora Luciana Rodrigues Lima deu as boas vindas a todos os presentes, e fez oficialmente a abertura do evento. Na ocasião, a Excelentíssima Juíza falou da importância e da segurança que estas Urnas Biométricas proporcionaram para as eleições, dando assim, maior credibilidade ao pleito eleitoral.

O Presidente do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba em exercício, o Desembargador José Di Lorenzo Serpa, em seu pronunciamento, elogiou o Desembargador Manoel Monteiro, que por ser filho natural de Piancó e com o carinho e apreço por sua terra natal, hoje homenageia sua cidade com a implantação da Urna Biométrica, tornado assim, Piancó pioneira nesta tecnologia no sertão Paraibano.

A Prefeita de Piancó, Flávia Serra Galdino fez um pronunciamento. Na ocasião a prefeita agradeceu a Presença de todas as Autoridades, em modo especial a presença do Desembargador Manoel Monteiro. E falou também da tecnologia implantada nas próximas eleições, “Estamos dando um salto para de forma definitiva exercer democraticamente nosso direito de escolher os nossos representantes. Hoje podemos afirmar que o povo tem o poder em suas mãos, em seus dedos, a festa maior da democracia ganha a segurança e a confiança inconteste”, disse em discurso Flávia Galdino.

Já o prefeito de Santana dos Garrotes, Doutor José Alencar Lima também fez seu pronunciamento, explanando a importância deste novo mecanismo que esta sendo implantado. “A satisfação de ver o Município de Santana dos Garrotes ser inserida nessa nova modalidade de votação é impar, estamos definitivamente abrindo caminhos para esta tecnologia no Vale do Piancó, como também no sertão do estado”, falou o Doutor Alencar.

Prefeito Zé Alencar em discurso

No discurso do Presidente do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba, o Desembargador Manoel Soares Monteiro, filho natural de Piancó. “o eleitor deve viver livremente o processo eleitoral, sem amarras, sem opressão, é por isso que estamos aqui, na certeza que Piancó e Santana dos Garrotes estão recebendo o tipo de serviço que todo Brasil quer e deseja. Não foi fácil, mais contamos com os esforços de alguns amigos, a Exemplo do Diretor Geral do TRE Doutor Leonardo Lívio, que juntos lutamos incansavelmente para tornar possível essa nova metodologia de exercer o processo popular eleitoral”, emocionado discursou o Desembargador Manoel Soares. Ao fim do seu discurso, o Doutor Manoel Soares foi homenageado pela senhora Marinete Amaro, cidadão Piancoense que ofertou um buque de flores dando as boas vidas ao Presidente do TRE-PB.

Finalizando a solenidade o Diretor Geral do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba, Leonardo Lívio Ângelo Paulino. Em seu discurso, saudou o Eleitor em modo especial. Fez um breve comentário a respeito do Projeto Biométrico e a importância do mesmo para consolidar a Democracia.

O recadastramento é necessário porque neste ano haverá urnas biométricas (identificação dos eleitores pela digital). Segundo o TRE-PB, a revisão biométrica será realizada no período de 23 de janeiro a 23 de março. Todos os eleitores são obrigados a comparecer pessoalmente ao local, levando documento de identidade título eleitoral e comprovante de residência.

Serão utilizados vinte e cinco kits biométricos. Cada Kit é composto por um computador, uma câmera fotográfica e um leitor de impressão digital, nos dois municípios serão recadastrados 17.883 eleitores, a justiça eleitoral pretende atender 450 eleitores por dia até o dia 23 de março data do encerramento do recadastramento biométrico eleitoral.

Para participar do recadastramento Biométrico, o eleitor deve se dirigir ao CREAS – Centro de Referencia Especializado da Assistência Social que fica localizado na Rua Virgilio de Araujo Silva, s/n, no Jardim Ouro Branco (próximo ao Fórum Eleitoral).

O eleitor pode se dirigir ao local a partir desta segunda feira (23) até o próximo dia 23 de março de 2012, de segunda feiras das 08:00 às 18:00 horas, e aos sábados das 08:00 às 14:00 horas. Ressaltando, é necessário levar o titulo de eleitor, um documento de identidade oficial com foto e um comprovante de residência.

As pessoas que não se recadastrarem ficarão impedidas de votar nas próximas eleições.

