Prefeitura de Catingueira não paga aos funcionários há três meses

Os funcionários da Prefeitura de Catingueira, interior paraibano, estão há três meses sem receber salários. De acordo com os servidores o último mês recebido foi o equivalente a março, isto para os efetivos. Pois, alguns trabalhadores contratados já estão sem receber há cinco e alguns não recebem há até seis meses.

È um verdadeiro estado de calamidade pública. Um servidor do quadro efetivo (preferimos preservar a fonte) fez a seguinte declaração a nossa redação: “ O comércio não vende mais e não tenho mais o que fazer, apenas pedir. Ontem, tive que beber para esquecer o sofrimento de ver meus filhos passando fome.” Este cidadão tem cinco filhos e a única fonte de renda é um salário mínimo proveniente do serviço público municipal

Ainda no mês de julho, o prefeito Edvan Félix em entrevista a um programa de rádio da região justificou o não pagamento do mês de junho alegando a permuta dos recursos à realização do tradicional João Pedro da cidade e afirmou: “ Não vou deixar de agradar a 4.000.00 para agradar a 100 ou 200 funcionários”.

O Catingueira Net, então, procurou na época o gestor para que ele esclarecesse esta declaração e o mesmo reafirmou:” Não vai ter pagamento este mês não. Não tem dinheiro para as festas e para os funcionários. Então, não vou deixar de fazer o João Pedro e não sei nem quando vai ter pagamento.”

Entretanto, as festividades foram realizadas em julho e estamos em setembro, pois até a presente data, 31 de agosto, não houve nenhum depósito nas contas bancárias dos funcionários e as perspectivas não são boas.

O prefeito está cumprindo o que disse, resta saber até quando o povo vai agüentar esta situação. “ Ele quer matar todos nós de fome”, desabafou um dos servidores à reportagem.

Em contato com nossa redação, a vereadora Maria Helena Fausto disse que já enviou vários requerimentos para o poder público municipal reivindicando a regularização destes pagamentos, mas nunca obteve reciprocidade por parte da gestão. E informou que já protocolou junto ao Ministério Público de Piancó desde o dia 1º de agosto um documento fazendo ciência e pedindo ação do referido órgão para coibir esta situação de atraso salarial vivido pelos funcionários da Prefeitura de Catingueira. E na última sessão, 20 de agosto, reiterou nova correspondência ao referido órgão com a mesma solicitação, como também requereu o enviou do mesmo requerimento ao MPPB.

O preocupante é o fato de que o prefeito possa está quererendo igualar o débito dos funcionários ao do vice prefeito, Odir Borges, que de acordo com informações está com 12 meses de salários atrasados.

Catingueira Net

Por Pe. Djacy: JESUS DISCURSANDO NO CONGRESSO NACIONAL

Tenho a absoluta convicção que se Jesus retornasse ao nosso convívio, em carne e osso, para uma breve visita, certamente iria ao Congresso Nacional, em Brasília, para proferir um grande discurso profético, dirigido aos deputados e senadores da República.

Não resta dúvida, seu discurso seria contundente, inflamado, profético. Qual seria o teor desse discurso do filho amado de Deus? Quem ficaria no plenário para ouví-LO? Quais seriam as imediatas reações? O que iriam fazer com Jesus de Nazaré, após seu inflamado pronunciamento? Seria aplaudido de pé, ou expulso pelos os homens e mulheres do poder?

O discurso de Jesus, o libertador, giraria em torno dos grandes problemas que afetam o Brasil: a fome, a violência, as injustiças sociais, as desigualdades econômicas e sociais, a corrupção, o desprezo à pessoa humana, a relativização do ser humano, a ganância pelo o lucro,a roubalheira,a mentira,a política assistencialista,a política clientelista,o coronelismo que continua em alguns estados etc.

Jesus começaria assim:

Senhores e senhoras, estou aqui, em nome do meu Pai, para falar-lhes toda a verdade. Meu discurso será profético, contundente, realista. Peço-lhes que me ouçam pacientemente, pois vou falar tudo o que povo gostaria de dizer-lhes.

Faço-lhes um dramático apelo. Tirem deste plenário, essa cruz com a minha imagem, ou como vocês chamam, imagem do Senhor morto, porque não vejo coerência cristã por parte dos que aqui estão. Para mim, isso é uma afronta a mim e ao povo que grita, todos os dias, por justiça, por dignidade, por vida. Pregado nessa cruz, eu estou gritando em defesa do povo,e vocês nem me ouvem.Não estão nem aí. O meu grito, nesta cruz, é abafado pelos discursos demagógicos, hipócritas, interesseiros de vocês. Meu grito, aqui, é um grito em vão. Vocês não levam em consideração o meu o meu brado ,que é o clamor pungente do povo brasileiro.

