Prefeitura de Santana dos Garrotes realiza operação tapa buraco na zona rural em parceria com DER

Procurando assegurar o tráfego de veículos em algumas estradas vicinais do município a prefeitura de Santana dos Garrotes em parceria com o DER/PB, iniciou a semana passada uma operação tapa buraco em alguns trechos na zona rural do município.

A primeira estrada que sofreu a intervenção foi a que liga a região do distrito de Palestina, Pitombeira de Dentro, Sítios Maracujá de Baixo e Pereiros, até a divisa do município de Santana dos Garrotes com Pedra Branca, a maioria dos problemas era interrupção do tráfego em função de atoleiros.

O engenheiro e Superintendente do Departamento de Estradas e Rodagem do Estado da Paraíba (DER), Carlos Pereira de Carvalho e Silva atendeu a solicitação do prefeito Zé Alencar(PSDB) para que fosse recuperado alguns trechos críticos das estradas vicinais do município.

Para a realização deste trabalho foi disponibilizada uma enchedeira, para retirar o cascalho; uma caçamba, para carregar o cascalho até a estrada e a prefeitura disponibilizou um trator Massey Fergusson para realizar o patrolamento. Está previsto para o mês julho a recuperação de todas as estradas vicinais do município.

Assessoria

VEJA ALGUMAS FOTOS DA ESTRADA(DISTRITO PITOMBEIRA DE DENTRO)





Delegacia Online: Paraibanos poderão registrar pela internet roubos de documentos e objetos

Na próxima quinta-feira, dia 2, será possível registrar, na Paraíba, ocorrências policiais em formulários eletrônicos através da Delegacia Online. A reativação da delegacia, que já funcionou em anos anteriores, será feita em solenidade no município de Campina Grande, quando será oficialmente lançado o plano de segurança para o São João 2011.

Nesta primeira etapa a população poderá fazer o registro de roubos e furtos de objetos, documentos e cheques. “Após a checagem dos dados pelo escrivão e posteriormente pelo delegado, o cidadão receberá uma confirmação por e-mail. Assim, o documento poderá ser impresso e terá o mesmo valor legal que o do Boletim de Ocorrência (BO) emitido pelas delegacias físicas”, explicou Christhiny Masiero, gerente de negócios da Companhia de Processamento de Dados da Paraíba (Codata).

Segundo ela, o sistema é seguro e foi desenvolvido com base na Delegacia Online implementada no Ceará. “As informações prestadas pelo usuário do serviço são criptografadas e apenas funcionários habilitados da Secretaria de Estado da Segurança e Defesa Social terão acesso”, esclareceu a gerente.

Apesar de ser inspirada no modelo utilizado no Ceará, a Delegacia Online da Paraíba foi desenvolvida com tecnologia local e construída com o objetivo de facilitar o uso da população de todo o estado. “Trata-se de uma plataforma virtual que faz analogia ao meio físico onde a pessoa prestará as mesmas informações que deveria contar a um delegado de forma presencial”, contou Christhiny.

Ela informou ainda que, para facilitar o acesso da população aos serviços da Delegacia Online, foi desenvolvido um aplicativo que permitirá o registro de ocorrências através do celular. Além disso, novas versões do programa serão desenvolvidas ao longo do ano de forma a permitir que outros registros possam ser feitos a exemplo do desaparecimento de pessoas, bem como a adaptação da plataforma para cidadãos com deficiências.

A Delegacia Online será comandada pela Delegada Ranielle Vasconcelos Cabral e os registros poderão ser feitos a qualquer dia da semana. “Por trata-se de internet, a pessoa pode preencher o formulário em qualquer dia e hora, no entanto, as validações desses registros serão feitas de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, obedecendo sempre a ordem estabelecida na plataforma desenvolvida pela Codata”, explicou a delegada.

De acordo com Ranielle Vasconcelos, a Delegacia Online é de suma importância uma vez que facilitará o registro e emissão de Boletins de Ocorrência em todo o estado. “Com a utilização do serviço as pessoas pouparão tempo em filas e de forma ágil e segura poderão denunciar roubos e informar sobre extravios de documentos, uma vez que o BO é exigido em casos de necessidade de substituição deles”, explicou a delegada.

A professora Rosângile Soares, de 28 anos, comemorou a notícia da disponibilidade dos serviços da Delegacia Online. “Fiz um BO eletrônico uma vez quando perdi minha carteira em um ônibus e com ele pude solicitar outra via dos documentos dois dias depois. Isso é muito bom, nos poupa tempo”, disse.

Segundo o agente de investigação Bettowen Carvalho de Oliveira, que fará parte da equipe da Delegacia Online, muitas pessoas fizeram uso dos serviços na época em que ela estava no ar e a expectativa é que mais pessoas se beneficiem com essa nova versão. “Durante a primeira experiência que tivemos com o registro eletrônico de ocorrências, recebíamos entre 500 e 1000 denúncias por mês. Agora com o sistema mais moderno e com a plataforma adaptada para celular acreditamos que esse número deva aumentar, o que deve também desobstruir esse tipo de serviço nas delegacias físicas”, contou.

Com o registro uma vez validado, é possível acompanhar todo o andamento do processo através de um número de protocolo gerado no ato do registro. “Esse número é enviado para o e-mail informado no cadastro e permite o acesso à ocorrência para possíveis consultas e alterações”, esclareceu o agente de investigação.

A delegada Ranielle Vasconcelos lembra que o documento tem a mesma importância de um BO feito de maneira presencial e, portanto é submetido às mesmas leis. “Se a ocorrência registrada não for verdadeira, o autor será processado por comunicação falsa de crime, como prevê o artigo 340 do Código Penal, com penas que variam de um a seis meses de detenção ou pagamento de multa, por isso muita atenção no momento de preencher o formulário”, advertiu.


Fonte: O Norte Online


Vereadores de Nova Olinda aprovam Requerimento pedindo regularização dos carros da Prefeitura

Em sessão desse sábado, 28, presidida pela vereadora Maria Eurides, a Câmara Municipal de Nova Olinda aprovou três Requerimentos e a LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias), que é base para a elaboração da LOA (Leio Orçamentária Anual), onde constará toda previsão de receitas, gastos e investimentos da Prefeitura para o próximo ano.

Um dos três Requerimentos aprovados é de autoria da vereadora Maria Aparecida Custódio (foto), que solicita da Prefeitura de Nova Olinda a regularização documental dos carros municipais. Veículos oficiais com licenciamento atrasado ou outro tipo de irregularidade documental estão circulando livremente, mas já há registro de apreensões, o que é constrangedor para o poder público municipal, além de ser uma ilegalidade, sujeitando o Município a sanções penais.