Assessoria PMSG - Fotos
Portal Piancó


Veja algumas fotos:


O poeta Solon Bastos Cavalcante lançará “Coletânea de Cordeis” em João Pessoa

Solon Bastos Cavalcante, o conhecido poeta de Santana dos Garrotes passou o mês de dezembro de 2011 em João Pessoa. Onde dedicou parte do seu tempo a fazer os ajustes finais em sua obra que deverá ser publicada ainda este ano em nossa capital.

Na oportunidade, visitou o casarão 34 e teve um encontro com o Professor Bira, diretor de cultura da casa e o Sr. Emilson, poeta popular, cordelista que por muito tempo esteve à frente da Funjope (Fundação Cultural de João Pessoa).

O trabalho apresentado foi bastante elogiado pela secretaria de cultura. Deverá ser lançado em abril deste ano através do projeto de incentivo a cultura popular da prefeitura de João Pessoa. O poeta Solon Bastos é um dos grandes valores da nossa cultura, é patrimônio da Paraíba e por isso terá o nosso apoio, disse Bira.

Coletânea de Cordeis tem: Transpirando Reminiscências, Menção ao folclore brasileiro; A história da frente de emergência de Piancó à Princesa: seca de 1958; Breve notícia sobre a emancipação de Santana dos garrotes até os dias atuais: escrita em parceria com Dr. José Araújo Sobrinho; Mote: Magna Diniz é o farol da minha inspiração. Obra de Francisco Teotônio de Sousa, glosado pelo poeta Solon Bastos Cavalcante em 1962 na cidade de Piancó.

Por João Genarte de A. Cavalcante Neto

Centrais de Mandados e Distribuição mantém-se unificadas nas comarcas de Conceição e Santana dos Garrotes

Foi publicada na edição do Diário da Justiça Eletrônico do último sábado (21) a Resolução N.º 9, que discrimina as comarcas onde haverá unificação e separação das Centrais de Mandados e de Distribuição, em cumprimento às disposições do art. 258 da Lei de Organização e Divisão Judiciárias do Estado (LOJE).

O projeto de que trata essa Resolução foi proposto pelo presidente do Tribunal de Justiça da Paraíba, desembargador Abraham Lincoln da Cunha Ramos, e aprovado por unanimidade, na última sessão ordinária do Pleno. De acordo com a Resolução, no Vale do Piancó permanecem unificadas as Centrais de Mandados e de Distribuição nas comarcas de Conceição e Santana dos Garrotes.

O desembargador-presidente considerou, ao propor o projeto ao Pleno, o levantamento realizado pela Diretoria de Tecnologia da Informação no mês de dezembro de 2011, sobre o quantitativo dos processos distribuídos nas comarcas de vara única e naquelas com duas unidades judiciárias, e o relatório circunstanciado encaminhado à Presidência do TJPB, opinando pela unificação e separação dos serviços das Centrais de Mandados e de Distribuição das comarcas.

Gecom/TJ

Sindicalista participa em São Paulo do 1º Curso Nacional de Gestão Sindical



A sindicalista Alcicleide Lacerda, presidente do Sindifemp, participou de 16 a 20 deste mês em São Paulo de um Curso de Gestão Sindical, dirigido a sindicalistas e ativistas sindicais que pretendem aprofundar a compreensão sobre o funcionamento e organização das entidades sindicais. Os temas abordados foram: planejamento estratégico, direitos trabalhistas, oratóri, saúde do trabalhador, dentre outros.

Estiveram presentes representantes de 24 estados. Da Paraíba marcaram presença sete sindicalistas divididos em dois cursos, haja vista, que também acontecia o 4º Curso de Formação Sindical destinado a trabalhadores que se disponham a ministrar aulas para sindicalistas e ativistas sindicais. Os cursos foram administrados pela CTB com convênio com o CES - Centro de Estudos Sindicais.

Alcicleide declarou que com a formação de uma equipe de formadores a CTB/PB irá ministrar cursos em dez pólos em toda a Paraíba.

Ascom

Governo monitora 12 cidades onde foram notificados casos suspeitos de dengue: No Vale a cidade de Coremas é monitorada

Na segunda semana epidemiológica deste ano, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) registrou 31 notificações de casos suspeitos de dengue, conforme Boletim Epidemiológico nº 2. Até o último dia 14, foi registrado um total de 41 casos suspeitos da doença em 12 municípios: João Pessoa, Bayeux, Cabedelo, Esperança, Coremas, Aroeiras, Itabaiana, Santa Teresinha, São José do Sabugi, Campina Grande, Patos e Taperoá. Comparado ao mesmo período de 2011 – quando foram registradas 296 notificações – 2012 já apresenta uma redução de 86,2% no número de notificações.