Morri por amor ao povo sofrido de Deus, fui barbaramente assassinado por causa da minha luta por justiça para todos, e aqui, vocês morrem por amor ao poder pelo o poder, com suas regalias. Justiça para o povo,nessa Casa, não é palavra corrente.

Não me apeguei ao poder, e vocês vivem brigando pelo o poder. Vocês têm fome de poder. São loucos pelo o poder. Quanto mais poder, melhor. E o pior, esse poder não estar a serviço dos brasileiros. Vocês não estã aqui para servir, mas para ser servido.

Minha imagem nesta parede luxuosa não coaduna com as atitudes hipócritas, enganosas, interesseiras de muitos que aqui estão, pois, de um lado, no alto, está minha imagem suplicando por justiça para meu povo, em baixo, estão vocês, no maior luxo, aprovando leis anticristãs, injustas, desumanas etc.

Por favor, retirem minha imagem desta Casa, o quanto antes. Respeitem a minha luta em defesa dos excluídos, dos marginalizados, dos deserdados da vida. Repito, fui preso, julgado,condenado,assassinado por ter entrado na contra mão daqueles que, violentamente, oprimiam,maltratava, matavam o povo pobre da Palestina.

Foram os poderosos que me assassinaram. Eles não assimilaram meu discurso em defesa dos pequenos, dos humildes. Foi o poder politco-economico-religioso que tramou, repito, minha morte.

Vocês estão no poder, Então, pergunto-lhes: o que fazem de bom pelo o povo brasileiro? Digam-me o que fizeram até agora? O que aprovaram em termos de projetos para beneficiar os pobres deste país?

Por que vocês, senhores e senhoras, não lutam por um Brasil mais humano, mais justo, onde os brasileiros possam viver com dignidade?

Vocês sabem o que é fome, miséria, sofrimento, sede? Por que não dão um basta a tanta mordomia, tanta regalia?

Por que os senhores não se comprometem com políticas publicas de combate às causas da fome, da miséria,da violência?

Por que vocês não olham para o povo que não dispõe de assistência medico-hospitar? O que estão fazendo para evitar que tantos brasileiros pobres morram nas filas dos hospitais?

Os pobres, neste país, não dispõem de educação de qualidade, enquanto os filhos de vocês estudam nas melhores escolas do País ou no exterior. Por quê?

Por que a elite política, neste país, nunca se interessou por educação? É para manter o povo alienado, cego, despolitizado? Uma coisa eu digo: vocês nunca se interessaram em educação de qualidade para o povo, sabem o porquê? Para mantê-lo como massa de manobra, como boiada.

Neste exato momento, recebo o jornal folha do vali, da região do vale do Piancó-Pb, com a seguinte manchete: “analfabetismo no Vale atinge 31% da população a partir de 15 anos. Índice é um dos piores do Brasil”.Qual a reação de vocês?

Para vocês, quanto menos os pobres estudarem, melhor. Ora, povo estudado é povo consciente. Os senhores e senhoras têm medo que o povo consciente os derrube do poder, do seu status quo.

Empalitozados, com suas roupas de marcas, não se sensibilizam com os milhões de brasileiros que clamam pungentemente por pão, roupa, remédio, água potável, dignidade etc.

Aqui reinam o luxo, a mordomia, todo tipo de regalia. Aqui é muita mordomia. Meu Deus do céu! Estou boquiaberto com tanto luxo. Enquanto isso, lá fora, a miséria, a fome, a sede, a violência tomam conta do povo pobre. Vocês nadam em luxo!

Vocês representam o povo que sofre, que espera por dias melhores, ou representam os que contribuíram com somas pesadas em dinheiro em suas campanhas eleitorais?

Não vejo nesta Casa, nenhum representante vindo das favelas, das periferias, do interior deste Pais.

Aliás, não vejo políticos pobres nesta Casa. Parece-me que a maioria é composta de ricos latifundiários, empresários, profissionais liberais bem sucedidos na vida. Onde estão os deputados da classe pobre, miserável? Por favor, levante a mão o deputado que veio do meio popular, da favela, da periferia, da roça, da zona rural.