Um outro Requerimento, este de autoria do vereador João Davi Sobrinho, pede à Prefeitura a recuperação das estradas municipais, que, segundo o parlamentar mirim, estão em precárias condições, prejudicando o tráfego entre as comunidades rurais e entre estas e a cidade.

Já como meio de facilitar o trabalho da Prefeitura na recuperação de estradas e realizar outras obras no setor de infraestrutura de Nova Olinda, o vereador Sebastião Brás da Silva apresentou Requerimento, que foi aprovado, solicitando da Prefeitura a aquisição de uma retroescavadeira.

Depois de aprovados, os Requerimentos seguem agora para o executivo, a quem cabe atender o pleito dos vereadores.


Folha do Vali

O time N.O.F.C realizou torneio com presença de 24 times

Com torneio realizado no último dia 29(domingo) no estádio o RAIMUNDÃO de propriedade do N.O.F.C, a equipe do Nova Olinda Futebol Club(N.O.F.C).

O time anfitrião NOFC agradece a todas as equipes que participaram do torneio de futebol de campo, onde foram 24 equipes participantes, sendo CAMPEÃO equipe dos Barrinhos (Pitombeira de Dentro), ficando em segundo lugar ARSENAL (Santana dos Garrotes) , na terceira colocação o N.O.F.C(Nova Olinda).


Comissão de Segurança faz audiência nesta terça para discutir PEC 300

A Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado realiza nesta terça-feira (31), às 13 horas, audiência pública para discutir a proposta de piso salarial nacional para policiais e bombeiros dos estados (PECs 300/08 e 446/09). No mesmo dia, às 15 horas, será lançada a Frente Parlamentar em Defesa da PEC 300.

A PEC 300/08 tramita em conjunto com a PEC 446/09, cujo texto principal foi aprovado em primeiro turno em março de 2010. Esse texto estabelece que o piso nacional será definido em lei federal posterior. Além disso, prevê um piso provisório (entre R$ 3,5 mil e R$ 7 mil) até que a lei entre em vigor.

O Plenário ainda precisa votar quatro destaques que modificam a proposta aprovada. Ainda no ano passado, o governo anunciou que era contra o piso provisório e que iria propor um novo texto para a PEC.

A audiência na Comissão de Segurança será realizada no auditório Nereus Ramos. O evento foi sugerido pelo autor da PEC 300, deputado Arnaldo Faria de Sá (PTB-SP), e pelos deputados Perpétua Almeida (PCdoB-AC), Delegado Protógenes (PCdoB-SP), Delegado Waldir (PSDB-GO), Fernando Francischini (PSDB-PR), José Augusto Maia (PTB-PE), Otoniel Lima (PRB-SP) e Mendonça Prado (DEM-SE).

Durante o evento, também haverá debate sobre a valorização do profissional de segurança pública e sobre outras três PECs: 534/02, que amplia as competências das guardas municipais; 308/04, que cria as polícias penitenciárias federal e estaduais; e 549/06, que determina que o salário inicial de delegado de polícia não seja inferior ao de integrante do Ministério Público com atribuição de participar das diligências na fase de investigação criminal.

Foram convidados para o debate:
- coronel Paes de Lira, ex-deputado, foi 1º vice-presidente da Comissão Especial da PEC 300;
- Major Fábio, ex-deputado, foi relator da comissão especial da PEC 300;
- Capitão Assumção, ex-deputado, líder do movimento pela aprovação da PEC 300;
- o presidente em exercício da Associação Nacional de Entidades Representativas de Praças Militares Estaduais (Anaspra), Pedro Queiroz;
- os gestores da Associação Beneficente dos Servidores Militares de Sergipe, sargento Edgard Menezes Silva Filho e sargento Jorge Vieira da Cruz.

Frente parlamentar


O lançamento da Frente Parlamentar em Defesa da PEC 300 está marcado para as 15 horas, no auditório Freitas Nobre.

A mesa diretora da frente será formada pelos seguintes deputados: Otoniel Lima, presidente; André Moura (PSC-SE), vice-presidente; Arnaldo Faria de Sá, 2º vice-presidente; Mendonça Prado, secretário-geral; Delegado Protógenes, 2º secretário; Lincoln Portela (PR-MG), 3º secretário; Perpétua Almeida, 4a secretária; Fernando Francischini, consultor jurídico.

agência câmara

Greve no Estado: Walter Aguiar negocia com professores na tarde desta segunda-feira

Professores da rede estadual de ensino conseguiram agendar com o Governo do Estado audiência, na Assembleia Legislativa, para a tarde desta segunda-feira (30). Após manifestação da Classe no Palácio da Redenção, na manhã desta segunda, o secretário-chefe da Casa Civil, Walter Aguiar, adiantou que a reunião será de negociações, para que a greve dos professores, iniciada no dia 2 deste mês, seja encerrada.

Na manifestação, os grevistas haviam ocupado o Paço em reação à medida do Governo de efetuar descontos em seus salários. Alguns professores receberam seus contracheques zerados este mês, referentes à freqüência do mês de abril.

O Governo havia ameaçado que cortaria o ponto dos profissionais que aderissem à paralisação.

Reivindicação da Categoria:

O Magistério estadual exige do Governo o cumprimento da Lei Nacional de Piso Salarial, criada em 2008, e reafirmada pelo Tribunal Superior Federal (STF) como constitucional. A categoria pede, ainda, a manutenção do trabalho em turno único para os profissionais de apoio.

pb1

Apesar do STF, nenhum parlamentar tomou posse

Até agora, nenhum dos deputados e senadores que estavam barrados foi diplomado e pode tomar posse. Expectativa, segundo o Congresso em Foco, é que isso só venha a acontecer no segundo semestre. Porém, entre os parlamentares que aguardam para tomar posse no Congresso e no Senado, o ex-governador Cássio Cunha Lima é um dos mais favoráveis para assumir o cargo e, de acordo com o Jornal, a posse dele já é tida como certa. O que está em jogo agora é apenas a demora.


Confira a matéria na íntegra abaixo:

Em 23 de março, o Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu que a Lei da Ficha Limpa não deveria ser aplicada nas eleições de 2010. Passados mais de dois meses da decisão, porém, nenhum dos deputados e senadores que estavam barrados pela ficha limpa e tiveram votos suficientes para se eleger foi diplomado e tomou posse no Congresso. A expectativa é que isso só aconteça no segundo semestre.

A primeira a tomar posse deve ser a deputada Janete Capiberibe (PSB-AP). Na última terça-feira (24), o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) remeteu para a justiça local a notificação de que a ficha limpa não valeu para 2010 e, portanto, a socialista deve ser diplomada. Pelo menos, essa é a expectativa da parlamentar. No Amapá, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-AP) não aplicou a Lei da Ficha Limpa. Janete acabou tendo o registro indeferido pelo TSE.