A gerente de Vigilância em Saúde (Gevs), Júlia Vaz, explicou que, mesmo diante do quadro positivo, a SES está acompanhando individualmente os municípios onde ocorreram as notificações de casos suspeitos neste ano para melhor entender a dinâmica da doença no território paraibano. Segundo ela, dos 12 municípios, oito estão na relação dos classificados como prioritários pelo Ministério da Saúde, ou seja, com risco de epidemia em 2012: João Pessoa, Bayeux, Cabedelo, Esperança, Itabaiana, São José do Sabugi, Campina Grande e Patos. Os outros quatro não foram classificados neste elenco pelo MS, mas iniciaram o ano com notificação de casos suspeitos da doença.

Se tomados apenas os dados de notificações nos 12 municípios relacionados, durante as duas primeiras semanas deste ano, comparadas ao mesmo período de 2011, verifica-se uma redução de 26,41%. Enquanto em 2011 essas 12 cidades registraram 53 casos suspeitos, neste ano foram 39. O município que apresentou a maior redução foi o de Campina Grande, que nas duas primeiras semanas de 2011 teve nove notificações e, no mesmo período deste ano, teve apenas uma.

A SES fará, na próxima sexta feira (27), uma reunião com o Comitê Estadual de Mobilização contra a Dengue para discutir os dados e decidir as ações prioritárias para evitar surtos da doença e combater o aumento do número de notificações nas próximas semanas epidemiológicas.


Secom-PB

TCE aponta excesso com diárias nas Câmaras; No Vale, o presidente da Câmara de Boa Ventura o que mais recebeu

Levantamento do Tribunal de Contas do Estado aponta gastos de R$ 496.345,64 mil com diárias pagas a 342 vereadores dos 223 municipios do Estado. A gastança aconteceu no período de janeiro a outubro de 2011. Nos primeiros lugares do ranking dos “esbanjões” de diárias, estão presidentes de Câmaras. O de Cajazeiras, Marcos Barros de Souza (PSDB), lidera a lista. Ele recebeu R$ 12,9 mil de janeiro a outubro de 2011.

Em segundo lugar, está José Muniz de Lima (PSDC) do Conde, que embolsou R$ 11,9 mil. Logo em seguida, aparece Domingos Sálvio Maximiano Roberto, de Princesa Isabel que se beneficiou com R$ 11,1 mil. O quarto lugar ficou com o presidente da Câmara de Cacimbas, Cícero Bernardo Cezar (PR), que levou R$ 10,89 mil. No quinto lugar, figura Marcos Eduardo (PMDB) da cidade de Patos, que recebeu R$ 9,8 mil por cinco diárias para local não informado ao Sagres do TCE.
O presidente do Tribunal de Contas, conselheiro Fernando Catão, disse que a concessão de diárias tem uma normatização e uma legislação própria. “Isto, como se vê pelo levantamento feito, não está sendo observado. Não se tem observado, nem seguido nenhuma regra”, disse. Ele reconheceu que há a necessidade dos políticos se deslocarem de seus municípios para outros, devido à atuação administrativa. “Isso é uma coisa normal, agora R$ 496 mil é um valor excessivo e só estudando um padrão é que nós vamos verificar estes excessos”, afirmou Catão.

As justificativas dos vereadores parecem seguir a mesma regra e são quase sempre iguais: valores foram usados para pagar despesas com a hospedagem, alimentação e transporte durante viagens para João Pessoa, Campina Grande e outras cidades do Estado e, também, para as cidades de Natal, Recife e Brasília, com o objetivo de participar de congressos e cursos de qualificação.


Com relação ao Vale do Piancó, os vereadores Antônio Renê (Boa Ventura), Gildiman Alves (Santa Inês), Judivan Rodrigues (São José de Caiana) e Francisco Edson (Serra Grande), foram os que mais receberam diárias em 2011, respectivamente: Renê (2.800), Gildiman (2.740), Judivan (2.640) e Edson (2.280). Dentre os legislativos-mirins o de São José de Caiana foi o que mais pagou diárias, exatos R$ 5.120,00 mil. Serra Grande ficou em segundo lugar ao pagar R$ 4.190,00 mil e Santa Inês em terceiro ao pagar R$ 3.500,00 mil em diárias.