Uma pergunta aos deputados representantes dos grandes empresários, das velhas oligarquias: por que tentam, a todo custo, criminalizar os movimentos sociais? Por que vocês têm pavor aos que lutam por justiça social, neste país tão miserável?

Por que muitos de vocês se opõem aos movimentos sociais como o MST e tantos outros?

Por que neste Brasil, quem é pobre não se elegem deputado ou senador? Por que para ser deputado ou senador, tem que gastar tanto?

As leis às quais vocês aprovam são benéficas para o País? E quem são os beneficiados com tais leis, o povão ou a elite econômica?

Por que tanta desigualdade social no Brasil? De quem é a culpa?Por que tanta fome, miséria? Por que não existe justa distribuição de renda neste país? Por que há tanta concentração de terras nas mãos de poucos brasileiros? Isso é justo, é humano, é evangélico?

Por que tanta corrupção, roubalheira neste Poder Legislativo? Vocês acham isso ético, justo, num país de tanta miséria, fome, desemprego, atraso generalizado?

Vocês são deputados e senadores para quê? O que fazem aqui, afinal? Cada um gastou quanto, para estar aqui? Quem financiou a campanha de todos que aqui estão?

O que os senhores e senhoras estão fazendo para expurgar, de uma vez por todas, a corrupção e a impunidade neste País? Vocês lutam com valentia, determinação política contra essa praga enraizada nos poderes constituídos deste país?

Uma coisa eu digo: Se não estão nem aí com a cultura da corrupção generalizada, é sinal de que estão sendo coniventes, têm rabo preso. Por isso, são conscientemente omissos.

Por que os nobres representantes ,se se pode chamá-los de nobres, trocam de partido político como se trocam de camisa? O que está por trás de tudo isso?Cadê a fidelidade à doutrina ou ideologia partidária?

E o nepotismo, por que os senhores não dão um basta? Quem sai ganhando com esse mal tão bem articulado entre vocês,representantes do povo?

Senhores e senhoras, vejam alguns dados levantados pela ONG transparência Brasil, sobre a realidade nua e crua desta Casa. Esses dados são estarrecedores, vergonhosos, ignóbeis. Estou revoltado, enojado com essa situação pecaminosa.

Vejamos, então:


A Câmara dos Deputados custa R$ 18,14 por ano para cada brasileiro, enquanto o Senado sai por R$ 14,48


Vejam quanto os senadores e deputados podem gastar e quantos recebem.

SENADORES

Subsídio mensal
R$ 16.512,09. Além dos 12 salários por ano e do 13º, cada senador recebe o mesmo valor no início e no final de cada sessão legislativa, ou seja, 14º e 15º salários.

Funcionários
Um assessor parlamentar ganha R$ 8 mil brutos e um secretário
, 85% desse valor. Com isso, o total de gastos com funcionários pode chegar a R$ 54 mil. Os cargos podem ser desmembrados, desde que não seja ultrapassado o valor originalmente designado para os 11 funcionários.

Verba Indenizatória
R$ 15 mil.
Recursos para uso em gastos nos estados, com aluguel, gasolina, alimentação. O parlamentar tem que apresentar nota fiscal com os gastos e, se não usar toda a verba num determinado mês, acumula para o seguinte. Passado um semestre, ele não tem mais direito de usar o acumulado.

Auxílio-moradia
R$ 3.800.
Têm direito os senadores que não moram em apartamentos funcionais. O parlamentar tem que comprovar o gasto, apresentando notas de hotéis ou de imóveis que tenha alugado em Brasília.

Cota postal
A cota postal varia segundo o número de eleitores do estado. O senador do estado menos populoso (AP), em termos de número de eleitores, tem direito a uma cota de R$ 4 mil/mês. Um senador do estado mais populoso (SP) tem direito a usar até R$ 60 mil/mês. O pagamento da postagem é feito diretamente pelo Senado aos Correios, mediante comprovação da postagem, não havendo repasse de recursos.

Cota telefônica
Cada senador tem direito a R$ 500 mensais.

Passagens aéreas
Verba variável, dependendo do estado pelo qual o senador foi eleito. O valor mínimo é de R$ 4,3 mil (para os eleitos pelo Distrito Federal) e máximo de R$ 16 mil, para os do Acre.

Combustível
Todo senador tem direito a 25 litros de combustível por dia.

Gráfica
Cada senador tem direito a uma cota de serviços gráficos, na Gráfica do Senado, para material estritamente relativo à atividade parlamentar, de R$ 8.500 por ano.