“Tratando-se de Justiça, não é tão ágil como gostaríamos”, afirmou o advogado especializado em direito eleitoral Jackson Domenico. Porém, apesar de fazer essa observação, ele acredita que as diplomações não devem demorar mais para ocorrer. “A maior parte dos recursos já foram enviados pelo STF ao TSE. Aí, resta aos TREs diplomarem os eleitos”, disse.

Depois da decisão de março, acertou-se que cada ministro, monocraticamente, despacharia a decisão para a liberação dos registros. De acordo com o TSE, dos 29 recursos extraordinários que chegaram à mais alta corte do país, 24 já foram decididos monocraticamente. Apesar disso, no entanto, a posse dos políticos está longe de ser automática, por conta dos ritos da Justiça. A demora na posse dos eleitos que foram barrados pela Lei da Ficha Limpa já tinha sido prevista pelo presidente do TSE, Ricardo Lewandowski. “Cada processo tem um estágio de andamento diferenciado e, inclusive, é preciso verificar se o caso daquele recurso se enquadra ou não na Lei da Ficha Limpa. É um processo que demorará um certo tempo, não será imediato”, afirmou Lewandowski.

Mudanças
No caso do Congresso Nacional, as mudanças provocadas pelo adiamento da ficha limpa não deverão ser muito grandes. O presidente da Câmara, Marco Maia (PT-RS), estimou, logo depois da decisão do STF, que a composição da Casa deve mudar em cinco parlamentares. Dois já são conhecidos. Janete Capiberibe e João Pizzolatti (PP-SC) entrarão, respectivamente, nas vagas de Professora Marcivânia (PT-AP) e Odacir Zonta (PP-SC). Porém, a Secretaria Geral da Mesa não tem previsão de quando a posse deles deve ocorrer.

O voto proporcional para a Câmara dificulta saber quem são e quantos serão os novos parlamentares. Como os votos dos deputados barrados não foram contabilizados, os TREs terão de agora contá-los e refazer os quocientes eleitoral e partidário. Assim, estima-se que o número de novos deputados pode chegar a cinco.

Além disso, mesmo com a decisão do STF, é provável que a Mesa Diretora dê tempo para que os parlamentares que perderão as vagas possam se manifestar. Na Câmara, a regra é não cumprir imediatamente a determinação judicial. Em casos eleitorais, a Mesa garante ao parlamentar o direito de defesa antes de declarar o cargo vago. Por analogia, esse procedimento pode ser adotado nas substituições provocadas pelo adiamento da eficácia da ficha limpa. Pelo trâmite, que envolve acionar o corregedor e a produção de um relatório, o processo pode se alongar ainda mais. No entanto, por ser uma situação inédita, o órgão ainda vai estudar qual o procedimento a ser adotado.

Senado
No Senado, devem ser beneficiados com a decisão de hoje os candidatos Cássio Cunha Lima (PSDB-PB), Marcelo Miranda (PMDB-TO), Jader Barbalho (PMDB-PA) e João Capiberibe (PSB-AP). Cunha Lima foi o mais votado na Paraíba. Já Jader e Miranda abocanhariam a segunda vaga ao Senado dos seus estados.

Os novos senadores entrarão no lugar de outros que já exercem o mandato desde fevereiro. Gilvam Borges (PMDB-AP) deve sair para Capiberibe assumir. Cunha Lima entra no lugar de Wilson Santiago (PMDB-PB). No Pará, sai Marinor Brito (Psol), quarta mais votada, e Jader pode assumir. Vicentinho Alves (PR-TO) perde o cargo para Miranda.

No entanto, os casos envolvendo Jader e Marcelo Miranda têm especificidades que devem ser analisadas pela Justiça. O peemedebista teve decisão contrária do STF em outubro do ano passado. Na oportunidade, com o quorom reduzido, a mais alta corte do país, por meio de um critério de desempate, decidiu que a ficha limpa valia e negou o recurso do político paraense.

Quando a corte voltou a discutir o tema, o recurso extraordinário dele já tinha tramitado em definitivo. No entanto, o peemedebista entrou com um pedido de retratação no STF. Jader pede que seja aplicado ao caso dele o mesmo entendimento dado aos outros recursos. Até o momento, a retratação não foi analisada.

Para o ex-governador de Tocantins, a situação é mais complicada. Cassado pelo TSE em 2009 por abuso de poder econômico e compra de votos, ele foi enquadrado na alínea H da Lei das Inelegibilidades. Ela já existia na antiga redação, antes da aprovação da ficha limpa, mas com período de inelegibilidade menor (três anos). Portanto, o TSE terá que analisar, em plenário, se Miranda será diplomado ou não.

Ao analisar o recurso extraordinário do peemedebista, o ministro do STF Luiz Fux manteve a inelegibilidade de três anos. Agora, o TSE terá que analisar se a punição imposta a Miranda ainda estava valendo nas eleições passadas ou não. As expectativas do ex-governador do Tocantins, no entanto, estão baixas. À imprensa local, ele já dá como certa a manutenção da sua inelegibilidade até 2012.

“Não vou deixar a política. Vou continuar trabalhando mais ainda. Não me sinto um derrotado”, disse Marcelo Miranda. A alínea em que o peemedebista foi enquadrado, pela Lei Complementar 64/90 (Lei das Inelegibilidades) diz que que os detentores de cargo na administração pública direta, indireta ou fundacional, que beneficiarem a si ou a terceiros, pelo abuso do poder econômico ou político, ficam inelegíveis por três anos.

A situação é diferente do caso de Cássio Cunha Lima. O tucano também perdeu o mandato em 2009 por abuso de poder econômico e político. Porém, quando foi julgado no TRE da Paraíba, ele foi enquadrado em outra alínea, a J, que foi acrescentada no ano passado com a aprovação da ficha limpa. Como as novas regras de inelegibilidade não valeram para 2010, ele deve ser empossado.

“Não há qualquer similitude entre o meu caso e o de Marcelo Miranda. São situações absolutamente distintas”, disse o tucano no seu perfil no Twitter. O Congresso em Foco não conseguiu o contato com o ex-governador da Paraíba. “Feita a comunicação ao TER, haverá a diplomação. Diplomado, poderei tomar posse logo em seguida. Falta pouco, só um pouquinho de paciência”, completou.

Ele reclama, porém, da demora em ser diplomado. “Quando fui cassado, a Justiça Eleitoral determinou posse imediata a quem perdeu a eleição antes mesmo do julgamento dos agravos. Já agora”, disse. Segundo o tucano, os advogados de Wilson Santiago, que deve perder a vaga, entraram com mais uma petição no STF para atrasar sua posse.