Ascom com rpscom1

PREGO BATIDO: Em Igaracy: PTB decide lançar candidatura Lídio Carneiro a prefeito

O Partido Trabalhista Brasileiro PTB da cidade de Igaracy, se reuniu mais uma vez este final de semana e decidiu por maioria dos votos, que o partido terá mesmo candidatura própria a sucessão municipal deste ano.

O nome do partido é o Vereador Lídio Carneiro, mais votado na história da cidade e com um currículo de dar inveja; Lídio foi tesoureiro e secretário de finanças, é funcionário da fundação de assistência hospitalar de Igaracy (hospital) desde 1988, trabalha em uma empresa de contabilidade pública que atende todo sertão, está no 3º período de administração pública pela UEPB e é atualmente o presidente da Câmara de Vereadores.

O partido esperava que um acordo feito com o atual prefeito em 2008 fosse cumprido, acordo este que foi assinado em papel e posteriormente será divulgado aqui no blog, como também em alguns meios de comunicação do estado (correio, TV Paraíba, jornal da Paraíba, entre outros), até para confirmar que quem lançou o nome do PTB foi à própria base do atual prefeito, mais até o momento nem o prefeito, nem nenhum dos seus assessores se pronunciaram sobre o caso, assim o partido não quis perder tempo e decidiu lançar o nome do Vereador presidente da Câmara.

Hugo Igaracy

SANTANA DOS GARROTES: Prefeito Doutor Zé Alencar assina convênio para educação básica

O prefeito Doutor Zé Alencar assinou o convênio que ja se encontra adisposição da Prefeitura Municipal de Santana dos Garrotes e já licitado para atender todas as Escolas do Município.

O prefeito sempre vem tratando desde o início do seu governo a educação como uma das prioridades. Já realizou reformas de escolares, merendas para todas as crianças da rede municipal, transporte escolar e valorização dos professores.

Para o Secretário de educação, Luís Leite de Almeida, com esse convênio algumas escolas irão passar por reformas e vamos valorizar mais a educação dos nossos alunos, disse o Secretário.

Objeto: O OBJETO DESTE CONVENIO E A AQUISICAO DE EQUIPAMENTOS E MOBILIARIO PARA ESCOLAS DE EDUCACAO BASICA, EM ATENDIMENTO AO PLANO DE ACÕES ARTICULADAS - PAR, NO AMBITO DO PLANO DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCACAO - PDE, INSTITUIDO PELO DECRETO N. 6.094, DE 24 DE ABRIL DE 2007.

> Órgão Superior: MINISTERIO DA EDUCACAO
> Convenente: SANTANA DOS GARROTES PREFEITURA
> Valor Total: R$115.607,38
> Data da Última Liberação: 13/01/2012
> Valor da Última Liberação: R$15.741,13

Assessoria

Advogado é emboscado e morto a tiros quando saía de sua propriedade em Coremas

O advogado coremense Gregório Soares Neto, de 62 anos, foi morto no começo da manhã deste domingo, 22, quando deixava sua propriedade, localizada no sítio Cruzeiro, município de Coremas.

Segundo os primeiros levantamentos policiais, dois homens armados supostamente com espingardas de calibre 12 dispararam contra o advogado no momento que ele deixava sua propriedade em direção à área urbana.

No instante que ele parou o carro para sua esposa abrir a porteira da fazenda, dois supostos pistoleiros saíram do mato e alvejaram o homem, que morreu dentro do próprio carro, uma S-10 cabine dupla. A mulher não foi ferida, e os acusados fugiram após os disparos sem deixar pistas, mas a Polícia Militar e agentes da Polícia Civil encontram-se neste momento em diligências na tentativa de capturar os autores do crime.

A informação é que Gregório residia na cidade, mas costumava dormir no final de semana na zona rural. O crime chocou Coremas e, principalmente, Aguiar, onde o advogado tem familiares, entre os quais um irmão chamado Nilton Regina, que é um dos acusados da morte do ex-policial militar aguiaense Francisco Gerson de Lacerda, fato ocorrido em dezembro de 2010.

Depois do trabalho pericial, o corpo será encaminhado ao IML de Patos para exame cadavérico. A morte deixou o clima tenso em Aguiar, onde a família do advogado tem inimizades, mas a polícia ainda não sabe quem praticou e o que motivou o crime, segundo o delegado José Pereira, que não descarta a possibilidade do fato está relacionado à rixa familiar no município aguiaense.