Jornais e revistas
Nos dias úteis, cada senador recebe cinco publicações, entre jornais e revistas.

DEPUTADOS

Subsídio mensal
R$ 16.500. Além dos 12 salários por ano e do 13º, cada deputado recebe o mesmo valor no início e no final de cada sessão legislativa, ou seja, 14º e 15º salários.

Verba de gabinete
R$ 60 mil,
a partir de abril de 2008. Verba destinada ao pagamento dos funcionários de gabinete. Cada deputado tem direito a empregar de 5 a 25 pessoas em seu gabinete, mas com salários que não ultrapassem o somatório da verba e que não sejam inferiores ao mínimo.

Verba indenizatória
R$ 15 mil
. Recursos para uso em gastos nos estados, com aluguel, gasolina, alimentação. O parlamentar tem que apresentar nota fiscal com os gastos e, se não usar toda a verba num determinado mês, acumula para o seguinte.

Auxílio-moradia
R$ 3 mil
. Têm direito os deputados que não moram em apartamentos funcionais. O parlamentar tem que comprovar o gasto, apresentando notas de hotéis ou de imóveis que tenha alugado em Brasília.

Cota postal e telefônica
R$ 4.2687,55 para deputados, e R$ 5.513,09
para líderes e vice-líderes da Câmara, presidentes e vice-presidentes de comissões permanentes da Casa. A cota é mensal, mas, se não utilizada naquele mês, acumula para o seguinte.

Passagens aéreas
Verba variável, dependendo do estado pelo qual o deputado foi eleito. O valor mínimo é de R$ 4,3 mil (para os deputados eleitos pelo Distrito Federal) e máximo de R$ 16 mil, para os do Acre.

Gráfica
Cota de R$ 6 mil.

Jornais e revistas
Nos dias úteis, cada deputado recebe cinco publicações, entre jornais e revistas.

Cada senador custa mais de R$ 33 milhões por ano aos cofres públicos

Agora lhes pergunto:

Por que não rejeitam os supersalários? Vocês sabem quanto ganha um professor, um soldado, um funcionário publico comum? Por que não dão uma mostra de austeridade nesta Casa, dita Casa do povo?

Por que os amigos deputados e senadores ganham tão bem, enquanto um trabalhador comum ganha salário de miséria?

Por que vivem nadando em mordomia, em luxo, têm passagem de avião de ida e volta toda semana, auxilio moradia, dinheiro para isso, dinheiro para aquilo, enquanto o cidadão comum, o trabalhador ou a trabalhadora, não dispõe dessas regalias? Que Brasil é este, com tanta disparidade? Vocês não têm consciência dessa violência contra o povo? Aliás, o povo brasileiro trabalha para mantê-los nessa vida de “sombra e água fresca”.

Como, na condição de cristãos, conseguem dormir sabendo que milhões de brasileiros vivem em extrema miséria, vão morrem nas filas dos hospitais, dormem em baixo de pontes por não ter casa para morar, e vocês nessas maravilhas?

Vocês dizem que são cristãos, mas vivem uma grande contradição. Peço-lhes, então, que se convertam enquanto é tempo. E repito: tirem, agora mesmo, minha imagem desse salão luxuoso. Façam-me este favor.

Muito obrigado!

Padre Djacy Brasileiro

Sigam-me pelo o twitter:@padredjacy

Rádio Comunitária Santana FM – 87,9 comemora 4 anos no Ar no próximo domingo, dia 4

A Rádio Comunitária 87,9 - Santana FM funciona a 4 anos no município de Santana dos Garrotes e no dia 04 de setembro a rádio comemora mais um ano de atividade, ao longo dos seus 4 anos de existência a rádio tem prestado um serviço que é de fundamental importância para o povo daquela cidade e região.

Juntamente com sua diretoria e sócios, a emissora é um pólo aglutinador para os habitantes que se servem de seus bons serviços. A emissora leva todos os dias muita música, informação e serviço de utilidade pública.

As comemorações de 4 anos, a rádio promoverá uma programação pra lá de especial. O evento será no mercado central onde toda a população Santanense vai comemorar junto aquele momento de alegria.

Parabéns Santana FM.

Programação:

Ás 8hs torneio de mini-campo(Inscrição R$ 40,00); As incrições pode ser feitas na rádio Santana FM.