Paraíba Já com Congresso em Foco

Saiba quais são os 10 municípios que o TCE da PB vai inspecionar

Dez municípios compõem o roteiro de inspeções que a Auditoria do Tribunal de Contas da Paraíba estará promovendo desde esta segunda-feira (30) até a próxima sexta-feira, 3 de junho.

São eles Aguiar, Bayeux, Bom Jesus, Fagundes, Guarabira, São Bentinho, São Bento, São José da Lagoa Tapada, Santa Rita e Sousa. Essas inspeções têm roteiro semanalmente elaborados, fazem parte da rotina de trabalho e, desse modo, não decorrem, necessariamente, de denúncias nem indícios de irregularidades na gestão dos órgãos públicos municipais ou estaduais sob jurisdição do TCE.


TCE-PB

Governo aumenta valor de plantões médicos mas categoria insiste em paralisação penalizando a população

O secretário de Saúde do Estado da Paraíba, Waldson Sousa, lamentou a atitude de alguns médicos que descumpriram um acordo firmado com o Governo do Estado para que estes não parassem o atendimento no Hospital de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena, na capital. O atendimento foi prejudicado na noite deste domingo (29), causando um verdadeiro caos na unidade.

Em entrevista a uma rede estadual de rádio, Waldson afirmou que o Governo do Estado acatou a proposta de pagar o valor de R$ 1.000,00 por plantão, porém, os médicos não cumpriram a sua parte na negociação.

Atitude perigosa

O secretário pediu 'bom senso' à categoria afirmando estar sempre aberto ao diálogo. Ele disse ainda que atitudes como essa de parar uma unidade de urgência e emergência [como é o caso do Trauma] é muito perigoso e que o Estado vai tomar as devidas providências e apurar casos de supostas negligências no atendimento à população.

Representantes dos médicos disseram na mesma emissora que haverá uma assembléia da categoria na próxima quarta-feira (1º) para definir os rumos do movimento.

Serviço essencial

Por se tratar de um serviço essencial, a Lei de Greve prevê que seja estabelecido 30% do atendimento à população.

Paraíba Já

Confidências de Guerra: Cássio só assume comando do PSDB na Paraíba se for candidato em 2014

A convenção nacional do PSDB, realizada sábado em Brasília, rendeu confidências sobre os bastidores do ninho tucano na Paraíba – a principal delas é que a cúpula do partido apresentou condicionantes ao senador eleito Cássio Cunha Lima para assumir o comando local da legenda: ser candidato ao Governo do Estado em 2014, disputando o Palácio da Redenção contra seu aliado Ricardo Coutinho (PSB).

O dilema de Cássio: Ser ou não
O dilema de Cássio: Ser ou não candidato

Cunha Lima se recusa, porém, a assumir o compromisso.

As confidências foram feitas ao repórter Ytalo Kubitschek, da CBN João Pessoa, pelo próprio presidente nacional do PSDB, Sérgio Guerra, na noite de sexta-feira no Centro de Convenções Brasil 21, véspera da convenção.

“Para assumir o comando do partido, precisa nos dar esta segurança”, disse Guerra, que admitiu estar sendo difícil convencer Cunha Lima.

“Ele está se esquivando”.

“Vamos respeitar a decisão dele, mas não aceitamos mais o PSDB sem candidatura. Cássio é o nome do partido para 2014”, acrescentou Guerra.

Apesar de deixar o partido na expectativa, Cunha Lima foi um dos convencionais mais festejados no encontro tucano. “É a maior liderança na Paraíba”.

O que está planejado para 2014
O presidente nacional do PSDB ainda revelou que o senador Cícero Lucena será mesmo candidato a prefeito da Capital. E adiantou como o partido administrará a candidatura:

Se perder, enfrentará reeleição ao Senado. Se ganhar, abrirá brecha para que Cunha Lima se componha em 2014 com quem desejar, podendo reeditar aliança com Coutinho.

Portal Correio

Municípios podem enviar dados do Censo Escolar

A Federação das Associações de Municípios da Paraíba (FAMUP) e a Confederação Nacional de Municípios (CNM) alerta aos prefeitos que teve início no último dia (25) o envio dos dados do Censo Escolar da Educação Básica de 2011. Os gestores municipais devem enviar os dados pela internet por meio do sistema Educacenso e ficar atentos para que os diretores das escolas preencham e enviem as informações sobre as matrículas até o mês de agosto.

Como a data de referência do Censo é a última quarta-feira do mês de maio, os alunos matriculados e com frequência regular até o dia 25 devem ser cadastrados no Censo Escolar 2011. Caso os dados não sejam informados, os Municípios poderão ser prejudicados, ficando inclusive sem receber recursos dos programas federais, dificultando os investimentos e a manutenção do ensino público.

É de extrema importância os gestores municipais acompanharem o preenchimento do Censo Escolar, pois, além das informações serem utilizadas para realizar um diagnóstico da Educação, os dados servem como referência para a formulação de políticas educacionais.

A determinação dos coeficientes de distribuição dos recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) é feita por meio dos dados do Censo Escolar. Além da implementação e distribuição de recursos dos programas federais como Merenda e Transporte Escolar.

famup/MDA

Benefícios do Bolsa Família são bloqueados por falta de informação escolar

Só na Paraíba quase vinte mil benefícios foram bloqueados

Por falta de informação correta sobre a escola dos filhos no Cadastro Único dos Programas Sociais, 436.612 benefícios Bolsa Família foram bloqueados em todo o país no mês de maio. Na Paraíba o total foi de 19.955 famílias que tiveram seus benefícios bloqueados devido a não atualização dos dados escolares.

As famílias têm prazo até 31 de outubro para procurar a gestão local do programa e identificar a instituição de ensino de crianças e adolescentes com idade de seis a 17 anos. A Famup alerta para o fato de que quem perder esse prazo terá o benefício cancelado em novembro.

Desbloqueio
O valor do programa será desbloqueado, primeiramente, com a atualização dos dados cadastrais das crianças beneficiadas e também se as famílias com crianças fora da escola forem inseridas em ações de acompanhamento familiar pela assistência social, com registro no Sistema de Condicionalidades (Sicon). “São várias as formas, portanto, de desbloqueio dos benefícios, a depender da situação da família e de como o município se organiza para atendê-las”, explica Rodrigo Lofrano, coordenador de Condicionalidades do MDS.

Os valores bloqueados podem ser acumulados por 90 dias; após esse prazo os recursos retornam ao Tesouro. Isso significa que se a família procurar a gestão local imediatamente não perderá nenhum benefício.