Folha do Vali

Por padre Djacy Brasileiro: TODOS UNIDOS PARA O ALMOÇO, MENOS SEVERINA, QUE ESTÁ NA CADEIA

Esta é a realidade brasileira, desumana, cruel, ingrata, injusta que fere impiedosamente os pobres, os pequenos, os sem vez e voz. Uma mulher grávida, extremamente necessitada do “pão nosso de cada dia”, “rouba” uma lata de manteiga, possivelmente para saciar sua fome. Dois seres passando fome: ela e o bebê. Conseqüência: passou três dias na cadeia. Essa cena dramática, traumatizante, não foi na França, mas em Fortaleza, no Nordeste brasileiro. Essa pobre mulher ganhou fama, notoriedade, mas uma fama ou notoriedade bem diferente: passou a ser mal vista, odiada, vilipendiada na sua dignidade pessoa humana. Agora era tratada como ladra.

A sua família humilde, simples, resolveu se reunir na noite de Natal para celebrar o nascimento de Jesus. A mãe, com os olhos lacrimejados, voz embargada, assim falou: graças a Deus, todos reunidos para o simples jantar ( a família havia ganhado uma cesta básica) e para a celebração do natal, menos minha filha Severina, que está na cadeia. E todos choraram amargamente.

Para essa mulher grávida e desempregada, acusada de roubar uma lata de manteiga, agora era alvo de escárnio, zombaria, desprezo. Repórteres, Fotógrafos, cinegrafistas eufóricos a sua procura para tirar fotos, filmá-la. Trabalho este a render-lhes uma boa matéria de cunho policial, conseqüentemente, um bom dinheiro.

Acusações, condenações, cadeia, maus-tratos e desprezos varriam, feito furacão a 300 km por hora, a vida daquela futura mamãe. Na solidão do abandono, da rejeição e da condenação, na cadeia do seu interior, certamente, ela pensou: lá em casa, todos reunidos para o jantar e a novena, menos eu, trancada neste lugar lúgubre e infernal. Pobre de mim!

Tudo isso para dizer que, enquanto uma brincadeira, literalmente comercial, toma dimensão inimaginável, levando ao palco da notoriedade, da famosidade homens e mulheres que não sabem o que é fome, sede, miséria, injustiça social, exclusão econômica e cultural, satisfazendo seu ego de grandeza, de auto-exibição, há milhares e milhares de cidadãos gritando por vida, por justiça, por dignidade. Só que esse grito pungente não é levado em consideração não só pelos os que detêm o poder político, mas também, por aqueles que têm o poder da comunicação nas mãos, ou seja, os donos dos grandes meios de comunicação social: rádio, televisão, jornais. Seu grito de dor, de socorro, torna-se um grito abafado, ignorado. E os pobres coitados, não encontrando respaldo na sua luta por vida, só lhes resta pensar: para nós, tudo é difícil, até para viver. E Nessa hora, não aparecem marqueteiros para ajudá-los. Para aqueles, aplausos, espaço nobre na mídia, admiração, honrarias, medalhas, para estes, críticas ferrenhas com expressões depreciativas: são vagabundos, malandras, não querem trabalhar, preguiçosos. Para aqueles, colunas sociais, entrevistas, oportunidades de ascensão, de lucro, para estes, polícia, cassetete, cadeia.

Querer dar atenção a uma brincadeira estrategicamente planejada, fruto de marketing comercial, é no mínimo subestimar nossa inteligência, nossa capacidade intelectual. Pois, enquanto há uma onda tempestuosa de aplausos, entrevistas, admiração girando em torno de um comercial, ”menos Maria, que está na Europa”, assuntos importantíssimos são esquecidos, desprezados. Isso dá-nos a entender que somos de um país de terceiro mundo, atrasado não só economicamente, mas acima de tudo, culturalmente.E sabe quem ganha com tudo isso? Claro, que é a elite, os poderosos, os ricos, ou seja, a alta sociedade.

Brincadeira exposta na mídia para o povão é bom demais. Quanto mais o povo brinca, melhor, pois vai esquecendo-se de cobrar, de lutar em defesa dos seus direitos inalienáveis. Então, fazer o povão brincar é estratégia lógica e pensada para amansá-lo e aliená-lo. É o famoso “pão e circo” na crista da onda. E essa praga ideológica ainda não morreu, continua mais viva do que nunca. E agora tomando dimensões variadas, modernizadas, com poder estrondoso de atração e repercussão na vida das pessoas despossuídas de senso crítico: “menos na vida de minha filhinha, que está nos E.Unidos”.