Premiação:

1º lugar um garrote;
2º lugar um carneiro;
3º duas caixas de cerveja latinha;
A noite a partir das 20hs, Fox Swingão animará a festa que será totalmente gratuita.

Fonte: aryramalho.com

Parque de Vaquejada Dionízia Moisés abre as festividades da padroeira de Nova Olinda, Nossa Senhora dos Remédios

Acontecerá na próxima sexta-feira, dia 02, no Parque de Vaquejada Dionísia Moisés em Nova Olinda a tradicional Missa do Vaqueiro. (A missa tem uma organização da fazenda Santa Cruz - Nova Olinda-PB e está em seu 3º ano).

A missa acontecerá às 8hs da manhã no referido parque de vaquejada em homenagem a Padroeira do município de Nova Olinda, Nossa Senhora dos Remédios, na oportunidade será a abertura das festividades em alusão a padroeira. Em seguida haverá a benção do vaqueiro e o encerramento com a oração de Nossa Senhora Aparecida e a música da morte do vaqueiro, cantada por Luis Gonzaga.

Logo após, sai a cavalgada pelas principais ruas da cidade de Nova Olinda até a Igreja Matriz de nossa Senhora dos Remédios, onde será ouvido o som do berrante e aboios.

Pra encerrar será servido um lanche para os vaqueiros e as pessoas presente ao evento. Toda a vaqueirama da região estará convidada para participar!!!

A missa e a cavalgada têm a organização de: Dida, Fatinha, Tonho, Ceiça, Medinha e Corrinha Moisés. Eles agradecem a todos que participarem. Não percam!!!

Homens armados montam barreira em estrada do Distrito de Jurema a cidade de Tavares

Por volta das 10h30min de ontem (29) duas pessoas foram vítimas de uma tentativa de roubo na cidade de Tavares – PB.

As vítimas Josivan Leite de Sousa e Damião Pereira Batista deslocavam-se em um veículo modelo D-20 branca, faziam o trajeto do Povoado de Jurema para a cidade de Tavares, quando ao passar no Sítio Pau d`darco foram surpreendidos por mais ou menos oito homens em seis motos e todos armados, os quais estavam fazendo um bloqueio na estrada.

As vítimas conseguiram desviar o bloqueio e chegar até a cidade de Tavares, onde informaram o fato a Policia. Várias viaturas da PM de Princesa Isabel – PB deslocaram-se para a localidade onde efetuaram diligências, porém até o momento sem êxito.

Patosonline com informações do 3º BPM

Parabéns...

Parabéns para o Secretário de Controle Interno do município de Santana dos Garrotes, Sebastião Oliveira de Paula, carinhosamente chamado de "Vandeco" que faz idade nova hoje, 30.

Que Deus te abençoe cada vez mais. Muita paz, saúde e sucesso.

Feliz aniversário!!!

Ex-prefeito de Nova Olinda vai mesmo se filiar ao PSB e será o candidato a prefeito do governador em 2012

O ex-prefeito do município de Nova Olinda, o agropecuarista João Raimundo Neto, vai mesmo se filiar ao Partido Socialista Brasileiro(PSB).

João Raimundo esteve reunido com o presidente do partido no estado, Edvaldo Rosas no ultimo dia 27, onde tratou de vários assuntos e os detalhes de sua filiação aos quadro do PSB em breve.

O ex-prefeito esteve acompanhado do presidente do PSB de Nova Olinda, Luís Júnior, sua filha e ex-prefeita, Maria Daguia e do secretário do partido, Wando Pinto.

A chapa encabeçada por João Raimundo, será o médico, Valeriano de Azevedo como vice-prefeito que também se filiará ao PSB em breve em uma convenção no município com a presença do presidente estadual, Edvaldo Rosas.

Fonte: aryramalho.com

Foto: Luís Jr.

A Lei da Ficha Limpa corre o risco de não valer na eleição municipal de 2012 nem nas que vierem depois

A Lei da Ficha Limpa corre o risco de não valer na eleição municipal de 2012 nem nas que vierem depois. Ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) estão pessimistas e preveem que a Corte poderá declarar a regra inconstitucional ao julgar três ações que tramitam há meses no tribunal e que tratam da lei que nasceu de uma iniciativa popular a favor da moralização dos costumes políticos no País.

Em março, o STF decidiu por 6 votos a 5 que a norma não teria validade para a eleição de 2010 porque foi aprovada com menos de um ano de antecedência ao processo eleitoral.