A ação visa identificar a escola dos beneficiários no sistema do MEC, fazer a matrícula de quem esteja fora dela e inserir no acompanhamento familiar da assistência social as famílias em situação de vulnerabilidade social. Assim, busca-se garantir a frequência escolar dos beneficiários na faixa etária de 6 a 17 anos, um dos compromissos obrigatórios do Bolsa Família partilhado entre as famílias, e que assegura o acesso à escola, e os governos locais, que garantem a oferta de matrícula.

Permanência na escola
Nos municípios, é necessário que a ação seja articulada entre a gestão municipal do Bolsa Família e as áreas de educação, assistência social e saúde, para que o fluxo de informações das famílias localizadas chegue tanto ao Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal quanto ao Sistema Presença.

Fonte: MDS

♪ DEU ÁGUIA ♫: Reportagem da TV Correio denuncia a falta de merenda escolar em Catingueira

Professores e Diretora confirmam a denúncia.
A reportagem tão aguardada pelos catingueirenses, sobre a falta de merenda escolar na cidade de Catingueira, foi ao ar na manhã desta segunda-feira (30) no programa “Correio Manhã” da TV Correio, afiliada a rede Record de Televisão, apresentado pelo Jornalista Fabiano Gomes.

A reportagem iniciou com um comentário do jornalista dizendo: “É obrigação do estado e das prefeituras destinarem parte dos recursos do fundo nacional de desenvolvimento da educação para a merenda escolar. Mas isto não está acontecendo a cerca de dois meses no município de Catingueira, sertão do estado, para vocês terem uma idéia, os professores tem que liberar as crianças mais cedo para não passarem fome. Uma triste realidade”.

Devido a falta de merenda escolar que a dois meses atinge a as escolas da rede municipal de ensino, a reportagem flagrou panelas e fogões vazios.

A repórter Mônica Rodrigues perguntou as crianças se elas estavam sem merenda, como resposta foi dado um grande “SIIIIIIIIMMMMMMMMMMMMM”

A diretora da Escola Maria Celeste Pires Leite, Francileide Félix, confirmou a falta de merenda. “Não é só nesta escola que falta”.

Pais de alunos confirmam a dificuldade das crianças, e disseram que “quem tem dinheiro, ou trás lanche de casa, come, e quem não trás nada, fica sem comer”. “Meu menino pequeno tem cinco anos, chega em casa dizendo: ‘mainha eu não agüento mais comer caldo com macarrão ou então milho com leite (mucunzá)’. Até no começo do ano teve, e agora, mas nada”. disse a senhora Luzimar da Silva emocionada.

Na zona rural do município a situação é a mesma. De acordo com a professora Maria do Socorro Bezerra, que lecionada na escola do sítio curtume. Por causa da falta de merenda, os alunos estão saindo uma hora mais cedo do horário normal, prejudicando inclusive o aprendizado das crianças, já que a escolha não vem cumprindo a carga horária obrigatória. “Eles mandam soltar de 11 horas, mas eu mesmo não solto de 11. Eu solto antes. Por que eu não vou deixar que a criança fique com fome” disse a professora Socorro Bezerra.

A reportagem também flagrou uma criança indo para casa mais cedo. Motivo? Estava sem merenda e a criança não tinha levado lanche.

A equipe da reportagem tentou falar com o prefeito Edivan Félix e com a secretária de educação, Rita Félix, porém teve a informação que os mesmos estavam na cidade de Patos, lugar onde moram.

O jornalista Fabiano Gomes comentou o fato. “Prefeito de Catingueira... Não tem merenda, por que ele não compra merenda. E tá em Patos, por que mora em Patos. Cadeia neles, Ministério Público neles, prisão perpetua para que rouba dinheiro de merenda”. Disse Fabiano.



CatingueiraOnline com informações da TV Correio
Imagem meramente ilustrativa


Divulgada programação oficial do São Pedro 2011 de Itaporanga com Limão com Mel e Moleca 100 Vergonha entre atrações

Como prometido está aí a Programação Oficial do "São Pedro 2011 - O Melhor do Brasil" que a Prefeitura Municipal de Itaporanga acaba de divulgar. Serão três dias de festa (com abertura no dia 27 e encerramento no dia 29 de junho próximo), treze atrações musicais e muitas novidades para os itaporanguenses, visitantes e turistas.

Se apresentarão no palco principal do evento, que tradicionalmente é realizado no centro da cidade, de 27 a 29 de junho, as bandas: Limão com Mel, Moleca 100 Vergonha, Forró Namoro Novo, Forró Di Taipa, Forró Xinelo Dela, Forró Pegada Safada... ainda: Edmilsinho & Banda, Mulheres Apaixonadas, Feitosa Vital, Maçã com Mel, Forrozão Genial, Batistuta do Forró e Forró Virado.

Dentro da estrutura do evento teremos atrativos paralelos como: a Rua da Cultura, o Salão de Artesanato e a Exporeira que já está em sua sétima edição, por onde circulam muita gente e, este ano promete muitas novidades. Na Rua da Cultura, por exemplo, será instalado um palco alternativo para apresentação de: Poetas, Repentistas, Violeiros, Sanfoneiros, dentre diversas outras expressões artísticas... Contando, este ano, com a participação da ALCAITA (Academia Literária, Cultural e Artística de Itaporanga).

A programação, em verdade, está bem elaborada para garantir a linha política de se valorizar as tradições e manifestações culturais de Itaporanga. Para isso, haverá lançamento de livros, esposições de obras de artes e artesanto em geral. Ou seja, um evento que vai gerar inúmeros empregos para a população, que dá acesso à cultura e proporciona lazer.

Blog do Ricardo Pereira

Prefeito de Santana dos Garrotes Zé Alencar prestigia assinatura do Pacto pelo Desenvolvimento da Paraíba

O prefeito de Santana dos Garrotes, Zé Alencar (PSDB), esteve na cidade de Campina Grande, nesta sexta-feira (27).

O gestor Santanense foi participar da assinatura do Pacto pelo Desenvolvimento Social da Paraíba, onde o governador, Ricardo Coutinho (PSB), destinou R$ 35 milhões para a saúde e R$ 15 milhões para a educação.

Alencar está muito confiante neste pacto e acredita que o seu município também vai conseguir amealhar recursos para a educação e saúde, duas áreas consideradas estratégicas.

Segundo o prefeito, objetivo de escutarmos o que o governador e sua equipe têm a nos dizer com relação a este pacto. Espero que a minha cidade consiga um pouco desses recursos para que possamos investir mais ainda na saúde e na educação”, diz o prefeito.

Ascom

Político do Sertão é flagrado olhando mulheres se banhar

O clube puniu o assanhado ex-parlamentar. A partir de agora, o sócio espião está proibido de freqüentar o clube.