Durante toda a semana, pude ouvir muita gente pobre, humilde, falar assim:

-Seu padre, todos unidos para o almoço, menos Pedro, que está na roça
-Padre, meus filhos moram comigo, menos Chico, que está na cadeia por roubar uma galinha
-Padre, aqui está minha família, só falta a esposa, que está no céu. Ela morreu na fila do hospital
-Meus filhos não estão aqui, estão no corte de cana, na pior humilhação, dizia um determinado pai
-Padre, fico tão triste quando sinto a falta de minha filha.E pergunto-lhe ,onde ela está? Ele responde: no cemitério. Morreu porque não tinha dinheiro para fazer uma cirurgia do coração.
-Pergunto a uma mãe: todos estes são seus filhos? Ela responde-me: sim, mas falta uma. Ela está lá na roça, ajudando ao pai.

-Eita vida doida, seu padre, essa nossa. Meu filho foi morar longe, muito longe. Pergunto-lhe: ele foi estudar? Nada. Está em no Pará, trabalhando na carvoaria.

-Olha, seu padre, eu estudei a vida toda, e até agora não arrumei um emprego. Agora, Pedro, que está na Europa, e nada fez até agora, ficou famoso de uma hora pra outra, e já tem emprego a sua espera, por causa de uma brincadeira criada por marketing comercial. Já pensou um negócio desse?

-Que bonito, minha família reunida para a oração!. Só falta Toinha, que está na França, trabalhando de empregada doméstica.

-Nossa vida é sofrer, sofrer, sabe o porquê? Porque todos nossos filhos estão em São Paulo,dando um duro para viver.

-Seu padre, vamos almoçar na minha casa, amanhã? Só eu, meu marido e um filho vão estar lá. E pergunto-lhe onde estão os outros, e ela responde-me: um está em São Paulo, trabalhando no pesado, outro está no Rio de Janeiro, trabalhando como gari, e o outro,na Bahia,trabalhando no cacau.

-Padre, o que foi que essa tal meninha fez para ganhar tanta notoriedade, fama, prestígio e muito mais? Ela abraçou alguma causa humanitária, foi?

-Por que a mídia não valoriza as pessoas, as instituições que abraçam tantas causas humanitárias? É por que não dá dinheiro?
-Na minha casa, no natal, meu pai e meus irmãos diziam: todos reunidos, menos Djalma, que está no sertão seco e torrado.

-Olha padre,quando a gente luta por terra,por água, casa, segurança, educação de qualidade, não há nenhuma repercussão. Pelo o contrário, há é muita depreciação, chacota, críticas mesquinhas.
-Tudo o que a elite faz tem repercussão bonita, tudo o que pobre faz tem polícia no meio.

Sinceramente, nós temos tantas coisas para nos preocupar, e perdendo tempo dando ouvindo ou levando em consideração, brincadeiras fúteis, inúteis, sem nenhuma significância para nosso País, nosso Estado. Essas brincadeiras, visando promoção pessoal, familiar e empresarial, só podem ser coisas de mentes desprovidas de sensibilidade humana e cristã, no tocante aos graves problemas sócio-econômico que ferem impiedosamente tantos filhos de Deus, menos o filhinho do papai, que está na Itália.

Alguns questionamentos pertinentes:

Por que não dizemos: milhares de brasileiros estão na Europa vivendo de forma humilhante, lutando pela vida?

Por que não dizemos: milhares de sertanejos estão no sudeste e sul do Brasil,bem distantes de suas famílias, dando um duro para sobreviver?

Essa estratégica brincadeira capitalista que está nas redes sociais, rádios, jornais, agrada a quem? Que benefício traz para os que estão com sede, com fome, na miséria? Ou melhor, qual seu benefício social, econômico e cultural para um povo sedento de justiça social?

Uma coisa é certa, fama ou notoriedade em cima de superficialidade é igual a meteoros, passam rápidos e não deixam rastros. Enquanto isso, Pedro, Maria, João e tantas outras Severinas, que estão na Europa sofrida da vida, permanecem na caminhada da existência, com suas dores e tormentos, esperando socorro, que nunca vem.

Padre Djacy Brasileiro, no alto sertão paraibano.