Há uma regra na Constituição Federal segundo a qual modificações desse tipo têm de ser feitas pelo menos um ano antes. Na ocasião, os ministros somente analisaram esse aspecto temporal da lei.

Nos futuros julgamentos, eles deverão debater se a regra está ou não de acordo com a Constituição Federal ao, por exemplo, estabelecer uma punição (inelegibilidade do político) antes de uma condenação definitiva da Justiça.

Os contrários a esse tipo de punição afirmam que ela desrespeita o princípio constitucional da presunção da inocência, ou seja, que ninguém será considerado culpado até uma decisão judicial definitiva e sem chances de recursos.

O entendimento do Supremo será fixado durante o julgamento conjunto de três processos: duas ações declaratórias de constitucionalidade (ADCs) e uma ação direta de inconstitucionalidade (ADI).

A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) nacional e o PPS pedem que o tribunal chancele a constitucionalidade da lei. Já a Confederação Nacional das Profissões Liberais (CNPL) quer que a Corte declare inconstitucional um dispositivo da norma segundo o qual são inelegíveis as pessoas excluídas do exercício de profissão em razão de infração ético-profissional. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Agência Estado

Vereador Lídio Carneiro cobra do Governador providências sobre o hospital de Igaracy

O vereador Lídio Carneiro (PTB) solicitou do Governador do estado Ricardo Coutinho, providências sobre o hospital de Igaracy. Através do Requerimento Nº 046/2011 (aprovado na sessão de 26 de agosto de 2011 e encaminhado), o Vereador cobrou providências urgentes em prol da continuidade do funcionamento do hospital local. Em sua defesa, o Vereador disse que além deste requerimento, já está protocolado na Casa Civil do Governador, Projeto contendo Plano de Trabalho para aquela unidade hospitalar.

O Vereador justifica ainda que o Hospital de Igaracy é uma entidade sem fins lucrativos de caráter Filantrópico, e foi construído no ano de 1978 e teve inicio das suas atividades em 1979 atendendo a toda população carente deste município, em convênios com os antigos FUNRURAL, INAMPS, SUDS e por último o SUS, sempre em parceria com o Governo do Estado da Paraíba.

“Vale salientar que em junho de 2010 foi assinado o Pacto pela Saúde, através de uma Portaria Ministerial, passando a gestão de saúde para o município de Igaracy. Em virtude desse Pacto, os recursos ora repassados são insuficientes ao pleno funcionamento, onde serão assistida a toda procura direta, especialmente aos mais carentes deste município”, disse o Lídio Carneiro.

site da Câmara de Igaracy

MP abrirá 10 vagas para novos Promotores de Justiça para o Sertão; Uma para Santana dos Garrotes

O Conselho Superior do Ministério Público da Paraíba autorizou, em sessão realizada na última quinta-feira (25), a publicação de edital para inscrição de promotores de Justiça para atender às Promotorias em vacância nos municípios do Sertão.

Com isso, o Diário Eletrônico do Ministério Público (www.mp.pb.gov.br) trará a publicação de Portaria do procurador-geral de Justiça, Oswaldo Trigueiro do Valle Filho, abrindo prazo de três dias para que promotores de Justiça de João Pessoa e Campina Grande, inclusive os substitutos, possam se habilitar a exercer suas funções nas regiões de Patos, Pombal, Itaporanga, Catolé do Rocha, Princesa Isabel, Sousa e Cajazeiras.

Segundo o secretário-geral da Procuradoria Geral de Justiça, Francisco Seraphico, “serão selecionados até 10 promotores de Justiça para exercício de suas funções nas regiões do Sertão paraibano, de forma a possibilitar a continuidade dos serviços prestados pelo Ministério Público da Paraíba à população dessas localidades”.

Estão sendo oferecidas duas vagas para a Região de Patos, que atende, além da sede, as Promotorias de Santa Luzia, São Mamede, Taperoá, Teixeira e Malta; uma vaga para Pombal e Coremas; uma vaga para Itaporanga, Conceição, Piancó e Santana dos Garrotes; duas vagas para as Promotorias da Região de Catolé do Rocha, atendendo a Catolé, São Bento, Brejo do Cruz e Paulista; uma vaga para Princesa Isabel e Água Branca; duas vagas para Sousa, que atenderão a Sousa, Uiraúna e São João do Rio do Peixe; e uma vaga para Cajazeiras, atendendo, também, Bonito de Santa Fé e São José de Piranhas.