É curiosa a informação que circula em Sousa esta semana. Um ex-vereador da cidade foi flagrado em um clube social do município espionando as mulheres, na última quarta-feira (25), quando elas, a beira da piscina, exibiam seus corpos ao sol.

O detalhe é que o dia em que o “curioso” foi flagrado é voltado especificamente para o bronzeamento feminino.

O clube puniu o assanhado ex-parlamentar. A partir de agora, o sócio espião está proibido de freqüentar o clube no dia voltado a atividade das mulheres da cidade.

O clube ainda não divulgou a identidade do vereador que conseguia entrar misteriosamente no clube no dia em que as mulheres estavam se bronzeando.

Com Portal 950
foto: internet


DENÚNCIA GRAVE: Couto acusa José Maranhão de barrar investigação contra grupo de extermínio

O deputado federal Luiz Couto (PT), em entrevista ao Correio Debate, da rádio 98 FM, fez nesta sexta-feira (27) uma grave denúncia contra o ex-governador José Maranhão (PMDB). Segundo ele, o peemedebista interferiu nas investigações contra os grupos de extermínios na Paraíba para evitar que “certas pessoas” fossem atingidas.

De acordo com o parlamentar petista, as investigações foram iniciadas de forma mais intensa dentro do próprio Governo Maranhão, pelo então secretário de Segurança e Defesa Social Gustavo Gominho, mas teriam sido abafadas pouco tempo depois pelo próprio governador.

Um dos maiores defensores de uma ampla investigação contra os grupos de extermínio e contra a participação de policiais militares em execuções realizadas na Paraíba e em Pernambuco, Luiz Couto diz que as cerca de 100 pessoas envolvidas nos crimes deveriam ser “exemplarmente responsabilizados”.

Ele disse, inclusive, que já conversou com o novo secretário Cláudio Lima para que as investigações sejam retomadas.

Direitos humanos – O deputado federal Luiz Couto aproveitou a entrevista para denunciar também abusos que teriam sido cometidos pela Polícia Militar na Operação Mandacaru, realizada algumas semanas atrás no bairro homônimo, em João Pessoa.

Ele disse que quer conversar com o governador Ricardo Coutinho (PSB) sobre o caso e discutir algumas questões como vazamento de informação da operação, o que resultou na fuga dos “chefões do tráfico”. Couto disse que vai levar ao governador também denúncias de que casas foram invadidas de forma truculenta e que populares foram agredidos.

Phelipe Caldas - MaisPB


Estado paga maio segunda e terça-feira

O Governo do Estado paga nesta segunda (30) e terça-feira (31) a folha de pagamento referente ao mês de maio.No primeiro dia recebem aposentados e pensionistas, e no segundo dia, o pessoal da ativa.

“Mais uma vez o pagamento acontece dentro do mês trabalho. Desde o início do governo que estamos mantendo essa prática, exceto o mês de janeiro, quando foi preciso organizar a folha antes de efetuar o pagamento”, afirmou o secretario da Administração, Gilberto Carneiro.

Secom - PB

Toinho do Sopão reafirma: 'educação de criança é só no corretivo'

Um dia após ser alvo de duras críticas ao defender o trabalho infantil e o castigo físico em menores, durante sessão especial da Frente Parlamentar de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente da Assembléia Legislativa, o deputado estadual Toinho do Sopão (PTN)
reafirmou nesta sexta-feira (27), que educar criança deve ser na base do “corretivo”.

Leia mais: Deputado defende trabalho infantil e castigo físico

Em conversa com o repórter da Correio Sat, Henrique Lima, o parlamentar foi enfático em suas convicções, criticou os pais que apenas dialogam com os filhos e disparou:

“Por isso que mundo está virado e perdido. Educação tem que ser na base do corretivo”, defendeu o deputado.

Toinho justificou o seu pensamento relatando um período da sua infância em que levou várias chibatadas dos pais, as quais contribuíram para sua educação.

“Levei muitas chibatas quando criança. Foram várias, por isso que hoje sou um homem digno”, comentou.

Hyldo Pereira

Pagamento da Folha: Governo do Estado rescinde contrato com o Banco do Brasil

O Governo do Estado, através da Procuradoria Geral do Estado- PGE, rescindiu o contrato com o Banco do Brasil para o pagamento da folha de pessoal.

A informação foi divulgada no Diário Oficial do Estado de ontem (26). Entre os argumentos do parecer da PGE, o Banco do Brasil cobra uma tarifa de R$ 0,98 enquanto outros bancos cobram de R$ 0,1 a R$ 0,10.

Outra consideração feita pela PGE é de que o Banco do Brasil não apresentou argumento convincente que justificasse a ausência do processo licitatório para assinatura do contrato, ocorrido em 11 de dezembro de 2009.

A PGE, no texto publicado no Diário Oficial, em suas considerações diz que falhas operacionais teriam acarretado em prejuízos para o Tesouro Estadual. O prejuízo seria de repasses irregulares de verbas estaduais para municípios. O texto cita também um repasses irreguares do Estado e municípios para o Detran, causando danos aos procedimentos contábeis.

A PGE, no entanto deixa sob a responsabilidade do Banco do Brasil o pagamento da Folha por um prazo de 90 dias e recomenda a abertura de processo licitatório para seleção de uma nova instituição financeira para fazer o pagamento dos servidores do Estado.

Da Redação, com informações da 98 FM, Rede Correio Sat

Presidente de associação rural de Coremas é morto a tiro na zona rural de Piancó

Denúncia de populares levaram policiais militares de Piancó até o sítio Lagoa de Pedra, município local, na noite dessa quinta-feira, 26, onde um corpo foi encontrado.

Trata-se do agricultor Francisco Ferreira da Silva, de 53 anos, morto com um tiro na cabeça. O homem residia no sítio Campinada, município de Coremas, onde era presidente de uma associação rural.

As primeiras diligências foram feitas pelo delegado José Pereira. Conforme ele, o homem teve uma bicicleta furtada e saiu à procura do veículo, mas, horas depois, foi encontrado morto.

Conforme ainda o delegado, há informações de que o agricultor saiu para procurar a bicicleta na companhia de uma pessoa em uma moto, mas tudo isso ainda está sendo apurado. O corpo foi encaminhado para exame cadavérico e depois será entregue à família.

Folha do Vali

Conheça a proposta que Ricardo apresentará aos professores em greve; menor salário será de R$ 1.156

O secretário Afonso Scocuglia (Educação do Estado) antecipou esta tarde a proposta que o Governo apresentará aos professores em greve há 24 dias. Ele garantiu que a partir da aplicação do reajuste, o menor salário do magistério será de R$ 1.156,00.