Siga-me pelo twitter: @padredjacy

TERREMOTO ALEGRE: Iniciativa da Fundação e solidariedade popular deram novos passos a quem já não podia andar

A manhã deste sábado, 21, vai ficar marcada na vida do jovem Cláudio Claudino de Lima, o conhecido Terremoto. Foi o instante que ele desprezou e esqueceu uma companheira de dez anos: a muleta. Tanto tempo de convivência, e bastaram alguns minutos para o tubo de ferro que sustentava seu corpo ser escanteado.

Mas, o que parece ingratidão com a muleta é, na verdade, um passo firme em direção a uma melhor qualidade de vida. Terremoto, que sofre de uma deformidade óssea rara e já não podia andar, recebeu nessa manhã sua cadeira motorizada, que custou pouco mais de 7,7 mil reais. É muito dinheiro, mas bem maior é o benefício que proporciona.

O instrumento, movido à bateria, é uma tecnologia moderna e permite que ele se locomova para qualquer lugar dentro da cidade: algo ideal para Terremoto, que é um rapaz ativo e carismático, embora ainda resida em um local periférico e de difícil acesso em Itaporanga, uma rua conhecida como Rabo da Gata.

A cadeira foi resultado da solidariedade da população local. A Fundação José Francisco de Sousa iniciou a campanha e, através de um bingo, realizado no dia 8 de janeiro, arrecadou a quantia livre de 5,02 mil reais. O empresário Teté Pereira doou 500 reais e a advogada Loloza Figueiredo, uma das grandes defensoras da causa social no município, entregou com o dinheiro que faltava: mais de 2 mil reais. Foi ela própria que comprou e encaminhou a cadeira de João Pessoa para Itaporanga.

A ideia do instrumento motor nasceu em um momento de desesperança. Durante seis meses, a Fundação encaminhou Terremoto para vários especialistas, e todos foram unânimes no diagnóstico: não há qualquer possibilidade de intervenção cirúrgica. Na última e definitiva consulta, veio o desengano: o médico foi sincero, e Terremoto entristeceu-se, mas, no momento, surgiu a ideia de uma cadeira que pudesse transportá-lo para qualquer lugar, o que o fez retomar a alegria e a autoestima, duas nobres características de sua personalidade.

Finalmente, três meses depois do relâmpago de desesperança, o sol de um novo tempo na vida de Terremoto brilha sem data para se apagar. Uma conquista na qual ele foi o guerreiro principal: das quase 2.400 cartelas vendidas, ele foi o responsável por mais da metade das vendas. Foto (www.folhadovali.com.br): Terremoto a desfilar em sua cadeira e com um largo sorriso no rosto.

Folha do Vali

PAA vai beneficiar 270 mil agricultores familiares em 2012 . Santana dos Garrotes é um dos beneficiados

O Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) fechou 2011 com mais de 204 mil agricultores familiares inseridos nesse mercado institucional. O orçamento disponibilizado para esta ação pelos ministérios do Desenvolvimento Agrário (MDA) e do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) foi recorde no ano passado, chegando a R$ 794 milhões - e a execução, ainda em andamento, deverá alcançar a quase totalidade do previsto: mais de R$ 775 milhões.

Experiência de sucesso na Paraíba

Exemplo de sucesso no acesso a essa política pública encontra-se no estado da Paraíba. O presidente da Associação dos Pequenos Produtores de Arroz Vermelho de Santana dos Garrotes e Vale do Piancó (PB), José Soares filho, 53 anos, diz que acessar o PAA trouxe significativas mudanças para a vida dos 77 agricultores que hoje comercializam a produção de 300 hectares de arroz vermelho para o programa. “O recurso é essencial para garantir renda e fortalecer a produção do arroz vermelho. Para a região foi uma bênção de Deus”, afirma.

De acordo com José, antes os agricultores entregavam a produção para os atravessadores, que pagavam R$ 0,70 pelo quilo do arroz com casca. Agora com o PAA o quilo é vendido a R$ 1,50. “A renda dos agricultores aumentou em mais de 50%. Eles já estão ampliando a área de plantio para atender o programa”. Na primeira entrega, em 2007, foram comercializadas 70 toneladas do alimento. Em 2011, o volume das entregas foi ampliado para 200 toneladas. As vendas foram viabilizadas graças à utilização da modalidade de Apoio à Formação de Estoques pela Agricultura Familiar (CPR Estoque). Com capital de giro garantido pelo PAA, acessar o mercado ficou mais fácil.