O critério para a escolha dos promotores de Justiça que pretendam se deslocar para atuar na região do Sertão, segundo a Portaria, será o de antiguidade na entrância e/ou carreira, consoante tabela divulgada pelo Conselho Superior do Ministério Público. Os promotores atuarão nas regiões por um prazo de seis meses, prorrogável por igual período, a critério do Procurador-Geral de Justiça.

Ascom

IBGE abre oportunidade de emprego temporário. Há vagas para Itaporanga

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) abriu inscrições nesta segunda-feira, 29, para processo seletivo que visa preencher 4.250 vagas em 554 municípios do país no cargo de Agente de Pesquisas e Mapeamento.

O município de Itaporanga, que é sede de uma agência regional do órgão, foi contemplado com três das 80 vagas destinadas à Paraíba.

As inscrições vão até o dia 19 de setembro e podem ser feitas pelo site da Consulplan (www.consulplan.net), empresa responsável pela elaboração e aplicação das provas objetivas. A taxa custa R$ 20,00. Os candidatos devem ter concluído o ensino médio.

A jornada de trabalho será de 40 horas semanais, sendo 8 horas diárias. Os serviços serão prestados pelo prazo máximo de 24 meses. O salário é de R$ 850,00, mas o contratado receberá ainda auxílio-alimentação e auxílio-transporte, e terá direito a férias e ao 13º salário.

As provas objetivas estão previstas para serem realizadas no dia 30 de outubro, com duração de quatro horas, das 13h às 17h, em local a ser informado de 14 a 28 de outubro, período de divulgação da confirmação da inscrição.

Os candidatos que se inscreverem para disputar uma das vagas de Itaporanga farão provas na própria cidade de concorrência da vaga.

O cargo de Agente de Pesquisas e Mapeamento terá provas objetivas com as disciplinas de língua portuguesa, raciocínio lógico, conhecimentos gerais, noções de informática e geografia.

As convocações deverão ser realizadas a partir de 24 de novembro deste ano.

www.folhadovali.com.br

Filho do diretor de Transporte de Itaporanga morre em acidente de moto na BR-361

O servidor estadual Marcelo Inácio de Araújo saiu de casa na noite desse domingo para comemorar seu aniversário de 28 anos e não mais voltou.

No começo da manhã desta segunda-feira, 29, a notícia da tragédia bateu à porta da família, que está muito abalada emocionalmente: uma patrulha da Polícia Militar, acionada por populares, localizou o corpo do jovem em uma das margens da BR-361, trecho que cruza o sítio Junco, a 400 metros da subestação elétrica de Itaporanga.

Pela rigidez cadavérica, a polícia acredita que o acidente tenha ocorrido ainda na noite do domingo. Marcelo estava em uma moto Honda preta, e tudo indica que tenha perdido o controle do veículo, que desceu o aterro da pista, indo parar à margem da estrada, em meio ao mato.

O local é próximo a um bar rural, por onde, segundo informações preliminares, o rapaz teria passado momentos antes do acidente. Ele estava sozinho na moto.

Solteiro, Marcelo vivia com os pais, o diretor de Transporte da Prefeitura de Itaporanga, Vanidinho Inácio, e a dona de casa Iraci. O rapaz era diretor de uma escola no sítio Belo Horizonte, município local.

O corpo do jovem será submetido a exame cadavérico para atestar a causa morte e, depois, entregue à família para o sepultamento.

www.folhadovali.com.br

Criança de 05 anos é vítima de suposta tentativa de estupro na zona rural de Santana dos Garrotes

O vendedor ambulante José Everaldo da C. Oliveira, 39 anos de idade, residente no Conjunto Campo Novo, município de Piancó, está sendo acusado de ter tentado estuprar uma criança de apenas 05 anos de idade.

O fato foi registrado na tarde do último domingo (28) por volta das 15h30min no sítio barrinhos no Distrito de Pitombeira, município de Santana dos Garrotes, quando o conselho tutelar acionou a polícia militar dando conta que o acusado havia tentado estuprar a menor, M. M. L. S. de apenas 05 anos de idade residente no Sitio Barrinhos, município de Santana dos Garrotes.

Após a ter conhecimento do fato, a polícia militar da cidade localizou e prendeu o acusado o qual foi conduzido até a Delegacia de Polícia de Piancó-PB, o qual foi apresentado ao delegado plantonista para providências cabíveis.


CatingueiraOnline com 13º BPM

Nova enquete: Se as eleições fossem hoje, em quem você votaria para prefeito de Santana dos Garrotes?