O secretário disse que, na média, os salários pagos aos professores paraibanos serão pelo menos 30% superiores ao piso nacional do magistério, que é de R$ 1.200. O piso nacional é R$ 890, 97. O nosso será maior, em torno de R$ 926”, afirmou o secretário.

Ainda segundo Scocuglia a publicação deve sair no Diário Oficial nesta sexta-feira (27). “Estamos efetivando a proposta que vai implantar mais que o piso salarial nacional e adicionando uma bolsa que vai representar um avanço significativo na Paraíba”, afirmou o secretário.

A proposta foi redigida ao longo da tarde, após reunião realizada de manhã com o governador Ricardo Coutinho.

Antes mesmo de apresentar a proposta, o Governo detectou racha no movimento grevista, com regionais de ensino sinalizando desejo de retornar às salas de aula.


PortalCorreio/ Adriana Bezerra e Pollyana Sorrentino

Abílio convoca prefeitos do PTB para reunião na sede do partido em João Pessoa

O presidente estadual do PTB, Armando Abílio, está convocando os prefeitos petebistas para uma reunião que vai ser realizada nesta quinta-feira (26) na sede do partido, em João Pessoa. A convocação está sendo feita por meio do twitter do ex-deputado. Deve estar presente ao encontro o novo prefeito de Cajazeiras, Carlos Rafael.

“Prefeito @fabiotyrone Estou lhe esperando amanhã às 16:00 hrs na sede do Partido”, comentou Armando Abílio no twitter convocando o prefeito de Sousa, Fábio Tyrone.

O presidente do PTB convocou também o novo prefeito de Cajazeiras, Carlos Rafael. “Prefeito @carlosraelMS Amanhã às 16:00 Hrs na sede do Partido, reunião do PTB. Sua presença é muito importante”, tuitou.

PolíticaPB

Cássio decide pôr fim às especulações sobre estremecimento na relação com Ricardo Coutinho

ALIADO FIEL: Cássio põe fim a especulações sobre estremecimento na relação com Ricardo Coutinho e abre o jogo sobre participação no Governo

O senador Cássio Cunha Lima (PSDB) revelou, durante entrevista nesta quarta-feira (25), que tem conversado com frequencia com o governador Ricardo Coutinho (PSB) e que tem colaborado frequentemente com a gestão socialista na Paraíba.

“Sempre o ajudo no interessa da coletividade. Cito como exemplo o Orçamento Democrático na cidade de Campina Grande, uma experiência importante onde, mesmo com os recursos escassos, a população pode participar da gestão”, contou.

Cássio também estabeleceu uma condição para a ‘colaborar’ de uma maneira mais intensa com o governador Ricardo Coutinho.

“Irei ajudá-lo com mais eficácia quando estiver no Senado”

A entrevista foi concedida ao Programa Correio Debate na TV Correio.

POSSE NO SENADO: Cássio Cunha Lima fez uso no mini-blog Twitter para externar a sua expectativa em torno da posse no Senado Federal.

“Falta pouco, bem pouquinho”, postou.

Cássio também adiantou alguns tramites do processo no Supremo Tribunal Federal.

“O processo estando concluso ao Relator como de fato se encontra, a comunicação ao TRE pode acontecer a qualquer momento”, previu.



Henrique Lima

PB Agora

Maioria das assembleias regionais decide finalizar greve na Educação

A greve dos professores da rede estadual de ensino já completa 23 dias e parece estar chegando ao fim. Novas assembleias regionais foram realizadas nesta quarta-feira (25) e, das doze gerências regionais de ensino, sete decidiram pela suspensão do movimento.

O Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras em Educação do Estado da Paraíba (Sintep) enviou uma nova contraproposta para o Governo Estadual, que ainda está em análise. No documento, a categoria aceita que a gratificação de estímulo à docência (GED) seja incorporada aos vencimentos, superando o piso nacional, mas exige que em outubro o salário se mantenha o mesmo e a GED seja novamente desmembrada.

Eles pedem, ainda, que o auxílio de R$ 60 para o pessoal de apoio, que seria dado apenas para os funcionários de João Pessoa e Campina Grande, se estenda a todas as regionais do Estado.

As regionais que decidiram pela suspensão da paralisação foram as de Cajazeiras, Catolé do Rocha, Itaporanga, Monteiro, Princesa Isabel, Patos e Itabaiana. As outras cinco, Guarabira, Cuité, Sousa e as duas maiores, João Pessoa e Campina Grande, votaram pela continuidade do movimento grevista.

Na última assembleia, no dia 19, a 1ª Gerência Regional, sediada em João Pessoa, decidiu pela suspensão da paralisação, mas, dessa vez, a maioria votou pela continuidade. Segundo Ronaldo Cruz, da Secretaria de Finanças do Sintep, a mudança foi para fortalecer o movimento até que o Governo dê sua resposta em relação à contraproposta.

A 3ª Regional, em Campina Grande, foi novamente a favor da paralisação. Depois da assembleia, os professores se dirigiram à Praça da Bandeira em ato público. Uma assembleia geral com a presença de todas as regionais acontece na segunda-feira na sede do Sintep, na Capital, para definir mais uma vez o rumo do movimento.


paraiba1

Vereadores de cidades da Paraíba recebem diárias para seminário em JP mas não comparecem

No Brasil existem hoje mais de uma centena de empresas especializadas em cursos de qualificação para vereadores, assessores e funcionários câmaras municipais. Uma estimativa revela que por ano são, teoricamente, realizados mais de 200 seminários e encontros.

Na Paraíba, dezenas de Câmaras de Vereadores embarcaram neste roteiro, onde na maioria das vezes, o tal encontro só existe mesmo no papel. Raramente a viagem de fato acontece e na maioria das vezes o dinheiro é gasto na própria cidade.

Se alguém está prevaricando, só o TCE e Justiça poderá dar a punição. Um indício de mal uso do dinheiro público foi registrado na Câmara Municipal de Alagoa Grande.

www.clickpb.com.br

Em dez anos, haverá mais motocicletas do que carros

Em dez anos, haverá mais motocicletas nas vias brasileiras do que carros. É o que aponta o estudo "A mobilidade Urbana no Brasil", do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), divulgado hoje. A pesquisa mostra que a demanda por transporte público caiu 30% na última década. No mesmo período, a compra de carros cresceu em media 9% ao ano e a de motos, 19%. A previsão é de que a partir de 2012 a aquisição de motocicletas será maior do que a de automóveis.

"Em uma década seremos um país sobre duas rodas. Estamos seguindo um modelo asiático. Lá, as motos entopem as ruas. Isso é efeito de um transporte público ruim, pouco atrativo. A forma que o cidadão encontra para deixar o transporte público é ir para a motocicleta. Moto polui muito mais do que carro. Se comparar com transporte público, polui 40 vezes mais", afirma Carlos Henrique Ribeiro de Carvalho, técnico de planejamento e pesquisa do Ipea, coordenador do trabalho.