Rico em vitamina B1, fibras, cálcio e com zero de colesterol, o arroz vermelho é vendido no comércio local e também para o Programa de Alimentação Escolar (PNAE). “Somos o maior produtor de arroz vermelho do mundo, o produto já é reconhecido como tipo 1 e para agregar valor estamos buscando a sua Identificação Geográfica (IG)”, explica José.

A modalidade de Apoio à Formação de Estoques pela Agricultura Familiar (CPR Estoque) apoia a comercialização das cooperativas e associações da agricultura familiar para que formem seus estoques e comercializem os produtos em condições mais favoráveis. Nesta modalidade, cada cooperativa ou associação pode acessar até 1,5 milhão por ano pelo PAA, a juros de 3% ao ano. O agricultor pode vender até R$ 8 mil por ano para o PAA.

O ministro do Desenvolvimento Agrário, Afonso Florence, avalia o PAA como instrumento estratégico de inclusão produtiva e de integração da Política de Segurança Alimentar. “O programa permite aos agricultores familiares a comercialização de produtos junto ao mercado institucional, gerando renda, oportunidades e aquecendo a economia local. Com isso, eles participarão da dinâmica virtuosa do campo”, afirma o ministro.

A expectativa é continuar avançando em 2012, ano que o Governo Federal prevê investir no PAA aproximadamente R$ 1,2 bilhão com aquisições de alimentos para beneficiar cerca de 270 mil agricultores familiares. No âmbito do Plano Brasil Sem Miséria a meta é, até 2014, promover a inclusão produtiva de 255 mil agricultores familiares em situação de extrema pobreza. Outra meta é ampliar, até o final do governo, de 204 mil para 445 mil o número total de agricultores familiares que vendem a produção para o PAA.

Inclusão social e econômica no campo

Completados oito anos da criação do programa, crescem os avanços para assegurar a comercialização dos alimentos produzidos pela agricultura familiar, gerar renda para o setor e contribuir com a segurança alimentar e nutricional da população no País. No primeiro ano do PAA, a execução orçamentária foi de R$ 145 milhões. Em 2010 esse número aumentou para R$ 644 milhões.

O PAA é um programa único que se desdobra em quatro diferentes modalidades executadas por vários agentes operadores. O MDA participa em duas delas: no Apoio à Formação de Estoques pela Agricultura Familiar (CPR Estoque) e na Compra Direta da Agricultura Familiar (CDAF). O programa também conta com as modalidades Doação Simultânea e Incentivo à Produção e ao Consumo de Leite, executadas pelo MDS e parceiros.

Instituído pela lei nº 10.696/2003 e atualizado pela Lei nº 12.512/2011, o PAA é uma das ações do programa Fome Zero, criado para garantir às populações em situação de insegurança alimentar o acesso a alimentos saudáveis, com alto valor nutritivo. Além disso, o objetivo é promover a inclusão social e econômica no campo por meio do fortalecimento da agricultura familiar.

O PAA compra a produção da agricultura familiar a preços justos, compatíveis com os praticados nos mercados regionais e com isenção de licitação. Mais de 330 produtos da agricultura familiar, além de produtos tradicionais, também os produtos da sociobiodiversidade e os orgânicos são vendidos no PAA. Leites e derivados, grãos e cereais, frutas (inclui polpas e sucos), hortaliças, raízes e tubérculos, carnes e ovos, farináceos, mel, panificados e massas, doces, pescado, oleaginosas, além de castanhas, açúcares, condimentos e temperos, sementes e outros.

Agroecológicos e orgânicos

No PAA, os produtos agroecológicos ou orgânicos ganham um acréscimo de até 30% no seu preço de venda, conforme estabelecido na resolução nº 39, de 16 de janeiro de 2010 A resolução dispõe sobre os preços de referência para a aquisição dos produtos da agricultura familiar sob as modalidades Compra da Agricultura Familiar com Doação Simultânea e Compra Direta Local da Agricultura Familiar com Doação Simultânea.

Para o diretor de Geração de Renda e Agregação de Valor da Secretaria da Agricultura Familiar do MDA, Arnoldo de Campos, a diversidade de produtos ofertados pela agricultura familiar está proporcionando à população uma dieta saudável, respeitando os hábitos alimentares de cada região brasileira. "O PAA é uma importante ferramenta de fortalecimento da agricultura familiar. O desafio é continuar avançando na organização econômica dos agricultores familiares para a consolidação do acesso a mercados e poder ofertar mais produtos aos consumidores", destaca Campos.

OBlogdePiancó
Com MDA
Fechar[x]