Apesar de estarmos há mais de um ano das eleições municipais, o clima pré-eleitoral já movimenta a cidade de Santana dos Garrotes.

Durante 12 dias, nossa enquete quer saber a opinião dos eleitores\internautas. São 2 pré-candidatos: Dr. Élio Ribeiro(PT) e Dr. Carlinhos Soares (PSB).

DIFERENÇA ENTRE ENQUETE E PESQUISA:

A enquete é uma sondagem com pouco rigor metodológico, já que não há segmentação dos entrevistados, segundo faixas da população, e a média das opiniões reflete o parecer somente daqueles que responderam as questões. Por outro lado, a iniciativa da participação fica mais a cargo do público, especialmente no caso das enquetes disponibilizadas na internet.

As pesquisas são realizadas dentro de metodologias consagradas e, portanto, confiáveis, de modo que se lhes possa atribuir o nome de pesquisas. Um dos cuidados é o da escolha de um universo de entrevistados representativo do total da população. Para isso é necessário que extratos e faixas, como o sexo dos entrevistados, a idade e a renda, sejam contemplados. No caso do sexo, o total de mulheres entrevistadas deve representar 53% do total de pessoas entrevistadas, já que as mulheres equivalem a 53% da população brasileira.

aryramalho.com

Tiro de Guerra vai se instalar em Itaporanga no mês de setembro após parceria firmada com a Prefeitura


Em setembro vindouro, mês em que o comemoramos a Independência do Brasil, o Exército Brasileiro vai instalar no município de Itaporanga, para uma temporada, o Tiro de Guerra 07-002 que desembarcará na 'Rainha do Vale' com cerca de 200 militares e dezenas de veículos. A vinda do Tiro de Guerra à Itaporanga, que é sede da 70ª Junta de Serviço Militar, foi viabilizada após contatos mantidos pela Prefeitura Municipal com a 7ª Delegacia de Serviço Militar, com sede em Patos, ainda no início de 2010.

O Tiro de Guerra conhecido com TG é uma instituição militar do Exército Brasileiro encarregada de formar reservistas para o exército. Os TGs são estruturados de modo que o convocado possa conciliar a instrução militar com o trabalho ou estudo. A organização de um TG ocorre em acordo firmado com as prefeituras e o Comando da Região Militar. O exército fornece os instrutores, fardamento e equipamentos, enquanto a administração municipal disponibiliza as instalações.
Em Itaporanga o Tiro de Guerra 07-002, que tem o sub-tenente Sidnei Sousa como atual Instrutor, vai se instalar nas dependência do Centro Municipal de Formação, Esporte e Lazer - Cemfel, aonde deve permanecer por cerca de um mês. O objetivo dos TG's é formar reservistas de 2ª categoria aptos ao desempenho de tarefas no contexto da Defesa Territorial e Defesa Civil. Por curiosidade a etimologia da palavra vem do latim tiro, termo usado para descrever novato, jovem soldado e recruta.


Os Tiros de Guerra, são uma experiência brasileira vigente desde 7 de setembro de 1902, quando Antônio Carlos Lopes fundou, na cidade de Rio Grande-RS, uma sociedade de tiro ao alvo com finalidades militares e, depois de 1916, foram impulsionados pela pregação patriótica de Olavo Bilac - Patrono do Serviço Militar, sendo consequência, sobretudo, de um esforço comunitário municipal.

Para instalar um Tiro-de-Guerra, a Prefeitura Municipal manifesta interesse ao Comando da Região Militar, no caso de Itaporanga ao Tenente Coronel Paulo Roberto Jacques Nunes Seixas que é o delegado da 23ª Circunscrição do Exército em João Pessoa. O Exército fornece fardamento aos atiradores, material de emprego militar e nomeia os instrutores, enquanto a Prefeitura doa as instalações, área de tiro e material de expediente.

A criação de TG, distribuídos em quase todos os Estados do Brasil, constitui experiência de sucesso no cumprimento da missão de formar reservistas de 2ª categoria e de fixar jovens em sua cidade de origem.
No início de 2010 a secretária municipal de Planejamento e Gestão, Kátia Brasileiro, recebeu a visita do Capitão Targino, então Delegado da 7ª Delegacia de Serviço Militar, com sede na cidade de Patos, ocasião em foi iniciada conversações para a vinda do Tiro de Guerra à Itaporanga, o que acontece agora.

Fonte: rpscom1.blogspot.com
Fechar [x]