Ele alerta ainda para o fato de a moto matar muito mais do que o carro. Em 1997, houve 12.500 mortes de pedestres, 973 de motociclistas e 3.900 de pessoas em carros. Em 2007, depois que 7,6 milhões de motos entraram em trânsito, o número de mortes de motociclistas passou para 8.118, o de pedestres caiu para 9.657 e o de pessoas em carros, subiu para 8.273.

Carvalho cita o exemplo do Rio de Janeiro para mostrar as transformação das viagens urbanas no País. Em 1950, os bondes respondiam pela maioria dos deslocamentos (649 milhões de viagens por ano), seguidos de ônibus (216 milhões), trens (208 milhões) e carros (20 mil). Em 2005, automóveis fizeram 1,6 bilhão de deslocamentos urbanos e os ônibus, 1,5 bilhão. Trens e metrôs responderam por 259 milhões de viagens.

Financiamento. Segundo o pesquisador, esse fenômeno se explica, em parte, pelo crédito farto e longos prazos de financiamento de carros e motocicletas - no caso de motos, o valor da prestação se aproxima ao gasto mensal com a tarifa de transporte público. O alto custo das passagens também influenciou a mudança do comportamento - desde 1995, as tarifas dos ônibus urbanos aumentaram cerca de 60% acima da inflação medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC).

O crescimento do transporte individual tem forte impacto no trânsito. Em 1992, o tempo médio de deslocamento casa-trabalho do brasileiro era de 37,9 minutos. Em 2008, passou para 40, 3. E 19% das pessoas perdem mais de duas horas diárias nesse trajeto. "Se não houve políticas de melhorar no transporte público, como políticas efetivas para baratear tarifas do transporte público, investimentos em infraestrutura, a situação só vai se deteriorar, com aumento de acidentes, de congestionamento e da poluição. Vai chegar a um ponto em que as cidades se tornarão inviáveis", afirma Carvalho.

Do Estadão

Governo inicia inscrição para cursinho pré-vestibular destinado a estudantes do Vale

O Governo do Estado abriu inscrição, nessa segunda-feira, 23, para um processo seletivo voltado a selecionar alunos que estudam ou concluíram o terceiro ano do ensino médio em escola pública do estado e vão fazer vestibular este ano: os estudantes selecionados vão participar de um cursinho pré-vestibular (PBVest) promovido pela Secretaria de Educação no início do julho, conforme apurou o www.folhadovali.com.br.

As inscrições são gratuitas e se estenderão até 3 de junho, sendo feitas pelo site de Secretaria da Educação do Estado (www.paraiba.pb.gov.br/educacao). A inscrição garante a participação do candidato, apenas, no processo seletivo, que constará de uma prova eliminatória e classificatória, abrangendo conteúdos de Português e Matemática.

O candidato só garantirá uma das 4.070 vagas oferecidas no cursinho pré-vestibular se tiver um bom desempenho na prova e for classificado. O certame será realizado no dia 19 de junho, das 8h às 12h, em Itaporanga, para o candidato que pretende realizar o curso neste município, que é sede da 7ª Gerência Regional de Ensino.

O resultado será divulgado no site da Secretaria da Educação e na própria Gerência de Ensino, a partir do dia 4 de julho. As matrículas para os candidatos classificados serão realizadas no dia 6 de julho, das 8h às 11h e das 14h às 17h, na unidade educacional em que irá cursar o PBVest. Os retardatários farão suas matrículas no dia 7 de julho, no mesmo local. As aulas para os candidatos aprovados começarão no dia 9 de julho

Os documentos exigidos para a matrícula são os seguintes: declaração da escola em que está cursando a 3ª série do ensino médio ou certificado de conclusão da escola pública onde concluiu os estudos; duas fotografias 3x4 recentes coloridas, de fundo branco; RG e CPF.

De acordo o Governo do Estado, “o curso objetiva reforçar e ampliar os conhecimentos dos alunos das escolas da rede pública de ensino e egressos do Estado da Paraíba, que pretendam concorrer às vagas dos cursos de graduação através de exame vestibular ou de outros processos seletivos”.

As aulas acontecerão aos sábados e domingos, no período de julho a novembro, em horário integral, e

serão divididas em 30 minutos de vídeo-aulas e 20 minutos de resolução de exercícios com um professor monitor em sala de aula.

Os alunos acompanharão através de material didático elaborado pela equipe do PBVest, que é composta por excelentes professores de cursinho do estado: Pelágio Nerício (Física), Alan (Biologia), Geraldo Lacerda (Matemática), Socorro Arruda (Língua Portuguesa), Douglas (Língua Espanhola), Motinha (Língua Inglesa), Waldemir Pinheiro (História), Luciano Gaúcho (Geografia) e Américo Falcone (Química), que é o coordenador do cursinho.

fOLHA DO vALI

Prefeita de Nova Olinda vai construir novo colégio no Distrito de Manguenza

Após solicitação da Prefeitura de Nova Olinda, a Secretaria de Educação da Paraíba liberou Cr$ 720 mil destinados á contrução do novo Colégio do distrito de Manguenza.

A doação do terreno para construção da unidade educacional que contará com quatro salas de aulas foi confirmada pela prefeita Maria Ducarmo Silva e será iniciada nos próximos dias.



Aderaldo Pinto
Assessor de Imprensa
Da Prefeitura de Nova Olinda

SANTANA DOS GARROTES: Prefeitura abre inscrições para concurso público


A Prefeitura de Santana dos Garrotes, Estado do Paraíba, publicou edital do concurso público 2011. As inscrições tiveram início no dia 23 de maio e será destinado ao provimento de vagas e formação de reserva de seu quadro de pessoal.

O concurso oferece 30 vagas, 5% das quais destinadas a candidatos portadores de deficiência, para cargos de nível fundamental, médio e superior, com remuneração de R$ 545,00 a R$ 5.500,00.

As inscrições poderão ser realizadas por meio da Internet, até o dia 22 de junho de 2011 (horário de Brasília) no endereço eletrônico http://www.mettaconcursos.com.br/. As inscrições com taxa que varia de R$ 32,00 a R$ 67,00,

As provas serão realizadas no dia 31 de julho de 2011, sendo que os horários e locais de realização serão divulgados em edital, a ser publicado no site http://www.mettaconcursos.com.br/.

O concurso de Santana dos Garrotes terá validade de 02 anos, a contar da data da publicação da homologação da classificação final, podendo ser prorrogado uma vez, por igual período, a critério da Administração Municipal.

Ascom

Fechar [x]